Muitas novidades no Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade

Por a 24 Maio 2024 09:44

São muitas as novidades para a próxima temporada do Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV), cuja ronda inaugural tem lugar este fim de semana em Jerez. 

Não são apenas mais carros e mais pilotos, onde se saúdam os muitos regressos e estreias entre os concorrentes do Iberian Supercars e CPV. 

São tantos os bons nomes dos pilotos nacionais, com vários campeões nacionais, que será difícil apostar em quem pode sair vencedor de cada uma das classes e divisões na primeira prova do ano. Quando estão na mesma pista Carlos Vieira, Manuel Gião, Francisco Carvalho, Francisco Mora, Gonçalo Araújo, César Machado, Patrick Cunha, Bernardo Sousa, entre muitos outros concorrentes, apenas podemos agradecer ao promotor por trabalhar para nos possibilitar ver um dos melhores pelotões nacionais e ibéricos dos últimos anos.

Para perceber o nível de todo o pelotão, poderá analisar os inscritos para a prova de Jerez, AQUI.

Outras novidades, além dos novos carros que estarão em pista, a Race Ready afinou algumas arestas para melhorar as competições.

Começa, por exemplo, por uma nova divisão para pilotos com menos experiência. Os GT4 são carros que apaixonam não só os adeptos, mas também os pilotos com as mais diversas formações de base devido às marcas de prestígio que envergam, ao ‘design’ apaixonante que ostentam e ao prazer de pilotagem arrebatador que proporcionam.

Para que pilotos menos experientes pudessem tomar parte no campeonato e pudessem lutar por algo, a organização criou uma nova divisão, a GT4 Am, consagrada a carros homologados como GT4 pilotados por condutores a dar os primeiros passos no automobilismo.

 Outra alteração relativamente a 2023, está no ‘handicap’ entre provas. Com o intuito de criar corridas ainda mais emocionantes, já no ano passado, os três primeiros classificados de cada uma das divisões na corrida 1 de um evento tinham de cumprir na segunda um ‘handicap’ durante a paragem nas boxes – dez segundos para o primeiro classificado, cinco para o segundo e três para o terceiro.

No entanto, da segunda corrida para a primeira do evento seguinte não havia nenhum ‘handicap’, o que muda este ano. Os tempos mantém-se, mas os três primeiros classificados de cada divisão da segunda corrida carregam o ‘handicap’ para a primeira prova do evento seguinte, que será cumprido durante as paragens de troca de pilotos obrigatórias – mesmo os carros apenas com um condutor têm de realizar o ‘pit-stop’ – que se realizam entre 20m00,000s e 29m59,999s de cada uma das corridas de quarenta e cinco minutos.

Para este ano, mantêm-se os circuitos visitados em 2023, com a exceção de Vila Real no caso do CPV. O Autódromo Internacional do Algarve, Autódromo do Estoril, Circuito del Jarama e Circuito de Jerez estão presentes, mas haverá uma nova adição, o Circuito Ricardo Tormo, em Valência.

O traçado valenciano será a quinta etapa da temporada, realizada nos dias 28 e 29 de setembro, contando para o Iberian Supercars e para o Supercars Jarama RACE. Com a entrada da pista de Valência, serão três circuitos espanhóis a integrar o calendário e dois portugueses.

Há também uma mudança que deverá permitir uma maior justiça durante as corridas. A entrada do Safety-Car em pista, ainda que por motivos de segurança, nem sempre é justa para pilotos e equipas. Para a justiça prevalecer e sejam as equipas mais rápidas vencer, a partir desta temporada, não é permitido realizar a troca de pilotos obrigatória durante períodos de Safety-Car ou de bandeiras vermelhas. Esta alteração impede que equipas que tenham a sorte de estar no sítio certo no momento certo numa neutralização ou interrupção possam tirar vantagem e, dessa forma, subir injustamente na classificação.

Além de estas novidades, há também o anúncio que as corridas da principal competição de pista da Península Ibérica, que suscitam cada vez mais interesse entre os adeptos, continuam a ser transmitidas n’A Bola TV. Um reflexo do crescente entusiasmo pelo Iberian Supercars e Campeonato de Portugal de Velocidade que serão difundidas as provas dos seis eventos que compreendem também o Supercars Jarama RACE.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado