GP Miami F1: McLaren errou, Red Bull estava lá…
No papel, foi apenas mais uma pole position para a Red Bull em Miami, com Max Verstappen a liderar os tempos no Sprint Qualifying. No entanto, a McLaren esteve muito mais perto do que qualquer um esperava – incluindo eles próprios – e os carros ‘papaia’ estão a mostrar tanta velocidade que os atuais campeões do mundo podem não estar muito à vontade este fim de semana.
A Red Bull esteve um pouco fora de ritmo nos dois primeiros segmentos da qualificação sprint, mas quando foi preciso, Max Verstappen fez o trabalho na parte final da sessão para conquistar a pole position.
Seja como for, a McLaren esteve mais rápida na Qualificação Sprint, superando a Red Bull por 0,150s, com base no facto de Norris ter feito um tempo mais rápido na SQ2 com os médios do que o melhor de Max Verstappen, que foi com os macios na SQ3.
Na realidade, a pista estava um pouco mais lenta no SQ3, então mesmo que a pole de Verstappen tenha sido mais lenta que o tempo de Norris no SQ2, ele marcou o tempo num ponto em que a pista estava mais lenta. Se tivessem sido feitos ao mesmo tempo, a Red Bull teria sido potencialmente mais rápida.
No entanto, está equilibrado, apenas 0,08s quando se leva em consideração o combustível, os pneus e a evolução da pista.
Verstappen ficou surpreendido com a pole do Sprint, pois o neerlandês – tal como muitos pilotos – sentiu que o carro estava pior do que no início do dia nos treinos, quando as condições estavam ligeiramente mais frescas. Com base nas sensações que teve nos treinos, Verstappen estava confiante de que poderia conquistar a pole, mas essa confiança tinha-se esvaído quando chegou a altura da qualificação para o Sprint. O facto de ter tido o suficiente na mão sugere que continua a ser o favorito para o fim de semana – mas é claro que a Red Bull deverá ter mais luta do que tem sido habitual.