GP Austrália F1, TL2: Ferrari bem na frente da Red Bull, Mercedes e McLaren mais atrás…

Por a 22 Março 2024 06:31

Charles Leclerc (Ferrari) impôs um forte ritmo durante o segundo treino livre no GP da Austrália, e bateu Max Verstappen (Red Bull) e o seu colega de equipa, Carlos Sainz (Ferrari) por margem significativa.

A sessão teve um início atribulado. Dois pilotos permaneceram nas boxes. Verstappen enfrentou um pequeno atraso na sua ida para a pista enquanto a Red Bull trabalhava no piso do seu RB20, tendo o neerlandês sofrido alguns danos no TL1, tal como reportou de imediato via rádio.

Alex Albon, por sua vez, foi forçado a ficar – naturalmente – de fora do TL2 depois de ter sofrido um forte acidente no primeiro treino. O piloto tailandês não sofreu ferimentos, mas a equipa Williams precisou de mais tempo para reparar os extensos danos no seu carro.

Depois de vários pilotos terem sofrido ‘momentos’ fora de pista no TL1, Logan Sargeant fez um pião logo no início do segundo treino, quando o vento continuava a aumentar.

O piloto norte-americano foi à gravilha e evitou por pouco o contacto com as barreiras, enquanto outros, incluindo a dupla da Mercedes, também saíram da pista à medida que a sessão avançava.

Quando as voltas de teste com os pneus macios começaram, foi Leclerc que foi o mais rápido com um tempo de 1m 17,277s. Isto colocou-o com 0,381s de vantagem sobre Verstappen, que – depois de se ter juntado à sessão por volta dos 25 minutos – se viu ligeiramente fora de ‘sincronia’ com o resto do pelotão em termos do seu plano de sessão.

Carlos Sainz ficou em terceiro, com o espanhol em bom plano no seu regresso à ação depois de ter sido operado a uma apendicite há duas semanas, enquanto os Aston Martin de Lance Stroll e Fernando Alonso estiveram bem, com o P4 e P5, respetivamente, dos dois pilotos.

George Russell fez o sexto tempo no que pareceu ser mais uma sessão um pouco complicada para a Mercedes, à frente de Oscar Piastri em sétimo e Sergio Perez em oitavo. Lando Norris – que já tinha marcado o ritmo na primeira sessão de treinos – conseguiu apenas o P9, com Yuki Tsunoda, da RB, a fechar o top 10.

Zhou Guanyu foi 11º para a Kick Sauber, numa altura em que a equipa procura resolver os problemas de paragem nas boxes que a têm afetado nas últimas corridas, enquanto Daniel Ricciardo foi 12º perante o seu público.

O único Williams de Sargeant terminou o dia em P13, com Valtteri Bottas atrás em P14 e Pierre Gasly a liderar a Alpine em P15.

Nico Hulkenberg conquistou a P16 depois de marcar um ponto para a Haas na Arábia Saudita, enquanto Esteban Ocon ficou com a P17.

O dia parecia estar a ser difícil para Lewis Hamilton, com o britânico a terminar em 18º depois de ter ‘abandonado’ as duas primeiras voltas. Kevin Magnussen, por sua vez, completou a sessão em 19º.

Com a ação de sexta-feira em Melbourne agora concluída, as equipas vão avaliar os seus dados antes do início dos Treinos Livres 3, no sábado, às 1h30 de Portugal continental, antes da qualificação no final do dia, às ‘nossas’ 5h00.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
9 meses atrás

Tendo terminado agora de assistir aos quatro eventos da madrugada, fiquei na dúvida se iremos assistir a corridas de monolugares, ou a corridas de corta-relvas, mas estou inclinada para a segunda opção.
Uma palavra para a Williams: o Sargeant, apesar de uma atrapalhação, não andou mal, pelo que não sei se a decisão de o preterirem face a Albon foi justa.

PABT
PABT
Reply to  Pity
9 meses atrás

A decisão da Williams deve de ter sido fundamentada no possibilidade de o Albon conseguir um melhor resultado no final da corrida em relação ao Logan, caso não dê também cabo do carro até lá.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado