GP China F1: Nico Hülkenberg no Q3 comprova “potencial” do Haas VF24
Nico Hülkenberg passou ao Q3 enquanto Kevin Magnussen não passou do Q1, mas a Haas responsabiliza o tráfego por esta diferença de andamento.
Nico Hülkenberg teve um bom desempenho na qualificação para o Grande Prémio da China, avançando até ao Q3 e assegurando uma posição no top 10 da grelha de partida. Em contraste, o seu companheiro de equipa Kevin Magnussen não passou ao Q1, assegurando a equipa que o dinamarquês enfrentou tráfego durante a sua última volta rápida, que resultou numa posição no fundo da grelha de partida para a corrida de domingo, na 17.ª posição.
“O desempenho do carro em volta rápida com pneus macios foi ótimo”, insistiu o chefe de equipa Ayo Komatsu. “O nosso objetivo era entrar no Q3 e, com o Nico, conseguimos isso hoje, ser o carro mais rápido fora das cinco primeiras equipas. É o melhor que podemos fazer, por isso foi um bom trabalho. Por outro lado, não conseguimos passar ao Q2 com o Kevin. Teve um pouco de azar em termos de tempo [de entrada em pista], mas podíamos ter feito um pouco melhor em termos de preparação para a sua segunda volta, falhamos por uma pequena margem”.
Apesar de ter sido uma curta margem, isso teve um custo para o piloto da Haas, considerando Komatsu que a equipa tem de “fazer um trabalho perfeito. Portanto, foi um pouco confuso, mas é bom termos mostrado o potencial do carro com o Nico”.
O piloto alemão, que vai arrancar do nono posto da grelha, admite que a intenção era “melhorar o carro, mas reagiu de forma estranha e diferente do que esperávamos na Sprint”, mas ficou mais satisfeito “com a qualificação, foi limpa, não sei se poderia ter pedido mais em termos de execução e das minhas voltas. Corrigimos as coisas da Sprint, as coisas estavam mais em linha com o que esperávamos, por isso estou contente. Espero uma corrida difícil amanhã, penso que será difícil para nós, mas estou ansioso por isso.”
Já Kevin Magnussen, explicou que “só consegui uma volta na primeira corrida porque fui chamado à pesagem, não tivemos tempo de sair novamente com o primeiro conjunto de pneus. Só fiz uma volta com o segundo conjunto e o [Logan] Sargeant saiu na curva 8 à minha frente, perdi um pouco de tempo aí e, depois, na curva 14, o [Yuki] Tsunoda meteu-se à minha frente. As margens são tão curtas agora e aqui estamos nós no Q1. Sinto que tive um pouco de azar”.
Foto: Mark Sutton / LAT Images