GP Emilia Romagna F1: Sétima pole-position seguida do ano para Max verstappen

Por a 18 Maio 2024 16:16

Numa qualificação que teve duas grandes surpresas nas duas primeiras fases, Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi eliminado no Q1 e Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda) a ficar pelo caminho na segunda, Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) assegura a sua sétima pole-position este ano, igualando com isso o recorde de Ayrton Senna para o maior número de pole positions consecutivas na F1, oito, contando com Abu Dhabi 2023, tendo agora a possibilidade de quebrar esse recorde no Mónaco. Depois de ter tido algumas dificuldades na sexta-feira, muito trabalho de bastidores pré-qualificação permitiram à Red Bull melhorar bastante, pelo menos do lado de Verstappen, já que Pérez nem sequer chegou à Q3. Seja como for, os McLaren pareceram uma verdadeira ameaça à pole, um pouco menos, mas a Ferrari também…

O piloto neerlandês fez logo na primeira volta rápida um tempo que o colocou na frente, melhorando ainda mais na segunda volta, confirmando nova pole.

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi segundo e esteve brilhante, pois não só bateu o seu colega de equipa, como melhorou significativamente da primeira para a segunda tentativa, conseguindo, de longe o seu melhor resultado em qualificação do ano, que até aqui eram três quintos lugares.

Terceiro lugar para Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) que também ficou a menos de um décimos do primeiro lugar, o que diz bem do equilíbrio desta qualificação.

Menos bem estiveram os Ferrari, com pequenos erros dos seus dois pilotos a determinarem as suas posições. Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi quarto a 0.224s da frente com Carlos Sainz (Ferrari SF-24) logo a seguir, mas a quase meio segundo.

Seguiram-se George Russell (Mercedes F1 W15), que voltou a bater o seu colega de equipa, obtendo hoje a sua segunda melhor qualificação do ano, o que conseguiu Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) com o sétimo lugar, pois ainda não tinha feito igual esta temporada.

A fechar o top 10 ficaram Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15), Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) e Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) 1439

Fernando Alonso eliminado no Q1

A Aston Martin conseguiu recuperar o carro de Fernando Alonso a tempo da qualificação, mas o piloto espanhol foi um dos eliminados no primeiro segmento da sessão de qualificação do Grande Prémio da Emilia-Romagna, tendo como companhia Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Kevin Magnussen e Logan Sargeant.

Impressionaram Charles Leclerc, que terminou o Q1 com pneus médios e no segundo posto, atrás de Max Verstappen, além de Nico Hülkenberg no terceiro posto e Yuki Tsunoda no quarto.

Os dois Ferrari esperaram por uma margem antes de deixarem as boxes, com ambos os pilotos em pneus médios, seguindo-se também George Russell com o mesmo composto, mas deixou a pista final da sua primeira volta de reconhecimento.

Lewis Hamilton estava com pneus macios e ficou no segundo lugar da tabela de tempos, atrás do esforço inicial de Esteban Ocon.

Já com pneus macios montados no Mercedes W15, Russell passou para terceiro, atrás de Oscar Piastri com 1:15.940s e Max Verstappen, que concluiu a volta com mais 0.073s do que o adversário australiano. Lando Norris, pouco depois, passou para a frente, com a marca de 1:15.915s.

Pierre Gasly completou o setor intermédio mais rápido de todos, terminando a volta com o quarto tempo mais rápido, separando os Ferrari, que acabavam de cruzar a linha de meta novamente com pneus médios, igualando a marca de Carlos Sainz.

Lewis Hamilton era apenas o 12.º na sua última tentativa, enquanto Logan Sargeant seguiu pela gravilha em Villeneuve.

Com o carro recuperado a tempo da qualificação, Fernando Alonso saiu de pista e perdeu muito tempo, sendo um dos pilotos que estava em zona de eliminação à entrada dos últimos 4 minutos do primeiro segmento, seguindo-se Nico Hülkenberg, Zhou Guanyu e os dois pilotos da Williams, que tinham os seus registos apagados após as primeiras tentativas de Alexander Albon e Sargeant.

Para as últimas tentativas, a Ferrari manteve a aposta no composto médio, quando Albon subiu ao 12.º posto, mas com um tempo que não garantia a passagem ao Q2.

A maior surpresa, resultado do bom desempenho do piloto e da melhoria das condições da pista, Nico Hülkenberg passou para a frente da tabela de tempos, com 1:15.841s, até que Max Verstappen superou esta marca, com 1:15.762s.

Com pneus médios usados, Charles Leclerc passou para o segundo lugar da tabela de tempos, a 0.061s da marca de Verstappen.

Destaque ainda para a boa volta de Yuki Tsunoda, que terminou o Q1 com o quarto melhor tempo.

Desta forma, ficavam eliminados, Valtteri Bottas, Logan Sargeant, Zhou Guanyu, Kevin Magnussen e Fernando Alonso.

Sergio Pérez não passa ao Q3

Sergio Pérez não conseguiu a passagem ao Q3 para a luta pela pole position do Grande Prémio da Emilia-Romagna, ao mesmo tempo que Max Verstappen terminou o segundo segmento com o tempo mais rápido da tabela. Com Pérez, também foram eliminados Esteban Ocon, Lance Stroll. Alexander Albon e Pierre Gasly.

Após os dois pilotos da Mercedes terem passado pelo topo da tabela de tempos, Max Verstappen terminou a sua primeira volta rápida com o melhor tempo do Q2 ainda no início do segmento. Seguiam-se os dois Ferrari, desta vez com pneus macios.

Carlos Sainz não conseguiu bater o tempo inicial de Verstappen, tendo visto até Oscar Piastri a concluir a volta com um melhor registo do que o dele, mas foi Charles Leclerc quem conseguiu bater a marca do neerlandês, com 1:15.328s.

Voltando a destacar-se no Q2, Yuki Tsunoda passou para o segundo posto da tabela de tempos, tendo ficado a 0.030s do registo do monegasco da Ferrari, seguindo-se os dois pilotos da McLaren.

No final das primeiras tentativas, e esperando entrar em pista no melhor momento para aproveitar as evoluções das condições, estavam em posição de eliminação George Russell, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Lance Stroll e Alexander Albon.

Sem conseguir colocar-se a salvo da eliminação, Albon completou a sua volta rápida na mesma altura em que os restantes carros estavam parados nas boxes, acontecendo o mesmo a Lance Stroll poucos instantes depois.

Esteban Ocon e Pierre Gasly juntaram-se aos eliminados no Q2.

Quem fez uma boa volta, colocando-se no topo da tabela de tempos, com um desempenho muito diferente do que tinha feito nos treinos livres. O neerlandês completou a volta em 1:15.176, seguindo-se Leclerc, Tsunoda e Lando Norris.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
7 meses atrás

Os upgrades da mclaren a funcionar na perfeição já são a melhor equipa da f1, mas o max ainda faz a diferença no braço, mas amanhã em ritmo de corrida pode ser diferente! Ferrari com estes upgrades a ser quase apanhada pela Mercedes, que desastre! Aston Martin sem palavras para a desgraca

Patucho10
Patucho10
7 meses atrás

A melhor qualificação da temporada, parece que vamos ter luta pela vitória amanhã entre Max, Piastri , Lando , Leclerc e Sainz. Vamos ver quem leva a melhor, porque neste momento as margens são mínimas, o que significa que vamos ter emoções fortes nos próximos GPs.

Last edited 7 meses atrás by Patucho10
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
7 meses atrás

Entretanto o Max já fez o aquecimento ontem e hoje nas 24h de Nurbugring do iracing. Quando começar a corrida já vai contar com uma vitória.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado