CPR prossegue no Rali de Portugal: a prova onde tudo pode acontecer
É o rali mais duro do ano, nem tanto Mortágua, mas especialmente Lousã, Góis e Arganil, troços que marcam a quarta prova do ano no CPR, e por isso esta é a prova em que a rapidez não é tudo, e a sorte e/ou o azar também são um fator, pois os concorrentes do CPR já apanham os pisos bem ‘lavrados’ especialmente nas segundas passagens. A rapidez continua a ser importante, mas a gestão do carro e dos pneus também.
Tal como já sucedeu no Rali Terras d’Aboboreira, o Rali de Portugal conta também para o CPR, e os principais concorrentes dos Rally2 e 2RM estão lá todos, pelo que luta é algo que não vai faltar.
Depois de no Terras d’Aboboreira Kris Meeke ter derrotado todos os pilotos mundialistas, na prova do ACP o norte-irlandês volta a ter esse caminho para desbravar pela frente.
Como sempre, o épico Vodafone Rally de Portugal, é uma jornada que transcende um mero rali, e mais uma vez Kris Meeke e a Hyundai Portugal vão tentar demonstrar a sua supremacia desta vez perante candidatos ainda mais fortes.
Depois de Meeke ter vencido à geral a prova do ACP em 2016 no WRC, surge neste ápice da temporada com um recorde impecável de vitórias, no Campeonato de Portugal de Ralis com três triunfos em três ralis, liderando com clareza face a Armindo Araújo (Skoda) e Lucas Simões (Ford).
Mas como é tradição, o Vodafone Rally de Portugal reúne uma constelação de estrelas do WRC e os mais intrépidos pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis e Kris Meeke, depois de surpreender até mesmo adversários renomados do WRC2, como Pierre-Louis Loubet (Skoda), Yohan Rossel (Citroën) e Nikolay Gryazin (Citroën), que enfrentaram a desafiante Rali Terras D’Aboboreira como preparação para o Vodafone Rally de Portugal, agora a ‘música’ é outra.
Meeke, agora navegado por Stuart Loudon, chega ao palco do Automóvel Club de Portugal com uma vantagem de 18 pontos sobre Armindo Araújo e Luís Ramalho (Skoda), uma dupla que acumula três honrosos segundos lugares até o momento. Entretanto, a resiliência e expertise de Armindo Araújo, que já foi por 12 vezes o melhor piloto português e três vezes vencedor geral da prova, pode equilibrar um pouco mais balança nas nove primeiras especiais do rali, as únicas contabilizadas para o CPR (na etapa de quinta e sexta-feira), mas Meeke deverá novamente prevalecer. Com maior ou menor dificuldade.
Contudo, caso confirme na sexta-feira o triunfo no CPR, o irlandês pode depois ir à procura de um bom resultado, e eventualmente o triunfo no WRC2, o que se afigura bastante mais difícil do que na Aboboreira.
Contudo, o conhecimento dos troços do piloto irlandês, a disputar o campeonato nacional, pode levá-lo a uma luta interessante no sábado e domingo, e seria engraçado depois do CPR lutar para vencer à geral no WRC2. Vamos ver.
Voltando ao CPR, logo atrás de Armindo Araújo no campeonato surge o jovem Lucas Simões (Ford), acompanhado nesta jornada pelo experiente navegador Valter Cardoso. O piloto bracarense, de apenas 25 anos, almeja um pódio no CPR, e com isso melhorar o seu melhor resultado até aqui um quarto lugar no CPR. Porém, enfrentará uma árdua oposição no Rally de Portugal, pois sua experiência é menor se comparada aos veteranos consagrados como Ricardo Teodósio (Hyundai), atual quinto colocado do CPR, ou José Pedro Fontes (Citroën), que tem enfrentado uma temporada repleta de contratempos, mas que nesta prova têm uma experiência que o jovem Lucas Simões ainda não tem.
Ernesto Cunha, estreante este ano com o Skoda Fabia Rally2 evo, e Pedro Almeida, noutro Skoda, também nutrem legítimas aspirações às posições de destaque nos trechos do Centro.
No Campeonato de Portugal de Ralis 2 Rodas Motrizes, Hugo Lopes (Peugeot) lidera a carga, antevendo-se uma nova e intensa batalha com o atual campeão nacional, Gonçalo Henriques (Renault), e Pedro Silva (Peugeot). O talentoso ucraniano Anton Korzun (Peugeot) e os jovens promissores Kevin Saraiva (Peugeot) e Diogo Marujo (Peugeot) são outros nomes que podem surpreender nesta emocionante jornada do CPR 2RM.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI