GP Mónaco de F1: Charles Leclerc na pole, primeira vez este que não é Max Verstappen
Charles Leclerc (Ferrari) conquistou a terceira pole position em ‘casa’ no Mónaco, já Max Verstappen (Red Bull) vai arrancar apenas em sexto, naquela que foi a primeira vez este ano que não conseguiu a pole-position.
Grande, grande qualificação. Depois de sete qualificações com Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) a terminar na frente, desta feita foi a vez de Charles Leclerc (Ferrari SF-24) com um registo fantástico a deixar Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) em seugndo a 0.154s.
A surpresa desta qualificação está no facto de Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) ter tocado na parede em Saint Devote com a roda dianteira direita, abortando de imediato o que seria a sua última tentativa, mas na verdade, as coisas já não estavam a sorrir nada bem à Red Bull, que dificilmente chegaria à pole, tendo em conta o que se estava a passar até aí, mas seja como for, nunca saberemos o que sucederia sem o toque.
Com tudo isso, Max Verstappen parte apenas da sexta posição, o que no Mónaco não são boas notícias para si, mas tendo em conta de quem falamos, nunca se sabe. A possibilidade de chegar à vitória na corrida é agora bastante mais reduzida, mas só amanhã saberemos se é ou não…
Carlos Sainz (Ferrari SF-24) foi terceiro a 0.248s da frente com Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) em quarto. Ao que tudo indica, vamos ter uma bela luta para amanhã na corrida entre a Ferrari e a McLaren, até porque na quinta posição está o melhor dos Mercedes, George Russell (Mercedes F1 W15), numa equipa que esteve em bom plano nesta qualificação, e que fez a melhor posição de conjunto do ano até aqui, 5º e 7º, que só tem paralelo no 3º e 9º do Bahrein.
O piloto inglês, se partir bem, pode ser um tampão muito difícil a Verstappen de suplantar, mas só amanhã saberemos como tudo se desenrola.
Para já tudo aponta para o facto de, no Mónaco ser muito difícil suplantar quatro cinco pilotos à sua frente, mesmo estando a falar de Max Verstappen.
Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) foi sétimo atrás de Verstappen, com Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) em oitavo, novamente terminando no top 10 o que só conseguiu quatro vezes este ano incluindo a qualificação de hoje.
Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) foi nono, naquela que foi a primeira vez este ao que ficou no top 10.
Pierre Gasly (Alpine A524/Renault) fechou o top 10, o melhor que tinha conseguido até aqui fora o 12º lugar em Miami, melhorou e mostro mais uma vez como a Alpine está a conseguir chegar-se mais à frente no meio do segundo pelotão. Aliás, é a primeira vez este ano que a Alpine colocou um dos seus pilotos no top 10 da qualificação.
Fernando Alonso e Sergio Pérez eliminados no Q1
Num pelotão separado por pouco mais de 1.5 segundos, as grandes surpresas no Q1 foram Fernando Alonso e Sergio Pérez que foram eliminados neste segmento da sessão de qualificação do Grande Prémio do Mónaco, ao mesmo tempo que George Russell foi o mais rápido.
Com Pérez e Alonso, foram eliminados Logan Sargeant, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu
Após as voltas de preparação, Max Verstappen completou a sua volta em 1:12.790s, mas um tempo rapidamente batido por Yuki Tsunoda, Lando Norris e Oscar Piastri, além de Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg.
Com os tempos a baixarem, George Russell assumiu a frente da tabela de tempos, com 1:12.267s, com Carlos Sainz atrás do piloto da Mercedes. No entanto, Verstappen regressou ao topo da tabela de tempos, com Oscar Piastri a ser o primeiro piloto a alcançar o segundo 11 e a passar para a liderança com a marca de 1:11.881s.
A Aston Martin também mostrou um bom ritmo nos momentos iniciais do Q1, com Fernando Alonso e Lance Stroll entre os cinco primeiros. Na outra ponta da tabela de tempos, estavam Daniel Ricciardo, Logan Sargeant, Sergio Pérez, Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, com muito tempo ainda para terminar o primeiro segmento da qualificação.
À entrada dos cinco minutos finais, Kevin Magnussen assumiu por breves instantes a liderança da tabela de tempos, com Nico Hülkenberg no segundo posto. No entanto, Charles Leclerc impôs-se e regressou à frente, com 1:11.653s, que foi batido por George Russell com a marca 1:11.492s.
Com menos de dois minutos para o final do Q1, Pérez estava em risco de eliminação, enquanto Lando Norris, que também era um dos pilotos nos últimos cinco postos da tabela de tempos, estava de regresso à pista. Foi uma decisão arriscada da McLaren, uma vez que se previa muitos carros em pista para a última volta decisiva.
Sem conseguirem completar uma volta rápida que lhes desse o apuramento para o Q2, Fernando Alonso e Sergio Pérez ficaram aquém do esperado. Com estes dois pilotos, também Sargeant, Bottas e Zhou foram eliminados.
Entretanto, Lewis Hamilton terminou o Q1 com o terceiro melhor tempo, atrás do seu companheiro de equipa e Oscar Piastri.
Daniel Ricciardo eliminado na Q2, com Pierre Gasly em 5.º
A primeira presença de Pierre Gasly no Q3 esta temporada, após um início muito difícil da Alpine, enquanto Esteban Ocon, Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Kevin Magnussen foram eliminados. Lando Norris foi o piloto mais rápido do Q2.
George Russell, Oscar Piastri, Carlos Sainz e Lewis Hamilton regressaram à pista no Q2 com pneus macios usados para as suas primeiras tentativas de voltas rápidas.
Logo nas primeiras voltas rápidas, Carlos Sainz passou para a frente da tabela de tempos com a marca de 1:11.177s, com uma margem de 0.019s para Max Verstappen, no segundo posto. Seguia-se Yuki Tsunoda, Esteban Ocon e Charles Leclerc.
Com um ritmo muito diferente do que na sexta-feira, Max Verstappen passou para a frente da tabela de tempos com a marca de 1:11.019s, mais perto do segundo 10.
Quando o segmento alcançou os últimos 5 minutos, Oscar Piastri passou para a frente e foi o primeiro piloto a chegar ao segundo 10, com a marca de 1:10.756s, enquanto logo de seguida, George Russell ficou a 0.173s, com a marca de 1:10.929s. No entanto, Leclerc fez uma volta ainda mais rápida, com a marca 1:10.825s, passando para segundo.
Faltava Lando Norris, ao mesmo tempo que Max Verstappen não conseguia incluir-se neste grupo de piloto mais rápidos nesta altura. O piloto britânico da McLaren registou 1:10.732s, passando para o primeiro posto da tabela de tempos, com menos 0.024s do que o seu companheiro de equipa.
Nos últimos dois minutos, em risco estavam Pierre Gasly, Lance Stroll, Kevin Magnussen, Nico Hülkenberg e Daniel Ricciardo.
Max Verstappen ficou a 0.013s de Norris, o que significava que ficou no segundo posto da tabela de tempos, com os cinco primeiros em 0.164s nesta altura, com Pierre Gasly neste posto. Inacreditável para o mesmo Alpine que ocupava as posições do fundo da grelha.
Quem não conseguiu passar ao Q3 foi Esteban Ocon, mesmo ficando a 0.553s de Norris. Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo, Lance Stroll e Kevin Magnussen também foram eliminados.
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Estes “sportvs” não têm nível nenhum e tendo de ser imparciais estão sempre com bocas foleiras sempre em relação á Ferrari e sempre a “pedir milagres” ( por assim dizer) para que max consiga o “difícil” “pedindo a dança da chuva” e recordar o amigo eterno ( vamos ver se pro ano falam igual maneira)…
MT mau.
Já vem (pelo menos) dos anos 80 o ‘tratamento especial’ da imprensa portuguesa em relação à Ferrari.
Vamos ver se a Ferrari se aguenta amanhã na corrida, mas o Leclerc tem tudo para ganhar ( desde que o azar habitual não lhe bata à porta). Os Ferrari tradicionalmente vem sempre de mais para menos nas corridas, contudo na banheira do Mónaco só se pode ultrapassar…nas boxes. Daí o arranque ser fundamental… e o pace car sossegadinho !
Leclerc nao precisa de azares. Ele provoca o azar. Vamos la ver se nao ha nenhum muro a encolher se nalguma dobragem ou alguma folha que faça a traseira fugir.