F1: Nico Hülkenberg vai para a Sauber em 2025…
Nico Hulkenberg vai deixar a HAAS e mudar-se para a Sauber em 2025, um ano antes da entrada oficial da Audi na F1, prevista para 2026. Será um reencontro com Andreas Seidl, pois juntos venceram as 24 Horas de Le Mans em 2015 com a Porsche.
O contrato é de vários anos e o piloto, que já tinha corrido pela equipa suíça em 2013, fica à espera da Audi, sendo esse o primeiro piloto confirmado para o novo projeto da marca alemã.
Com a experiência de mais de 200 corridas de F1, Nico Hulkenberg será uma peça importante para o desenvolvimento contínuo e bem sucedido da equipa, devido À sua enorme experiência e também reconhecida rapidez. Em paralelo com os seus compromissos para a Stake F1 Team KICK Sauber na época de 2025, estará estreitamente envolvido no desenvolvimento do primeiro carro de F1 da Audi para 2026.
“Estamos muito satisfeitos por receber o Nico aqui em Hinwil a partir de 2025 e por competir com ele na Fórmula 1. Com a sua velocidade, a sua experiência e o seu compromisso com o trabalho de equipa, será uma parte importante da transformação da nossa equipa – e do projeto de F1 da Audi”, disse Andreas Seidl, CEO da Sauber Motorsport AG e também CEO da futura equipa de fábrica da Audi F1. “Desde o início, houve um grande interesse mútuo em construir algo a longo prazo juntos. O Nico é uma personalidade forte e o seu contributo, a nível profissional e pessoal, vai ajudar-nos a progredir tanto no desenvolvimento do carro como na construção da equipa”.
Nico Hülkenberg é um dos pilotos mais bem sucedidos da Fórmula 1 e tem provado repetidamente a sua capacidade de se estabelecer rapidamente num novo ambiente e de enfrentar novos desafios com determinação.
Este não é o seu primeiro encontro com a equipa. “Estou de regresso à equipa com a qual trabalhei em 2013 e tenho boas recordações do forte espírito de equipa na Suíça”, disse o piloto de Emmerich-am-Rhein: “A perspetiva de competir pela Audi é algo muito especial. Quando um fabricante alemão entra na Fórmula 1 com tanta determinação, é uma oportunidade única.
Representar a equipa de fábrica de uma marca automóvel com uma unidade de potência fabricada na Alemanha é uma grande honra para mim.”
Com quatro títulos entre 2005 e 2009 nas mais importantes categorias júnior de monolugares, Nico provou desde cedo o seu talento. Em 2008, atraiu as atenções durante os testes na Fórmula 1, antes de se estrear em 2010, competindo em mais de 200 corridas por sete equipas de Fórmula 1 diferentes. Numa atitude invulgar para a sua geração de pilotos, Nico Hulkenberg também competiu no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC) durante uma época de Fórmula 1 em curso, em 2015, vencendo as 24 Horas de Le Mans na sua estreia. O seu chefe de equipa na altura: Andreas Seidl. Está tudo a postos para um reencontro.