Europeu de Bajas/Grécia: João Ferreira azarado
João Ferreira e Filipe Palmeiro não conseguiram um bom resultado na segunda prova do Europeu de bajas, realizada no fim de semana passado na Grécia, ao saírem de ‘pista’ com o seu Can-Am. Tiveram de esperar por assistência, não conseguiram completar a etapa e sofreram fortes penalizações. Terminaram no 13º lugar. Já a dupla espanhola formada por Eduardo Pons e Jaume Betriu conquistou uma vitória surpreendente na 11ª Baja Grécia, a segunda ronda da Taça do Mundo FIA de Baja.
Com partida da cidade grega de Argos Orestiko, no norte do país, o evento de três dias, de 23 a 25 de maio, ofereceu duas passagens por dois exigentes setores seletivos que incluíam travessias de água, terreno montanhoso escorregadio, curvas apertadas e pistas estreitas que davam uma ligeira vantagem aos carros mais ágeis que competiam nas categorias Challenger e SSV.
Pons guiou o seu Taurus T3 Max para a liderança absoluta na segunda etapa, quando o vencedor belga da etapa de abertura, Ghislain de Mévius, sofreu problemas elétricos depois de o seu G Rally Team OT3 ter ingerido água num vau. A partir daí, o espanhol conseguiu uma vitória memorável com uma margem de 13min 05,2s e o máximo de pontos na categoria Challenger: “Conseguimos, finalmente. Fiz uma condução conservadora na última etapa e ganhámos o rali. Estamos muito felizes e o Jaume (Betriu) fez um trabalho fantástico. Estamos mais do que satisfeitos por vencer a Baja Grécia”, disse Pons.
A dupla de pai e filho, Lionel e Lucie Baud, ‘desceu’ da classe Ultimate para pilotar um G Rally Team OT3 e a transição foi bem sucedida, com o francês a conseguir o segundo lugar na geral, embora não tenha sido registado para pontos na Taça do Mundo FIA Baja. A paragem para mudar um furo na terceira etapa custou à equipa cerca de cinco minutos.
O piloto japonês Akira Miura fazia a sua primeira aparição na classe Ultimate num Toyota Hilux da Overdrive Racing, depois de ter passado grande parte da sua carreira a alcançar o sucesso com o fabricante japonês na categoria Stock no Rali Dakar e não só.
Ele e o copiloto francês Jean-Michel Polato estavam apenas um segundo atrás do veterano checo Miroslav Zapletal e do seu copiloto eslovaco Marek Sykora antes da última etapa e conseguiram recuperar o terceiro lugar, conquistar o último lugar do pódio e o sucesso na classe Ultimate. Zapletal terminou a 39,2 segundos de distância no seu Ford F-150 Offroadsport construído pelo próprio: “Esta foi a minha primeira vez na Grécia. O carro era muito diferente do T2, muito rápido e controlável, mas ainda preciso de compreender melhor este carro e melhorar as minhas capacidades. A seguir é o Qatar (Baja) para mim, mas considero o dia de hoje um novo ponto de partida e vou continuar a trabalhar arduamente”, disse Miura.
Um ataque tardio dos espanhóis Alex Toril e Pedro López no seu Can-Am permitiu-lhes subir de sétimo para terminar em quinto e arrebatar a vitória da categoria SSV a Fernando Alvarez e Xavier Panseri da South Racing Can-Am Team.
Mas a equipa foi desclassificada dos resultados após as verificações finais, quando os Comissários Desportivos consideraram que o coletor de admissão e a correia do dispositivo CVT não estavam em conformidade com os regulamentos técnicos. Alvarez subiu para sexto, está agora à frente na classificação por pontos e lidera também a Taça do Mundo FIA de Baja.
Alvarez disse: “Na última parte da especial, tivemos um furo e tivemos de parar para mudar o pneu. Perdemos tempo para o Alex (Toril), mas estamos satisfeitos. Mesmo com o segundo lugar (antes das verificações técnicas), continuamos a liderar a categoria e a geral dos carros. Este é o negócio”.
A dupla húngara de Csaba Miklos e Albert Horn não estava inscrita na Taça FIA World Baja, mas chegou ao fim em quinto num Taurus T3 Max, 1min 40,3s à frente de Alvarez, o sexto classificado.
Yazeed Al-Rajhi, da Arábia Saudita, e o seu copiloto alemão Timo Gottschalk lideravam o pelotão de 18 carros da FIA no início do evento, mas sofreram graves problemas de travões, com um disco de travão partido, e perderam 45 minutos na etapa de abertura. O sobreaquecimento impediu uma recuperação na segunda etapa, mas o saudita recuperou fortemente no último dia, apesar de um furo na terceira etapa, e subiu de 12º para terminar em sétimo na geral e em terceiro na classe Ultimate, com o tempo mais rápido na última etapa.
Miguel Toril e o seu copiloto do Qatar, Nasser Al-Kuwari, terminaram em oitavo lugar no segundo dos Can-Ams da Escuderia JMP Racing.
O argentino Diego Martinez somou pontos pelo segundo lugar na categoria Challenger com o seu Can-Am da South Racing. Ele e o copiloto uruguaio Sergio Lafuente terminaram em nono lugar na geral e passaram a liderar a classificação por pontos da categoria Challenger.
O Emirado Khalid Al-Jafla e o veterano francês Claude Fournier levaram os seus Can-Ams à meta em 10º e 11º da geral. De Mévius recuperou dos problemas elétricos da segunda etapa para fazer o melhor tempo na terceira etapa, o segundo tempo mais rápido no teste final e foi classificado em 12º.
A primeira de duas passagens pela ligeiramente encurtada etapa da Mesopotâmia, na sexta-feira, arruinou as hipóteses de João Ferreira conquistar a vitória. Saiu da pista com o seu Can-Am, teve de esperar por assistência, não conseguiu completar a etapa e sofreu penalizações de tempo. O português ficou no fim do pelotão, em 13º lugar.
O resultado também deixa o Campeonato de Equipas totalmente em aberto, com a South Racing Can-Am Team e a Overdrive Racing na luta pelo título a seis jornadas do fim e à frente da Escuderia JMP Team.
O piloto italiano da SSV, Amerigo Ventura, capotou a sua Yamaha e os danos no roll bar’ de proteção do YXZ impediram o italiano de continuar.
Magdalena Zajac (Toyota Hilux) e Konstantin Cholakov (Can-Am) retiraram-se após a segunda etapa e o uruguaio Luis Henderson retirou o seu Polaris antes da última etapa depois de perder uma hora em SS3.
Ibrahim Al-Muhanna foi desclassificado pelos Comissários Desportivos antes da partida, por razões de segurança, quando parte do roll bar do seu Can-Am Maverick XRS Turbo RR foi encontrada danificada.
A terceira ronda da Taça do Mundo FIA de Baja leva os concorrentes até ao calor abrasador de Teruel para a Baja Spain Aragón, de 26 a 28 de julho.
Classificação
- Eduardo Pons (ESP)/Jaume Betriu (ESP) Taurus T3 Max 7hr 50min 46.4sec
- Lionel Baud (FRA)/Lucie Baud (FRA) G Rally Team OT3 8hr 03min 51.6sec*
- Akira Miura (JPN)/Jean-Michel Polato (FRA) Toyota Hilux Overdrive 8hr 07min 53.8sec
- Miroslav Zapletal (CZE)/Marek Sykora (SVK) Ford F-150 Evo 8hr 08min 32.9sec
- Csaba Miklos (HUN)/Albert Horn (HUN) Taurus T3 Max 8hr 27min 33.6sec*
- Fernando Alvarez (ARG)/Xavier Panseri (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR 8hr 29min 13.9sec
- Yazeed Al-Rajhi (SAU)/Timo Gottschalk (DEU) Toyota Hilux Overdrive 8hr 43min 50.2sec
- Miguel Toril (ESP)/Nasser Al-Kuwari (QAT) Can-Am Maverick XRS Turbo RR 8hr 44min 38.8sec
- Diego Martinez (ARG)/Sergio Lafuente (URY) Can-Am Maverick X3 8hr 50min 59.7sec
- Khalid Al-Jafla (ARE)/Andrei Rudnitski (LTU) Can-Am Maverick X3 9hr 13min 22.9sec
- Claude Fournier (FRA)/Serge Gounon (FRA) Can-Am Maverick XRS Turbo RR 9hr 22min 38.6sec
- Ghislain de Mévius (BEL)/Johan Jalet (BEL) G Rally Team OT3 10hr 25min 09.0sec
- João Ferreira (PRT)/Filipe Palmeiro (PRT) Can-Am Maverick X3 11hr 22min 55.1sec
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI