GP Emilia Romagna F1: as novidades técnicas

Por a 17 Maio 2024 10:56

Já são conhecidas as novidades técnicas dos Fórmula 1 que vão correr no Grande Prémio da Emilia Romagna de F1 e as atualizações técnicas evidenciam minuciosa atenção das equipas na otimização aerodinâmica e gestão térmica na Fórmula 1

No Mercedes W15 a equipa de Brackley centrou-se na estrutura interna das grelhas de arrefecimento.

O Ferrari SF-24 tem uma nova asa traseira, um novo design com uma secção de ‘ponta’ e desenho de placa terminal revistos com o intuito de melhorar a eficiência. A ‘ponta’ assemelha-se agora mais ao layout da Red Bull, com um perfil mais plano. A placa terminal tem um raio de ‘canto’ mais apertado, e o corte traseiro foi também otimizado. A asa traseira com biplano é emparelhada com o novo design da asa traseira. A aba de borda do assoalho passa a incluir um suporte em forma de ferradura que liga ao principal suporte do assoalho e à região do piso próximo aos pneus.

Saída de arrefecimento da cobertura do motor tem agora um painel traseiro comprimido para permitir a saída de calor sem prejudicar a estrutura de fluxo ao redor.

Entrada do sidepod teve uma mudança de “underbite” para “overbite”, integrando a entrada superior com o duto de desvio vertical. As aletas do espelho lateral foram alongadas, e as aletas ao lado do halo foram substituídas por um novo arranjo em forma de cobra.

O sistema de arrefecimento dos travões dianteiros tem uma nova tubulação dupla, que visa entregar ar fresco aos dois lados da pinça de travão, com um padrão de perfuração em forma de chevron no disco.

Na Aston Martin, há alterações no nariz e asa dianteira do seu monolugar: Houve uma modificação na porção central do plano principal e mudança na geometria da ponta do nariz. Os dois flaps superiores possuem agora um perfil em forma de V na secção externa, ajudando a gerar mais fluxo para fora sem prejudicar a criação de downforce.

Na Sauber, passa a haver uma asa dianteira com duas especificações, uma com um ‘Gurney’ na borda de fuga do flap superior, e outra com uma secção externa revista, incluindo um flap de controlo adicional.

No sistema de travões dianteiros, novos detalhes do segundo conjunto de dutos de travão para movimentar fluxo de ar e calor entre os conjuntos.

Na Red Bull, o duto de travão interno foi alvo de uma nova montagem, sem a pinça no lugar, mostrando como o disco de travão é coberto no topo. Há uma janela no revestimento do disco para libertar calor para o próximo conjunto de dutos, alterando a transferência de calor entre os travões e a borda da roda, o que afeta o comportamento térmico do pneu.

Estas atualizações mostram a atenção minuciosa aos detalhes que cada equipa dedica para otimizar a performance aerodinâmica e a gestão térmica dos carros na Fórmula 1.

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