F1: Red Bull tem “70 anos de desvantagem para a Ferrari” na produção de motores

Por a 23 Abril 2024 14:49

Christian Horner reconheceu que existe uma desvantagem significativa que a sua equipa enfrenta relativamente à Ferrari em termos de produção de motores.

Com as próximas mudanças nos regulamentos da Fórmula 1, incluindo a remoção do MGU-H e os avanços nos sistemas elétricos destinados a gerar a potência, Horner admite que a Red Bull está em clara desvantagem para a Ferrari. 

O britânico destacou a vasta experiência que a Ferrari acumulou ao longo dos seus 70 anos de história no fabrico de unidades de motrizes, um fator que coloca a Red Bull numa desvantagem considerável em termos de compreensão e desenvolvimento destes sistemas complexos.

Recordamos que foi relatado uma luta política intensa nos primeiros meses de 2023, quando a Red Bull pedia para usufruir das vantagens de ser nova fabricante de motores para 2026. Nessa altura, a Ferrari terá batido o pé firmemente, o que terá desequilibrado a balança contra a estrutura de Milton Keynes. 

Um novo fabricante de unidades motrizes pode ter algumas vantagens, como mais tempo de testes e mais dinheiro para gastar para permitir que chegue ao nível dos restantes mais rapidamente. Era esse o desejo da Red Bull, mas os restantes fornecedores opuseram-se, levando o que terá atrasado o seu anúncio oficial como fornecedor, como forma de pressão. 

Horner insistiu que a Red Bull está “numa curva de aprendizagem acentuada, estamos a cerca de 70 anos de desvantagem relativamente à Ferrari. Temos um grande grupo de pessoas, aplicamos a mesma filosofia que temos no chassi ao motor. É um desafio diferente. Não há garantias e não há conhecimento de onde os outros estão, com estes novos regulamentos, é uma folha de papel em branco, e não temos o benefício de um motor existente para aprender. Do ponto de vista dos custos, isso é uma desvantagem, mas, ao mesmo tempo, não temos a distração do motor atual, as correções de fiabilidade, etc., que têm de ser resolvidas.”

Sublinhando antes que os objetivos estão a ser cumpridos, e negando qualquer atraso para os adversários nesta matéria, Christian Horner deu o exemplo da produção dos chassis vencedores da Red Bull como garantia de um bom trabalho também nos motores. “Ainda nem sequer temos regras para o chassi, mas se eu fosse apoiar qualquer equipa para acertar no chassi, penso que temos um historial razoável. A Red Bull não teria ganhado 117 corridas e feito o que fizemos sem tomar decisões arrojadas”, concluiu.

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Pity
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7 meses atrás

É por isso que eu não acredito que consigam fazer um bom motor, apesar da contribuição da Ford e de terem contratado dezenas de engenheiros às rivais. Mas é de louvar a coragem de se terem lançado nesse desafio.

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