WEC: Peugeot apresentou a versão 2024 do Hypercar 9X8

Por a 25 Março 2024 10:22

A Peugeot revelou hoje a nova versão do seu Le Mans Hypercar para competir na restante temporada do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), depois de, durante a pré-temporada, terem desenvolvido o 9X8, na sua versão de 2023 e, ao mesmo tempo, seguir o exigente caderno de encargos estabelecido a versão 2024, preparando-o para a estreia na jornada de Imola, em abril.

Após uma primeira época completa no WEC, que incluiu um bom desempenho em Le Mans e um primeiro pódio (3º lugar) em Monza, e depois de ter passado grande parte da corrida de abertura da época de 2024 na frente em Losail, o Peugeot 9X8 foi equipado com várias atualizações , uma vez que procura dar uma passo em frente e lutar por melhores resultados numa classe Hypercar incrivelmente competitiva, com nove fabricantes e dezanove protótipos.

Na sua versão inicial, o Peugeot 9X8 foi concebido com um caderno de encargos que respondia à regulamentação técnica elaborada em 2020/2021. No entanto, entre a fase de conceção do veículo e a sua estreia em competição no verão de 2022, a regulamentação foi alterada, abrindo a possibilidade de melhorar o desempenho em determinados domínios. Assim, algumas configurações de conceção foram revistas para maximizar o seu potencial e responder aos ambiciosos objetivos fixados pela Equipa Peugeot TotalEnergies.

“Fizemos escolhas que já não são as mais corretas e esta diferença de desempenho não foi suficientemente compensada pelo BoP (Balance of Performance) em 2023”, explicou Olivier

Jansonnie, Diretor Técnico da Peugeot Sport. “A ideia era, portanto, voltar a um carro com um design semelhante ao do carro dos nossos rivais, de modo a que lhe fosse dado um tratamento equivalente por parte do BoP. Foi por isso que decidimos abandonar a utilização de pneus com larguras idênticas de 31/31 cm em todas as rodas, optando por pneus de 29 cm à frente e 34 cm atrás. Não se trata de um carro novo, pois tem o mesmo chassis, mas há muitas atualizações. Para que os pneus funcionem eficazmente, tivemos de alterar o centro de gravidade do Peugeot 9X8, o que implicou deslocar certos componentes e trabalhar para tornar outros mais leves. E para ter um melhor equilíbrio aerodinâmico, tivemos também de considerar a redistribuição das cargas aerodinâmicas, o que nos levou a redesenhar cerca de 90% dos componentes da carroçaria, nomeadamente nomeadamente a adição da asa traseira. Para além de tudo isto, decidimos utilizar esta nova homologação para melhorar a fiabilidade e a performance, de modo a termos as melhores oportunidades no campeonato”.

A decisão da Peugeot foi tomada em março de 2023 para introduzir algumas atualizações radicais no carro para a época de 2024, tendo a estrutura trabalhado no novo design do carro ao mesmo tempo que participavam no WEC de 2023. “Foi um projeto dentro de um projeto, o que aumentou substancialmente a carga de trabalho da equipa”, continuou Olivier Jansonnie. “Mas pudemos contar com o empenho inabalável da Equipa Peugeot TotalEnergies e estamos agora ansiosos por mostrar o resultado do seu trabalho árduo. O objetivo é, claramente, voltar a estar entre os primeiros, lutar regularmente pelos pódios e até lutar pelas vitórias nas corridas”.

Segundo Matthias Hossann, diretor de marketing da marca Peugeot, houve ainda a oportunidade para realçar algumas características da marca na nova versão do 9X8. “Após um design elegante e discreto para marcar o regresso da Peugeot às corridas de Endurance em 2022, segue-se a pintura de 2023 produzida pelo artista plástico Demsky, celebrando o Centenário das 24 Horas de Le Mans e o 30º aniversário do da Peugeot em Le Mans, desta vez criámos um design que utiliza a cabeça de leão’ em diferentes escalas”, detalhou o responsável da marca. “Este design , que simboliza uma “alcateia de leões”, transmite o sentido de coletividade que reflete perfeitamente os valores das corridas de Endurance. Quisemos realçar este espírito de equipa e a riqueza de talentos da equipa. O desenho é produzido em diferentes tamanhos e em diferentes cores retiradas da tabela de cores da Peugeot Sport, incluindo preto, cinzento, branco e kryptonite. Este tema está igualmente presente nos produtos de merchandising de merchandising desenvolvidos pela equipa de design gráfico da Peugeot”.

Depois de ter feito a sua última aparição nos 1812 km do Qatar, a ronda inaugural do WEC, a versão 2023 do Peugeot 9X8 vai agora dar lugar à versão 2024 nas 6 Horas de Imola, segunda ronda da época, a 21 de abril.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
canam
canam
8 meses atrás

Com tanto engenheiro, etc,finalmente ao fim de 3 anos viram uma coisa óbvia- um carro sem asa não é possível ser competitivo…desde que começaram a aplicar isso nos carros de corrida há quase 60 anos ! Este é para ganhar, mas perderam 2 anos. Quiseram ser diferentes pelos vistos.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  canam
8 meses atrás

Ao fim de 2 anos o carro sem asa foi capaz de bater os 2 Toyotas e quase terminar em 2º lugar, tendo um momento Toyota na última volta de uma corrida de quase 10 horas.

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado