F1: RB não está interessada em Mick Schumacher, mas pretende manter Yuki Tsunoda

Por a 24 Maio 2024 19:14

Mick Schumacher não deverá ter lugar na RB, enquanto Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda terão mais razões para manterem os lugares atuais, segundo os responsáveis da estrutura. 

Helmut Marko deixou claro que não existem planos na Red Bull para possibilitar o regresso de Mick Schumacher à Fórmula 1 através da RB, mas Peter Bayer disse que não é prioritário pensar na dupla de pilotos para 2025, admitindo, porém, ter interesse em manter Yuki Tsunoda.

Schumacher não consrguiu assegurar uma posição estável na Fórmula 1 e após deixar a Haas, manteve-se no automobilismo através do seu papel de piloto de reserva na Mercedes, o que lhe proporcionou uma exposição e envolvimento contínuos no paddock do mundial de monolugares, e como piloto da Alpine no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC).

Querendo regressar à F1, Schumacher não terá lugar na RB. “Não tem nada a ver com ele pessoalmente”, disse Helmut Marko ao formel1.de. “Acho que é um jovem muito articulado, bem-educado e  que teve as suas oportunidades”. O consultor da Red Bull confirmou que, mesmo com a hipótese da saída de Ricciardo ou Tsunoda, há um piloto “júnior muito bom em fila de espera. É o Liam Lawson. Também temos o [Isack] Hadjar na Fórmula 2 e temos um jovem de 16 anos, [Arvid] Lindblad na Fórmula 3. Portanto, estamos numa boa posição”. 

Na conferência de hoje no Mónaco, dedica aos responsáveis das equipas, Peter Bayer, diretor-executivo da Visa Cash App RB, disse acreditar que Yuki Tsunoda “deu um grande passo em frente. É a preparação física, mas é também a sua prontidão mental para atuar e cumprir. Um exemplo que referi no outro dia: ele compreendeu simplesmente que cada vez que praguejava na rádio, isso custava-lhe um décimo. Por isso, tem-se controlado. É extremamente profissional no trabalho que faz, no ‘feedback’ com os engenheiros. E sim, ele deu um grande passo em frente”. 

Respondendo diretamente à questão se a RB está interessada em manter o piloto japonês em 2025, Bayer foi conclusivo. “Sim”, respondeu o responsável da equipa italiana. 

E apesar de considerar Liam Lawson “um membro extremamente valioso para a equipa” que está a “trabalhar muito em simulador”, Peter Bayer assegura que estão satisfeitos com o desempenho de ambos os pilotos deste ano e que não foi discutida “a situação de 2025, talvez porque estamos numa situação de luxo por termos uma pirâmide de base forte por trás de nós. Por isso, o foco está realmente na pista e nas próximas corridas até à pausa de verão”.

Christian Horner, também presente na conferência de imprensa, deixou claro que é bom para a estrutura da Red Bull que exista uma competição interna dos jovens pilotos e que “Liam [Lawson] está sem dúvida ansioso por regressar às corridas. Os pilotos da Fórmula 2 têm um bom desempenho atualmente e os da Fórmula 3 também. Portanto, temos uma forte veia de talento”.

Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado