Iberian Supercars/CPV: motores já se ouviram em Jerez
Embora a temporada oficial do Iberian Supercars e do Campeonato de Portugal de Velocidade ainda não tenha começado, o Circuito de Jerez já ‘estremeceu’ hoje com o rugido poderoso das máquinas nas sessões de testes privados.
Sob um calor quase insuportável, os carros enfrentaram a pista, desafiando pilotos e máquinas a darem o máximo nos primeiros quilómetros deste fim de semana que se espera emocionante.
Na primeira sessão, no início da tarde, com mais de trinta carros em ação, Manuel Gião e Mathieu Martins, pilotando um Aston Martin Vantage AMR GT4 da Racar Motorsport, lideraram com uma volta em 1m52,236s. Superaram Bernardo Sousa e Carlos Vieira, em Toyota GR Supra GT4 EVO da estreante Toyota Gazoo Racing Caetano Portugal, por uma margem ínfima de 0,003s.
Os cinco primeiros colocados ficaram separados por apenas seis décimos de segundo, prometendo disputas acirradas ao longo do fim de semana.
Jemma Moore e Fábio Mota, em um Ginetta G55 da Tockwith Motorsports, conquistaram um interessante sétimo lugar com o tempo de 1m53,875s.
Entre as duplas da categoria GT4 Bronze, os atuais campeões, Patrick Cunha e Jorge Rodrigues, no Audi R8 LMS GT4 da Veloso Motorsport, destacaram-se, batendo os seus rivais da NM Racing Team, Alberto de Martín e Nil Montserrat, por meros sete milésimos de segundo.
Em uma, performance surpreendente, Álvaro Vela e Sébastien Villadary, estreantes no campeonato com um Ligier JS2 R da Chefo Sport, registraram um excelente tempo de 1m55,235s, sendo os mais rápidos na categoria GTC e ficando muito próximos dos líderes da GT4 Bronze.
Os vencedores da divisão Cup de 2023, Marcus Fothergill e Dave Bennet, garantiram a liderança do grupo com o Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports, reafirmando sua posição de destaque.
O cenário está montado para um fim de semana de alta velocidade e intensa competição, com os motores aquecidos e a adrenalina em alta no Circuito de Jerez.
Segunda sessão: Estreantes mostram garras
Na segunda sessão, viveu-se, uma vez mais, uma luta intensa entre os mais rápidos sob intenso calor.
Desta feita, o dupla estreante constituída por Miguel Lobo e Kiko Mora, aos comandos de um Porsche 718 Cayman GT4 da Veloso Motorsport, foram os mais rápidos, com o registo de 1m51,798, mas tiveram no seu encalço, a apenas 0,103s, o Toyota de Bernardo Sousa e Carlos Vieira.
Logo no terceiro lugar ficou o melhor dos carros inscritos na GT4 Bronze, o Mercedes AMG GT4 da NM Racing Team dividido por Alberto de Martín e Nil Montserrat, perdendo três décimos de segundo para os mais rápidos.
Mais uma vez, o equilíbrio foi uma das notas dominantes, com os dez primeiros separados por um segundo e meio, confirmando que, nas qualificações de amanhã, todos os pilotos terão de dar o máximo para conseguir a melhor posição possível na grelha de partida.
Os irmãos Nabais, em Porsche 718 Cayman GT4 RS CS da Speedy Motorsport, foram os mais rápidos da GT4 Am, ao passo que o Ligier da Chefo Sport, dividido por Álvaro Vela e Sébastien Villadary, voltou a ser o mais forte da GTC, mostrando que o ágil carro francês é bastante competitivo na divisão e na pista andaluz.
Os britânicos Marcus Fothergill e Dave Benett voltaram estar competitivos no Porsche 911 Cup da Tockwith Motorsports, registando um crono que os levou até ao vigésimo segundo posto da tabela de tempos.
Os jovens da FPAK Junior Team começaram a sua campanha no Campeonato de Portugal de Velocidade, tendo Rodrigo Ferreira e João Oliveira assumido a vantagem inicial face a Rúben Silva e Henrique Moura Oliveira e Henrique Ventura Oliveira e Rodrigo Santos, todos aos comandos de Ginetta G40 operados pela Monteiros Competição.
Amanhã serão realizados os treinos-livres (09h25) e as qualificações (a primeira começa às 15h10, sendo seguidas das restantes), sendo as corridas disputadas no domingo. Toda acção pode ser seguida através das redes sociais oficiais, onde serão transmitidas as corridas (09h25 e 14h35) em directo, que serão também difundidas na A Bola TV.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI