General Motors reforça compromisso com projeto de F1 com a Andretti
O responsável da General Motors para o desporto garante total empenho e apoio no projeto da Fórmula 1 em parceria com a Andretti.
Eric Warren, diretor-executivo da General Motors Motorsport, deixou claro que o construtor norte-americano está totalmente empenhado em garantir o sucesso da candidatura de Andretti para se juntar à grelha da Fórmula 1, garantindo que não deixarão o projeto falhar após a recusa da Formula One Management (FOM). O responsável sublinhou ainda, o forte apoio que o projeto em parceria com a Andretti tem recebido.
Os mais recentes episódios da longa caminhada que leva a Andretti a tentar garantir presença na grelha da Fórmula 1, dizem respeito à entrada em cena do Congresso dos Estados Unidos da América. O Comité Judicial da Câmara dos Representantes (U.S. House Committee on the Judiciary) discorda da decisão da FOM e exigiu uma resposta à Fórmula 1 até ao dia 21 de maio, não se sabendo o que poderá acontecer caso isso não seja respeitado.
Recordamos que existiam relatos de encontros marcados entre representantes da F1 e do projeto Andretti Cadillac durante o fim de semana do Grande Prémio de Miami, não se sabendo o que daí resultou.
No entanto, através do responsável da GM para o desporto motorizado, o construtor voltou a comprometer-se com as aspirações da Andretti na F1. Embora a GM tenha concordado em fornecer uma unidade motriz a partir de 2028, a Andretti pretende entrar na F1 dois anos antes, planeando utilizar um motor fornecido por um dos atuais construtores, sendo a Renault a principal candidata.
A GM continua firme no seu apoio à Andretti e determinada a ajudar tecnicamente a Andretti durante os dois primeiros anos, ao mesmo tempo que procura convencer a F1 do seu valor.
Em entrevista ao New York Times, Eric Warren disse que a GM fez uma “declaração, de um ponto de vista técnico, de que estamos empenhados no projeto e que não o deixaremos falhar”, acrescentando que o construtor tem tido “sucesso em todas as séries em que competimos”.
O responsável da GM adiantou que várias “pessoas experientes e de alto nível na F1” sabem o que vale este projeto e tentam juntar-se às duas estruturas, admitindo que não subestimam o “desafio técnico” do mundial de monolugares da FIA, mas “também sabemos como correr, sabemos como recrutar talentos e sabemos certamente como investir em tecnologia e utilizar a força da nossa empresa e dos nossos parceiros, que por acaso são também muitos dos parceiros com quem o resto da indústria trabalha regularmente”.
Warren salienta que a GM, através da sua marca Cadillac, e a Andretti têm que mostrar o que valem, até porque devem “isso aos nossos fãs”.
Michael Andretti não recuou perante a ‘nega’ da FOM, avançando com os preparativos para a sua estreia em 2026, com uma nova sede nos EUA em construção e instalações no Reino Unido, abrindo inclusivamente, vagas para funcionários no projeto da F1. Agora, com o apoio do Congresso, ao mesmo que mantém a GM do seu lado, os esforços para a Andretti entrar no mundial intensificam-se.