Dicas para o ‘seu’ Rali de Portugal: os nossos ‘spots’ preferidos

Por a 8 Maio 2024 00:06

Preparem-se, entusiastas dos motores e adrenalina! Estamos prestes a embarcar em mais uma emocionante jornada pelo Rali de Portugal, uma prova que é, sem dúvida, uma das mais queridas pelo público apaixonado por velocidade e aventura.

Para os adeptos, o Rali de Portugal não é apenas uma competição, é um verdadeiro festival de emoções. São quatro dias intensos, repletos de momentos sem igual, onde a paixão pelos ralis transcende as barreiras do comum e une pessoas de todas as idades e origens.

O Rali de Portugal não é apenas uma ‘corrida’; é um ponto alto no calendário de todos os amantes do automobilismo. É a celebração da velocidade, da habilidade, da camaradagem e, acima de tudo, da paixão inabalável por essa emocionante forma de competição.

Portanto, preparem-se para serem envolvidos pelo rugido dos motores e para viverem quatro dias que ficarão, como sempre, bem gravados na memória. E para o ajudar, vamos dar-lhe umas dicas…

Os nossos ‘spots’ preferidos

Na 5ª Feira, o shakedown é a primeira oportunidade de ver as máquinas, e para isso nada melhor do que ir ao circuito de Baltar, vê muito mais e melhor. Tem tempo para ver ‘verdadeiros’ troços de ralis.

A cerimónia de partida em Coimbra será como sempre um espetáculo interessante, a super especial da Figueira da Foz é outra possibilidade, e na 6ª Feira tem muito e bom por onde escolher.

Em primeiro lugar, agora que todos nós temos muitas, desde 2020… leve máscaras, pois o pó faz parte do espetáculo, mas incomoda a respiração e a vista. Leve óculos para proteger os olhos. E muita água.. ou ‘derivados’ para matar a sede.

As 39 Zonas Espetáculo da prova estão todas bem delineadas: CLIQUE AQUI

A parte difícil é escolher bem.

E tenha muito cuidado com os acessos, vá com tempo de sobra, pois é sempre muito indefinido o que as autoridades decidem porque se houver muita concentração de gente, pode haver cortes inesperados. Veja os nossos links em www.autosport.pt, com os Guias das Câmaras Municipais que são muito mais precisos em termos de cortes de estradas. Não há de todas, mas há de algumas.

A Zona Espetáculo 5, a conhecida ‘Arena de Mortágua’ é um ponto óbvio. Tem muito pó, devido ao tipo de piso, mas o espetáculo é bom, e pode ver carros, se o pó deixar, durante algum tempo. É uma zona ampla que permite uma observação da evolução dos concorrentes num anfiteatro natural e ao longo de quase um quilómetro de troço.

Na Lousã, a ZE7 dá acesso aos primeiros ganchos da descida do ‘Turini da Lousã’, mas muita atenção que o acesso é complicado.

Em Góis, nas ZE11 e ZE12 vê muito troço, especialmente na 12, a Mimosa, a ‘tal’ da longa descida, até ao cruzamento da árvore. Muito giro de ver. Até tem piscina! Para alguns…

Em Arganil, a ZE14, é fantástica pela quantidade de tempo que pode ver os carros, e o anfiteatro natural ajuda muito, pois parece um estádio. Mas vá cedo, muito cedo.

No dia 11, sábado, escolhendo um troço, sem dúvida Amarante. Tem de tudo para os adeptos, mas eu prefiro a segunda metade do troço, a ZE27, pois tem muito menos zonas de árvores, vê-se muito mais troço, é mais aberto, por exemplo, que é um gancho para a esquerda com desnível, com uma curva esquerda longa e muito técnica, ou a ZE 28 uma zona aberta com um gancho (cotovelo) à direita que é espetacular devido à forma como os concorrentes o fazem.

Ainda em Amarante, na primeira parte do troço, a ZE24 é muito ‘famosa’, pois no passado os grupos B ‘atalhavam’ e pregavam valentes sustos aos espetadores que hoje podem ver o gancho à esquerda muito mais comodamente.

No domingo, pode optar pela ‘festa’ habitual em Fafe, mas eu prefiro o novo troço de Cabeceiras de Basto, a ZE33, que tem ampla visibilidade com muito espaço e boa para espetadores. É uma zona aberta, em que pela velocidade dos carros é quase certo grandes atravessadelas.

Por fim, tenha muito cuidado com a quantidade de estradas que estarão cortadas à volta dos troços, ou só abertas para veículos oficiais. Veja bem os mapas e informações, de modo a evitar constrangimentos. Quanto menos olhar para as informações que estão disponíveis em todo o lado, maiores serão as probabilidades de perder tempo se deparar com situações inesperadas. Ir com muito tempo é primordial.

Outro ponto importante, que é um defeito enorme de muitos adeptos que vão aos ralis, não só ao Rali de Portugal: muitos acham que quando começam a ver carros estacionados, mais para a frente há sempre lugar para si.

Muitos fazem o mesmo e daí até a quase ninguém conseguir andar para a frente ou para trás é um ‘tirinho’.

Há 30 anos aprendi a técnica das autoridades no Rali de Monte Carlo. Um único polícia, vai avançando pela estrada à medida que o estacionamento vai ficando cheio. Ninguém passava por ele. Se fizessem o mesmo aqui não havia ninguém ‘bloqueado’.

Nunca esqueça que, por vezes, deixar um carro estacionado mais longe, também irá significar que vai de lá sair mais depressa, pois a pé não há engarrafamentos.

Quando estacionar, vire de imediato o carro para onde vai sair. É mais fácil antes, do que depois.

Olhe bem para a meteorologia, não esqueça que nas Serras, mesmo estando calor, pode arrefecer pelo que estar precavido é importante.

Faça um ‘check list’ atempadamente e certifique-se que não se esquece de nada.

Nos acessos, não esqueça que tipo de carro guia, e se levar o carro cheio, ainda pior. Mais peso, carro mais perto do chão, veja por onde mete o carro.

O resto é simples, divirta-se…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
7 meses atrás

Boas dicas!

últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado