Sustentabilidade em destaque no Rali de Portugal
Antes do início da ação na edição de 2024 do Rali de Portugal, a sustentabilidade foi o centro das atenções em Matosinhos para o Beyond Rally Forum, parte da Série de Inovação Sustentável da FIA.
Realizado em colaboração com a FIA e o ACP (Automóvel Club de Portugal) e apoiado pelos parceiros Asahi Kasei, Clean Fuels For All, Marelli e P1 Fuels, o fórum serviu de plataforma para o promotor do WRC destacar o trabalho que está a ser feito com os seus parceiros para contribuir para um futuro sustentável nas etapas de rali e não só.
No centro do evento esteve a revelação do novo Roadbook de Sustentabilidade, apresentado pelo Diretor de Sustentabilidade da WRC Promoter, Santiago Peña Gómez. O documento não só significa um marco para o WRC Promoter & RX Promoter, mas também traça um caminho para práticas sustentáveis em temas como o clima, biodiversidade, inovação, gestão responsável e impacto social.
A colaboração foi uma palavra-chave nos painéis do dia, reforçada pelo Diretor Geral do WRC Promoter, Jona Siebel. Este destacou os objetivos já alcançados pelo promotor ao tomar medidas concretas para reduzir o impacto do campeonato no seu meio envolvente e o processo de colaboração necessário para atingir estes objetivos: “Muitas pessoas ficam impressionadas com a amplitude do nosso roadbook.
Já alcançámos muitos resultados e objetivos em conjunto. Não o podemos fazer sozinhos. Queremos ser uma força motriz da sustentabilidade”.
Sara Mariani, Diretora de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão da FIA, também se espelha nesta ideia: “A colaboração é fundamental. Estamos a enfrentar problemas tão grandes que não podemos sonhar em resolvê-los sozinhos”.
Um exemplo utilizado por Siebel foi o compromisso contínuo da Promotora de reduzir a pegada da sua produção televisiva, deslocando partes significativas da operação para o exterior, em alinhamento com o seu parceiro de produção NEP Finland.
O diretor executivo da NEP Finland, Marko Viitanen, referiu a redução do pessoal no local de 100 para 40 pessoas, com a produção em direto e à distância a ser feita a partir dos estúdios da NEP em Helsínquia, na Finlândia, o que constitui um modelo a seguir por outras produções desportivas em direto.
Para além de ser uma das experiências desportivas mais emocionantes do mundo, o WRC está a proporcionar uma plataforma para outras indústrias mostrarem e testarem as suas tecnologias de formas surpreendentes. Um dos destaques foi Guillaume Tuan Prigent, da Agência Espacial Europeia (ESA), que apresentou a forma como a ESA é capaz de utilizar imagens de satélite para diferentes objetivos de sustentabilidade, como a medição da pegada de carbono de um evento.
Defendendo a causa das alternativas aos combustíveis fósseis, o WRC tem vindo a trabalhar com a P1 Fuels desde 2022, utilizando em todos os carros registados combustíveis 100% renováveis, proporcionando um caminho claro para que a P1 desenvolva os seus combustíveis à medida que estes se tornam disponíveis para utilização pelo consumidor. O diretor-executivo da P1 Fuels, Martin Popilka, sublinhou a importância desta relação para a sua marca: “Estamos muito orgulhosos por estarmos a fornecer o WRC. As pessoas podem estabelecer a ligação entre o carro que têm e o carro que funciona com o nosso combustível. Aproveitando os ensinamentos que adquirimos ao trabalhar com os fabricantes de automóveis no WRC, podemos pilotar um helicóptero utilizando este combustível sem necessidade de qualquer adaptação ao motor.”
Yuha Kodaira, Diretor de Soluções Ambientais da Asahi Kasei Corp, mostrou de onde poderá vir a próxima inovação para o WRC, apresentando uma nova gama de materiais que permitirá que os componentes de fibra de carbono e de plástico sejam fabricados a partir de ingredientes certificados 100% isentos de combustíveis fósseis.
Guido Albuquerque, Diretor de Assuntos Internacionais da Aperto, em representação da campanha “Clean Fuels for All”, também saudou a escolha da WRC em permanecer uma plataforma de inovação “tecnologicamente neutra”. Ele observou que, ao mostrar que os combustíveis sustentáveis funcionam bem em todos os tipos de carros de rali, o WRC tornou-se um exemplo claro de como esta inovação pode ajudar os utilizadores da estrada a reduzir o uso de carbono fóssil hoje.
Passando do papel do campeonato na investigação e desenvolvimento, Barbara Silva, Diretora de Sustentabilidade da FIA, destacou o trabalho do WRC com os promotores de eventos para minimizar o impacto dos ambientes que o WRC atravessa.
O exemplo apresentado são os eco-Marshalls que desempenham um papel integral na execução do Rally de Portugal, envolvendo-se com o público e criando consciência sobre a vida selvagem que vive nas proximidades das especiais, bem como usando o rali como um veículo para aumentar a consciencialização sobre incêndios florestais, espécies nativas de árvores e reciclagem.
Tales Carvalho Resende, da UNESCO, recordou também aos participantes o compromisso assumido pelo promotor do WRC perante a UNESCO de salvaguardar os sítios do Património Mundial – a primeira série de desportos motorizados a fazê-lo – e o trabalho que está a ser feito para sensibilizar os espetadores e outras partes interessadas nos desportos motorizados para a importância e relevância dos sítios do Património Mundial da UNESCO e encorajar o sector desportivo, em geral a trabalhar no sentido de evitar impactos negativos.
Sob a égide da Beyond Rally, o promotor do WRC está também empenhado em criar vias claras para que as mulheres possam competir no topo do campeonato. Nos últimos anos, o WRC viu co-pilotos femininos serem coroados campeões mundiais no WRC2 e WRC3.
Na quinta-feira, o Diretor Desportivo do WRC, Peter Thul, lançou mais luz sobre o programa acelerador feminino, um processo de colaboração com as organizações nacionais de desportos motorizados para identificar pilotos femininas excecionais e dar-lhes apoio para iniciarem o seu percurso na pirâmide dos ralis da FIA no palco global ao nível do Rally3.
Nas próximas semanas, será apresentada aos meios de comunicação social uma panorâmica completa do programa.
O conceito do projeto já foi elogiado por personalidades femininas de renome no domínio dos ralis, como a antiga vencedora do WRC Michèle Mouton, o Presidente da Comissão Women in Motorsport da FIA, Burcu Çetinkaya, e a Presidente da Comissão WRC, Pernilla Solberg.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI