F1: Sauber trabalha para resolver problema nas paragens nas boxes
A Sauber já deu sinais positivos na nova temporada, principalmente no que diz respeito ao ritmo de corrida, mas há também aspetos que requerem muitas melhorias e que afetaram negativamente as duas primeiras corridas. Além de precisarem de apresentar progressos em voltas rápidas, no desempenho em qualificação, há também a questão dos problemas nas paragens nas trocas de pneus, que fizeram Valtteri Bottas e Zhou Guanyu perderem muito tempo nas duas corridas.
Logo após uma corrida com mais uma paragem nas boxes desastrosa, o representante da Sauber, Alessandro Alunni Bravi, admitiu que o caso na Arábia Saudita, que aconteceu na troca de pneus do carro de Zhou Guanyu, “foi semelhante ao da semana passada no Barém, não por culpa de nenhum dos nossos mecânicos, mas algo que requer uma investigação minuciosa”.
A equipa suíça, preparando-se com mais algum tempo entre a última prova e a próxima na Austrália, tenta resolver esta questão. Em novas declarações ao Motorsport, Bravi confirmou que não será fácil encontrar uma solução num curto espaço de tempo. “Em primeiro lugar, para mim é muito importante dizer que não foi um erro dos nossos mecânicos, que estão a fazer um excelente trabalho. Sabemos que temos um problema, um problema que também ocorreu no Barém no carro do Valtteri e desta vez no carro do Zhou. Investigamos e estamos a trabalhar para resolver o problema o mais rapidamente possível. E estamos a rever as peças para que não voltemos a ter este problema nas próximas corridas”.
O representante da Sauber salientou que em 2024, muitas equipas alteraram o seu equipamento de paragem nas boxes – a Alpine e por exemplo, terá novas pistolas para apertar as porcas das rodas – e também a Sauber, na tentativa de baixar os tempos nas suas trocas de pneus, também fez algumas alterações ao seu equipamento. “Temos um novo equipamento, temos um novo design de todas as peças. Mas é claro que há algo que tem de ser melhorado”, disse Alunni Bravi.
O responsável sublinhou a importância destes problemas não voltarem a acontecer. “Estamos a trabalhar em todas as áreas com uma abordagem de 360 graus para termos paragens nas boxes mais consistentes, paragens nas boxes mais rápidas, mas também para não termos qualquer tipo de problema. Para nós é fundamental, porque tivemos este problema nas duas últimas corridas. Por isso, não nos podemos dar ao luxo de ter problemas durante os GP, porque há potencial no carro para lutar por pontos. Claro que comprometemos esta oportunidade no Barém e em Jidá”, concluiu.
Foto: Mark Sutton/Stake F1 Team