GP China F1: Sauber mostrou bom andamento e pode surpreender
Não terão sido apenas as condições da pista a levarem Zhou Guanyu e Valtteri Bottas a discutirem o SQ3 da Sprint Shootout, podendo a Sauber surpreender ainda mais no GP da China.
A Sauber enfrentou um início de temporada difícil, com problemas de desempenho e percalços nas paragens nas trocas de pneus que impediram o seu progresso na classificação da Fórmula 1. No entanto, a equipa suíça superou as expectativas no Grande Prémio da China, apresentando um forte ritmo na qualificação para a corrida Sprint, podendo não ficar apenas por aqui.
Tanto Valtteri Bottas como o piloto local Zhou Guanyu mostraram um ritmo alto, assegurando posições entre os dez primeiros da grelha, apesar das condições traiçoeiras da pista. O nono lugar de Bottas e o décimo lugar de Zhou marcaram um feito significativo para a Sauber, oferecendo alguma esperança no meio de uma temporada complicada.
A velocidade do carro da equipa em condições de piso seco durante o SQ2 foi uma surpresa, com Bottas a demonstrar um ritmo competitivo.
Apesar de, segundo os dados da F1, em ritmo de corrida, a Sauber estar no meio do pelotão – a 1.38s da Red Bull e 0.49s da RB – a situação difere em qualificação, estando mais próxima da RB (+0.02s). E os dados sugerem que na Sprint a Sauber pode estar na discussão de um dos oito lugares pontuáveis.
Embora o desafio de somar pontos na corrida de Sprint seja grande, este novo ímpeto coloca a equipa numa posição favorável para capitalizar quaisquer oportunidades que surjam e acabar, potencialmente, com a sua seca de pontos.