F1: Stefano Domenicali rebate críticas ao calendário

Por a 25 Abril 2024 11:34

Stefano Domenicali, diretor-executivo da Fórmula 1, mantém-se firme perante as queixas dos pilotos sobre o calendário da competição mundial. 

Lando Norris acredita que o calendário da Fórmula 1 com 24 corridas é insustentável e “não é saudável”, ainda com a adição de seis Sprint, que intensifica ainda mais a carga de trabalho para todos os envolvidos, apesar das alterações ao programa dos fins de semana deste formato. 

Disse Norris que “a questão principal é apenas o impacto [do calendário] tem nos mecânicos e engenheiros. Sinceramente, não acho que seja muito mau para nós, pilotos. Penso que não podemos queixar-nos de todo. São as centenas de mecânicos e engenheiros que temos aqui, que têm de viajar tanto. Não é saudável para eles. Não é sustentável”. 

Também Max Verstappen manifestou a sua preocupação. “O formato sprint foi melhor, penso eu. Um pouco mais direto, mas também não vamos exagerar”, disse Verstappen. “Já fazemos 24 corridas por ano, seis provas de sprint também. Eu percebo, acho que se vende mais e há melhores números na televisão. No entanto, também há mais tensão para a mecânica e tudo o resto, para que tudo esteja sempre no máximo. Por isso, aceitamos, temos de lidar com isso, mas não vamos pensar que agora precisamos de 12 dessas provas, porque isso também afetará as pessoas”, disse o tricampeão do mundo. 

Stefano Domenicali respondeu a essas recentes queixas dos pilotos sobre as crescentes exigências do calendário do desporto, em entrevista à Autosprint. O responsável abordou diretamente a questão, afirmando que discute com os pilotos sobre esta matéria “e, se não quiserem pilotar na Fórmula 1, não são obrigados a fazê-lo”, acrescentando que “24 é melhor do que 12”. 

Domenicali explicou que “é uma questão de respeito pelos fãs. Eles querem vê-los a correr. Temos responsabilidade para com todos os nossos fãs, os nossos parceiros, os nossos promotores, os nossos patrocinadores, das nossas emissoras. A magia do desporto em que vivemos deve-se ao facto de precisarmos de heróis que precisam de desfrutar do que fazem. E tenho a certeza de que eles gostam”.

Em declarações à Sky, Domenicali esclareceu que “24 é um número ótimo com os eventos que temos até agora. A boa notícia deste ano é que assumi a responsabilidade com as equipas e promotores de anunciar o calendário muito mais cedo do que o habitual, para que todos estejam preparados. Foi mais um passo na direção de tentar regionalizar o calendário. Não o podemos fazer completamente, mas penso que demos o passo certo, por isso estou muito contente com isso”, concluiu.

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
7 meses atrás

Eu gostaria de saber o que este senhor diria, se ainda fosse dirigente de uma equipa. Era capaz de falar de forma diferente.
Os fãs querem ver os pilotos correr, mas também querem ter espaço (tempo) para outras actividades. E não nos podemos esquecer que o pessoal das equipas não trabalham só de sexta a domingo, nem apanham o jacto privado para os circuitos.
Só espero que, a médio prazo, não matem a galinha dos ovos de ouro com tanta ganância.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
7 meses atrás

A F1 sempre foi o meu deporto nº1, mas nos últimos tempos tenho as minhas dúvidas se devo seguir em directo ou em diferido par dar prioridade a outros desportos como o WEC. Já deixei de ver programas pré corrida ou pós corrida, prefiro ir ver outro desporto em directo ou delay, os fins de semana só têm 48 h e também é preciso dormir, comer e viver.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado