F1: Envolvimento da Audi levou à troca de engenheiro de corrida de Valtteri Bottas
Alessandro Alunni Bravi confirmou que a mudança de engenheiro de corrida de Valtteri Bottas, no passado GP de Miami, está relacionada com a transição para entrada oficial da Audi.
A recente decisão da Sauber de mudar o engenheiro de corrida de Valtteri Bottas antes do Grande Prémio de Fórmula 1 de Miami fez parte de uma estratégia mais ampla relacionada com o futuro envolvimento da Audi na estrutura suíça, conforme revelado pelo representante da Sauber, Alessandro Alunni Bravi.
A substituição de Alex Chan pelo antigo engenheiro de desempenho da Ferrari, Steven Petrik, foi vista como um passo no sentido de alinhar com as mudanças previstas pela Audi para a sua entrada oficial em 2026.
Bottas indicou que a decisão estava fora do seu controlo e de acordo com Alunni Bravi, o diretor-executivo da Sauber, Andreas Seidl, tem implementado mudanças para fazer a transição da equipa para a sua estrutura final, como Audi, prevista para o final de 2025. A introdução de Petrik como engenheiro de corrida de Bottas começou durante o teste da Pirelli após o Grande Prémio do Japão, com Bottas a ser informado da decisão após o Grande Prémio da China.
“Andreas Seidl decidiu antecipar certas decisões e começar a implementar as mudanças que farão com que a estrutura atual se aproxime da estrutura final que teremos em 2026″, explicou Alunni Bravi, citado pelo Motorsport.com. “Precisávamos de começar a implementar essas mudanças. Esta não é a estrutura final da equipa de corrida. Tal como em Hinwil, não existe a estrutura final do que será a equipa Audi F1 e o organograma”.
O representante da Sauber acrescentou que “precisamos de trazer um pouco mais de experiência [para a equipa], mas também de trazer pessoas que possam ter conhecimentos de outras equipas, de equipas de topo, e que nos ajudem a desenvolver os nossos processos, a nossa análise”.
Embora a passagem de Petrik para engenheiro de corrida de Bottas tenha coincidido com o anúncio da Sauber sobre Nico Hülkenberg, Alunni Bravi esclareceu que não há nenhuma relação, sublinhando que a mudança fazia parte de um plano estratégico mais amplo.
“Não houve qualquer ligação entre a mudança do engenheiro de corrida e o anúncio do Nico. Foi apenas um dos primeiros passos que quisemos implementar, para ter uma nova organização também na equipa de corrida o mais rapidamente possível”, confirmou Alessandro Alunni Bravi.
Foto: Foto: Andy Hone/Stake F1 Team