WRC, Rali de Portugal, PEC5: Muito equilíbrio na primeira manhã de prova
Takamoto Katsuta lidera o Rali de Portugal no final da primeira manhã de prova, com 2.9s de avanço para Thierry Neuville, mas a luta está equilibrada, pois há seis equipas separadas por 9.1s
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) voltaram a vencer um troço e fizeram uma bela manhã, terminando-a a 2.9s dos líderes, isto a abrir a estrada. Esperava-se que perdesse bem mais, mas o belga está a fazer uma estupenda prova e desta forma passa a ser claramente um forte candidato a vencer. Mas vamos ver o que faz à tarde: “mantenho o meu plano o dia todo. Esperávamos condições mais húmidas e mais aderência, o feeling depois do shakedown não era bom, mas agora é excelente. A aderência está a mudar muito e claro que há o efeito da limpeza da estrada. Mas tivemos uma boa manhã”
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) foram segundos a 2.2s da frente e são terceiros, a 3.3s dos seus colegas de equipa. O piloto está a sofrer muito com o calor, mas mantém-se bem inserido na luta pela dianteira. Não está a fazer o melhor dos seus ralis, mas mantém um nível muito alto mesmo quando as coisas não lhe correm bem.
Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) chegam ao fim da manhã na frente da prova, aproveitaram bem a ordem na estrada, mas fundamentalmente andaram muito bem, consistentes e com um bom ritmo: “foi uma boa manhã, está a ser duro para toda a gente, mas temos de continuar a forçar e ver o que acontece. Está a faltar-me um pouco de confiança, posso andar mais, mas fiz algumas asneiras e por isso não quero mudar muito”
Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) não está a ter um rali fácil, desta vez ficou sem intercomunicadores a meio do troço o que não deve ter sido nada fácil, mas a verdade é que perdeu somente 3.0s, e até subiu uma posição para quinto, estando agora a 7.5s da frente: “ficamos sem intercomunicadores a meio do troço, e agora precisamos de pneus novos. “
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) foram quintos e cederam mais 4.5s para Neuville caindo com isso para a quarta posição. Continuam se conseguir ligar-se melhor ao carro, e apesar de se manter à tona, não está a dar sinais de poder fazer um grande rali. Vamos ver se reage…
Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), perderam 5.0s neste troço, pois: “ficamos sem sistema híbrido, perdemos algum tempo, os pneus atrás estavam muito desgastados, troquei-os”, mas em termos globais fizeram uma boa manhã. O piloto assumiu que não gosta do troço de Mortágua, que lhe correu mal, mas em Góis venceu e deu mostras que pode manter-se na luta. Está a 9.1s da frente.
Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) foram sétimos e está a fazer um rali inteligente: “estamos a gerir osp neus por causa de toda a etapa, não há muita aderência, mas de um modo geral estou satisfeito. Sabemos que acontecem muitas coisas no primeiro dia na parte da tarde em Portugal, portanto vamos manter a nossa estratégia”
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) não estão a fazer uma boa prova. Basta ver onde está Neuville que tem uma ordem na estrada pior: “não está a correr bem, o feeling não é bom com o carro. Estamos limitados”
Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) está com bastantes dificuldades, até para se manter na frente dos melhores do WRC2. É nono a 1m26.5s da frente. Fourmaux está a 14.7s.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Alguém pode explicar aos senhores da SportTV que há por aqui gente que vê ralis há mais tempo que eles são jornalistas, e percebem perfeitamente quando se comenta de camisola clubística vestida. Deixem isso para o pessoal da bola. Já sabemos que gostam muito do Rovanpera e do ogier, mas tentem ser jornalistas e tratar todos por igual. Cada vez que os seus favoritos são batidos, andar a procurar de factores “estranhos” (como eles dizem), por exemplo, é demasiado óbvio. Há mais, mas fiquemo-nos por aqui.