GP Mónaco F1, TL2: Charles Leclerc bate Lewis Hamilton na tabela de tempos
Terminado o segundo treino livre do Grande Prémio do Mónaco e nenhum Red Bull terminou no topo da tabela de tempos, sendo Charles Leclerc o mais rápido desta sessão, enquanto Lewis Hamilton voltou a dar bons sinais com o segundo tempo, após ter terminado o treino inaugural com a marca mais rápida.
O piloto monegasco da Ferrari terminou o treino com a marca de 1:11.278s, deixando a 0.188s Lewis Hamilton, numa sessão onde os pilotos voltaram a completar muitas voltas com pneus duros e médios, havendo um grupo que nem sequer rodou em pista com pneus macios.
O piloto mais rápido da Red Bull, que tem ainda muito trabalho pela frente, foi Max Verstappen, no quarto posto da tabela de tempos, a 0.535s de Leclerc e com Fernando Alonso à sua frente. O neerlandês voltou a ter muitas queixas do RB20 durante o treino.
Lewis Hamilton liderou o pelotão na volta que deu início ao segundo treino livre no Principado, mas foi Kevin Magnussen a estabelecer o primeiro tempo na tabela, com 1:16.766s, com os pilotos a apostarem novamente nos pneus duros e médios.
Sergio Pérez passou brevemente pelo topo da tabela de tempos, mas Magnussen e depois Hamitlon, com 1:14.080s, voltaram para a frente, até que Max Verstappen, com a marca 1:13.775s com pneus duros, destacou-se.
Enquanto vários pilotos raspavam nas barreiras de proteção do traçado monegasco, que aconteceram várias vezes, Hamilton retornou ao topo até que momentos depois, Verstappen voltou a ser o mais rápido com 1:13.265s.
Antes de Logan Sargeant ter batido nas proteções da última curva e Alexander Albon e Magnussen terem estado envolvidos num possível incidente de impedimento, Charles Leclerc passou para a frente com 1:12.372s, com Oscar Piastri a colocar-se atrás do piloto da Ferrari instantes depois.
George Russell voltou a queixar-se da vibração sentida no Mercedes W15 minutos antes de Max Verstappen dizer via rádio que estava a “saltar como um canguru”.
Com o mesmo composto médio que ‘alarmou’ a Red Bull no primeiro treino livre, Leclerc fez 1:11.573s. A seguir, as equipas começaram a montar pneus macios nos monolugares, entrando numa fase de simulações de qualificação.
Alexander Albon passou pelo segundo lugar, atrás de Leclerc, com a marca de 1:12.452s, mas os tempos foram caíndo rapidamente naquela altura do treino.
Com pneus macios, Leclerc tinha a companhia em pista de Fernando Alonso, Lando Norris, Sergio Pérez, Nico Hülkenberg e Logan Sargeant com o mesmo composto. Nessa altura, entraram no segundo .11 seis pilotos, continuando a liderar o piloto monegasco da Ferrari, com o tempo 1:11.278s, seguindo-se Lewis Hamilton a 0.188s, Fernando Alonso, Max Verstappen, Lando Norris e Carlos Sainz.
Até aos últimos 15 minutos do treino, Oscar Piastri, Zhou Guanyu, Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo e Valtteri Bottas não haviam tocado nos pneus macios e por isso, nenhum deles constavam do top 10 da tabela de tempos. O episódio entre Tsunoda e Verstappen, que poderia ser visto como um possível impedimento, não seguiu para análise dos comissários desportivos.
À entrada dos últimos 10 minutos, os pilotos voltaram aos compostos médios e duros, com as equipas ainda a quererem reunir o máximo de dados para a corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Quem é que vai fazer o turno da noite na Red Bull? O Buemi e o Dennis estão na China… Será o Lawson? Não o mostraram hoje.
Estas sessões servem só mesmo para experiências e para outras equipas pensarem que afinal estão melhores. No final é como no futebol. A bola é redonda, são 11 contra 11 e no fim ganha sempre a RB. Amanhã como por “milagre” vão aparecer quase 1s à frente de todos e limpar de novo a pole. Enfim, mais do mesmo. Até parece que a Ferrari e a Mercedes estão muito fortes. É só rir.
Também pensei o mesmo, mas espero que seja mesmo assim!
A Red Bull está com dificuldades como estava em Emilia Romagna, se ganhar amanhã a pole não vai ser com essa margem que dizes, porque este GP é muito diferente de todos os outros. Amanha até podemos ter uma surpresa por exemplo da Mercedes, ou outra equipa. O ritmo do Leclerc foi muito forte e o Hamilton ficou muito perto, resta saber é se estes dois andaram com modos de motor mais agressivos, porque a diferença para os colegas de equipa foi mesmo muito grande. Na minha opinião acho que amanhã vai ser uma qualificação com margem mínima no Q3.