GP Miami F1, Herói Esquecido: Esteban Ocon
O progresso da Alpine tem sido lento, mas constante segunda a equipa. A recentes atualizações parecem estar a dar frutos, como evidenciado pelo desempenho de Esteban Ocon em Miami.
A temporada de 2024 da Fórmula 1 tem sido desafiante para a Alpine e a dupla de pilotos franceses, mas com a redução de cerca de 10 kg no A524, o monolugar parece está agora mais perto do limite mínimo de peso, pela primeira vez esta época. Embora a equipa ainda tenha espaço para melhorar, tornando-se verdadeiramente competitiva, o ponto conquistado por Ocon em Miami significa um passo na direção certa.
A corrida de Ocon em Miami não foi isenta de desafios, uma vez que teve de discutir a posição com o seu colega de equipa Pierre Gasly na primeira volta. No entanto, as decisões estratégicas valeram a pena para Ocon durante o período de Safety Car Virtual.
Apesar de acabar por perder uma posição para o seu antigo colega de equipa Fernando Alonso, Ocon conseguiu garantir o primeiro ponto da Alpine na temporada ao terminar no 10.º lugar. Este resultado é especialmente significativo tendo em conta o difícil início de ano da equipa, que terminou em 19.º e 20.º lugar no Barém.
Embora o desempenho de Ocon em Miami possa não justificar uma celebração excessiva, sublinha o progresso que a Alpine fez desde o início da época. A decisão da equipa de remover peso do chassis do carro, com o bom desempenho de Ocon, posicionou-os para fecharem o top 10 e deixarem de fora Nico Hülkenberg, que tem aproveitado algumas vezes a falta da equipa francesa no meio do pelotão para somar pontos.
No fundo, o ponto somado por Ocon em Miami é um testemunho da resiliência e da determinação da Alpine em melhorar.