F1: Fernando Alonso propenso a prolongar a sua ligação à Aston Martin

Por a 9 Abril 2024 10:50

Fernando Alonso está inclinado a prolongar o seu contrato com a Aston Martin para além de 2024, o que representa um afastamento da especulação sobre o seu futuro na Fórmula 1 e dos rumores que o ligavam à Mercedes ou à Red Bull.

Apesar dos recentes desempenhos, Alonso continua hesitante em comprometer-se definitivamente com qualquer contrato e inclusivamente, a permanecer na Fórmula 1 para além da atual temporada. No entanto, as indicações mais recentes sugerem que está a aproximar-se da finalização de um novo acordo com a Aston Martin.

Rumores anteriores ligavam Alonso a possíveis mudanças para a Mercedes ou Red Bull, alimentadas pelos bons desempenhos que tem tido na Aston Martin, não apenas esta temporada, mas com mais influência em 2024, porque o monolugar britânico não está ao nível do seu antecessor em igual período do ano passado. No entanto, durante o Grande Prémio de Suzuka, Alonso reconheceu a improbabilidade de se juntar à Red Bull se Max Verstappen sair.

Enquanto o piloto neerlandês afirmou ao jornal De Limburger não ter interesse em “quem se senta ao meu lado e já o disse à equipa”, acrescentando que “acharia estranho contratar um piloto de 42 anos”, uma referência à hipótese de Alonso ser opção para a Red  Bull, que “sempre teve a tradição de formar jovens pilotos”, o objetivo do piloto espanhol parece continuar convencido que a Aston Martin lhe pode dar ferramentas para voltar a ganhar corridas e títulos novamente. 

“Não há nenhuma outra equipa no paddock que tenha planos tão ambiciosos como nós”, explicou Alonso ao Auto Motor und Sport. “Agora, há o dobro de pessoas a trabalhar para a equipa do que no início. Desde o verão passado, temos estado a trabalhar na nossa nova e ultra-moderna fábrica. O túnel de vento e o simulador estarão prontos no final do ano. Estamos agora a meio da corrida do desenvolvimento, quando no ano passado quase não participamos nela. Tudo isto são bons sinais e um passo importante para nos tornarmos uma equipa vencedora. E é por isso que falarei primeiro com a Aston Martin se decidir continuar”. 

Sobre a Mercedes, e depois de terminar à frente de ambos os pilotos da equipa de Brackley em Suzuka, o piloto espanhol foi mais mordaz, mas também deu a saber à sua atual estrutura que não está completamente satisfeitos. “A Mercedes está atrás de nós, por isso essa opção não me parece atrativa. No entanto, também não é atrativo terminar 44 segundos atrás do líder”.

E quando questionado se o sexto lugar no domingo passado o ajudaria a tomar uma decisão sobre a próxima temporada, o espanhol foi enigmático. “Sim e não. Hoje diverti-me, o que é importante sentir quando se corre, mas tive um dos melhores fins de semana de toda a minha carreira e ainda estava 44 segundos atrás do líder. Isso não é assim tão divertido. Ninguém se vai lembrar de Suzuka 2024 pelo que eu fiz. A Red Bull e a Ferrari estão noutra liga e a McLaren e a Mercedes estão à nossa frente, pelo que a nossa posição natural é o nono e o décimo lugar em cada qualificação e em cada corrida. Vamos ver”. 

Enquanto as discussões prosseguem, a potencial decisão de Alonso de prolongar contrato com a Aston Martin poderá remodelar o panorama dos alinhamentos de pilotos nas próximas épocas. Os entusiastas da Fórmula 1 aguardam novos desenvolvimentos sobre as futuras decisões de Alonso e as implicações para a dinâmica competitiva do desporto.

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
7 meses atrás

Quem sabe se entre a Red Bull, Mercedes e Aston Martin não é a última a ganhar com os motores Honda.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
7 meses atrás

Acho que Red Bull e Mercedes não contrariam Alonso para evitar problemas com Verstappen e Russel.
Para mim, ele continua na Aston Martin e Stroll deveria ser substituído por Drugovich.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
Reply to  breno_mascarenhas2020_hotmail_com
7 meses atrás

contrariam = contratariam

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado