E-Prix Xangai, FE: Mitch Evans conquista primeira vitória em Xangai 

Por a 25 Maio 2024 09:59

Mitch Evans (Jaguar TCS Racing) realizou uma ultrapassagem na última volta para conquistar a vitória na 11.ª ronda do Campeonato do Mundo de Fórmula E, o E-Prix de Xangai, fazendo uma manobra decisiva sobre Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team).

António Félix da Costa terminou no quinto posto da classificação.

Evans passou para o grupo da frente, na terceira posição, na volta 7 e assumiu a liderança na volta seguinte, aproveitando as ativações do ‘Attack Mode’ dos seus rivais para ganhar vantagem e ltrapassando o polesitter Jean-Éric Vergne (DS PENSKE), Oliver Rowland (Nissan Formula E Team) a dupla Porsche com Wehrlein e António Félix da Costa. A dupla da equipa alemã trabalharam estrategicamente para manter a posição em pista enquanto geriam os seus níveis de energia através do ‘Attack Mode’. 

Mas, como é normal nas corridas da Fórmula E, as posição iam trocando de mãos, com a dupla da Porsche a recuperar o controlo, rodando eficientemente em conjunto e bloqueando as tentativas de ultrapassagem de Evans.

Na volta 19, Evans usou o seu excedente de energia para ultrapassar Félix da Costa, enquanto Cassidy se aproximava do trio da frente. Faltando poucas voltas para o final, as manobras defensivas de Wehrlein não conseguiram deter a determinação de Evans.

À medida que a corrida avançava, Evans e o seu colega de equipa da Jaguar, Nick Cassidy, geriram eficazmente as suas reservas de energia, posicionando-se para um final forte. Cassidy subiu para o quarto lugar na volta 23, tirando partido da sua vantagem com a enrgia sobre os líderes.

Evans fez uma manobra ousada sobre Wehrlein, passando por fora na curva 1 para assumir a liderança na última volta e apesar dos esforços de Wehrlein para se defender, a desaceleração estratégica de Evans no gancho permitiu que Cassidy disputasse o segundo lugar. Cassidy acabou por garantir o terceiro lugar, afastando uma tentativa tardia de Rowland, que se contentou com o quarto lugar.

António Félix da Costa terminou em quinto, o atual campeão Jake Dennis (Andretti Formula E) em sexto e Vergne caiu para sétimo, apesar de ter partido da pole. Nyck de Vries (Mahindra Racing) foi oitavo, com Maximilian Günther (Maserati MSG Racing) e Sébastien Buemi (Envision Racing) a completarem os dez primeiros.

O terceiro lugar de Cassidy solidificou a sua liderança no campeonato de pilotos, com 155 pontos contra 142 de Pascal Wehrlein. A Jaguar TCS Racing aumentou a sua liderança no campeonato de construtores em 66 pontos.

Foto: Simon Galloway/Fórmula E

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado