GP Miami F1: Quais são as possíveis estratégias para a corrida?
Ao contrário das anteriores pistas, Miami deverá permitir uma estratégia de uma só paragem. O padrão de duas idas às boxes em pistas de alta degradação não deverá suceder na corrida de hoje, tudo indica uma paragem, mas será que uma estratégia diferente pode resultar?
No ano passado todos fizeram apenas uma paragem, não houve Safety Car, Safety Car Virtual ou bandeiras vermelhas. Com a degradação baixa, a janela de pit stop foi ampla e levou a uma série de estratégias médios>duros e duros>médios. O mais popular foi o médio>duro, com 11 pilotos, incluindo sete deles terminando nos pontos.
O vencedor da corrida, Max Verstappen, no entanto, fez a corrida duro>médio. Largando no P9 após um Q3 acidentado, Max foi para a volta 45 da corrida de 57 voltas antes de fazer o seu pit stop, que teve a vantagem adicional de lhe dar o pneu mais rápido na fase final da corrida.
O plano de Verstappen teria sido um exagero – mas, na prática ele tinha ritmo mais que suficiente para simplesmente ultrapassar todos na pista.
Um modelo melhor foi Lewis Hamilton, que largou em 13º, parou na volta 37, terminou em sexto e usou uma combinação de ‘overcut’ e delta forte de pneus para fazer a estratégia duro>médio funcionar.
O sucesso foi menor para Esteban Ocon, que largou em oitavo com pneus duros, rodou até a volta 39 antes de parar e finalmente terminou em nono.
A solução ideal é um arranque com pneus médios, trocando para pneus duros entre as voltas 15 e 21.
Há mais certeza nesses números neste fim de semana do que nas corridas recentes.
Mas pode haver uma opção diferente para o top 10. O Sprint de sábado forneceu alguns dados interessantes, graças à convenção de resistência de Yuki Tsunoda e Sargeant ao largar com pneus macios. Sargeant aproveitou a aderência extra para subir na primeira volta, enquanto Tsunoda foi a estrela do show, conquistando o ponto final ao largar em 15º.
Tendo demonstrado que o macio pode percorrer um terço da distância de corrida sem queda significativa, o C4 certamente pode ser considerado hoje. A corrida macio>duro teria uma paragem entre as voltas 11 e 17.
Para a segunda metade do plantel, pode ser, talvez se inspirarem no desempenho de Hamilton no ano passado e correr muito com pneus duros. A opção durol>médio veria a janela das boxes aberta entre as voltas 35-41.
Dito isto, este é um circuito citadino, com muros a toda a volta do traçado e por isso propenso a todos os dramas que os circuitos citadinos proporcionam. Dado o potencial para o pneu duro durar muito tempo, haverá dificuldades no começo da corrida, esperando um pouco de sorte com um Safety Car oportuno.
Se isso não se concretizar, têm a opção de converter para uma estratégia duro>macio, parando entre as voltas 38 e 44, recebendo o bónus de um grande delta de pneus para gerar algum drama próprio nas voltas finais.