F1: Como foi a perseguição de Lando Norris a Max Verstappen em Imola?
O gráfico feito pelo F1.com espelha bem o que foi a segunda parte do GP Emilia Romagna de F1.
A luta entre Lando Norris e Max Verstappen em Imola é um sinal muito forte que o domínio que se tem visto por parte da Red Bull tende a diminuir a cada corrida que passa, ainda que os triunfos se mantenham, regra geral, nas mãos da mesma equipa e piloto.
É verdade que Max Verstappen venceu o Grande Prémio de Emília Romagna, mas sua vitória não foi tão simples quanto as anteriores. Com a investida no último terço da corrida de Lando Norris, que quase lhe permitiu apanhar o líder e vencer pela segunda vez consecutiva, diz bem da forma como – para já apenas ainda em determinadas pistas – a McLaren está a começar a ‘morder os calcanhares’ à Red Bull.
Ficou claro para todos que Max Verstappen venceu, mas a sua corrida foi difícil. A competitividade da McLaren aumentou, a Ferrari está próxima, o que sugere uma possível disputa entre três equipas.
A Red Bull esteve bem mais vulnerável do que em Miami, e como já se percebeu a McLaren está no ponto certo para aproveitar mais oportunidades. Como se viu, Verstappen teve que trabalhar duro para segurar Norris, e se no ano passado a Red Bull só foi derrotada uma vez, este ano em sete corridas, já o foi duas vezes. Sendo verdade que a McLaren ainda precisa melhorar alguns décimos, e a Ferrari ainda um pouco mais, a McLaren é claramente agora a equipa mais perto de chegar à Red Bull, mesmo com as atualizações da Ferrari, ainda que se tenha que ver melhor noutro tipo de circuitos.
O que tudo isto nos diz é que pode ser tarde para uma disputa pelo título de 2024, mas deixa alguma esperança para 2025. Claramente as melhorias da McLaren e a capacidade da Ferrari de desafiar a Red Bull sugerem uma possível disputa dos títulos em 2025.
FONTE F1.com