F1: “entre um McLaren e um Red Bull não ficou muito pelo meio”, diz Andrea Stella (McLaren)
O desempenho da McLaren em Imola não foi perfeito, é verdade que Lando Norris terminou em segundo lugar, a menos de um segundo de Max Verstappen, está mais próxima dos líderes do campeonato do que nunca, as últimas atualizações do carro foram eficazes, mas, por outro lado Oscar Piastri foi penalizado na grelha por um erro da equipa, o que lhe custou um potencial pódio, e nos pit stops e estratégia as coisas estão longe de ser perfeitas.
Com Lando Norris a ficar a um segundo de bater Max Verstappen em Imola, o chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, pode ser ‘perdoado’ por estar entusiasmado pela forma como a temporada se está a desenrolar, após a vitória de Norris em Miami.
Mas, apesar de estar claramente satisfeito com alguns aspetos do Grande Prémio da Emília-Romagna, Stella também deu uma nota de cautela – uma vez que, com as diferenças no topo a diminuir, a McLaren sabe que precisa de ser perfeita em todos os aspetos do seu fim de semana de corrida, algo que não foi bem o caso em Itália: “A execução do fim de semana é sempre um fator-chave”, disse Stella. “Mas agora, quando as margens estão tão próximas, penso que os três primeiros carros na qualificação estavam a um décimo ou algo assim, então as operações, a forma como se conduz a corrida e se gerem os pneus podem tornar-se o fator dominante.
“Acho que entre um McLaren e um Red Bull não ficou muito pelo meio e outros fatores fizeram a diferença.”
Quanto a esses outros fatores, Stella foi rápido em homenagear o talento e a habilidade de corrida de Verstappen. Mas foi a pole position um tanto inesperada do holandês no sábado que desempenhou um papel fundamental na decisão do resultado da corrida.
“Acho que também vemos as habilidades do piloto que venceu a corrida, que é Max Verstappen. Mas, para nós, é importante estar lá e bater à porta das vitórias num fim de semana em que, a certa altura, parecia que a Ferrari tinha o carro mais rápido, depois o Max apareceu na qualificação, por isso é muito variável. É importante estarmos lá.
“A outra coisa que posso dizer hoje é que estar no ar sujo parece ter sido um fator importante. Por isso, ter a pole position e estar à frente na primeira curva dá-nos ar livre para gerir os pneus de uma certa forma e gerir o nosso ritmo. Portanto, deste ponto de vista, Max fez um bom trabalho ao conseguir a pole position e estar à frente na primeira curva.”
As últimas atualizações da McLaren parecem ter sido fundamentais para fechar a margem no topo das folhas de tempos, e terão algumas peças novas, específicas para a pista, para o Mónaco no próximo fim de semana. Mas precisam de acertar na sua execução em todas as facetas da corrida – ao contrário de Imola, onde um erro ao avisar Oscar Piastri da aproximação dos carros levou à sua penalização na grelha para a corrida.
Ter dois carros a partir dos três primeiros poderia ter feito toda a diferença no domingo, uma vez que teria proporcionado um ‘amortecedor’ a Charles Leclerc, que por vezes foi o carro mais rápido e que causou o momento da paragem nas boxes de Norris com a McLaren a cobrir o risco de um ‘undercut’. Isso custou a Norris segundos valiosos, já que ele saiu atrás de Sergio Perez e teve que perder tempo a ultrapassar o segundo Red Bull.
Mas se uma paragem mais tardia de Norris teria feito alguma diferença na sua perseguição a Verstappen permanecerá uma incógnita, já que Stella se certificou de assumir a responsabilidade pela penalização de Piastri, que custou ao australiano a hipótese de um pódio: “Assumimos a responsabilidade pelo facto de o Oscar não ter terminado no pódio, uma vez que a razão do impedimento tem a ver com a nossa operação, não tem a ver com o facto de o Oscar ter cometido qualquer erro, foi uma situação criada pela equipa. Estou certo de que ele terá mais oportunidades no futuro”.
A McLaren ocupa o terceiro lugar no campeonato de construtores, atrás da Red Bull e da Ferrari, a caminho do Mónaco no próximo fim de semana.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Todos na McLaren estão de parabéns pela performance que colocaram no MCL38, agora é continuar o excelente trabalho e melhorar a performance até quem sabe poder ser o melhor carro do pelotão.