F1: Lando Norris pede mudanças nos carros atuais

Por a 12 Março 2024 16:59

Lando Norris pede que sejam introduzidas melhorias nos atuais monolugares de Fórmula 1 devido ao desgaste físico que estes exercem sobre o corpo dos pilotos, afirmando que, apesar de tomadas medidas para atenuar este problema, esta questão “tem um preço” para os pilotos. 

Desde a introdução dos novos regulamentos técnicos em 2022, que trouxeram de volta o efeito de solo aos monolugares de F1, as equipas depararam-se com os ressaltos ao longo das retas, que afectaram várias equipas. Embora tenham sido tomadas medidas para atenuar este problema, os carros continuam a estar equipados com configurações de suspensão rígidas. Esta configuração tem como objetivo manter os carros tão perto do chão quanto possível para maximizar o ‘downforce’.

“Certas pessoas pensam que não é mau e que costumava ser pior há muitos anos atrás”, disse Lando Norris sobre a questão do ‘bouncing’ afetar os pilotos. “Os tempos mudaram. Queixamo-nos de certas coisas, apenas queixas dos condutores de vez em quando, mas certas coisas também têm uma boa razão de ser, para o nosso próprio corpo, para a segurança e saúde”. 

O piloto britânico esclareceu que “há áreas a melhorar, é preciso melhorar um pouco, porque as equipas fazem os carros mais rápidos e nós conduzimo-los, mas há certas alturas em que começa a ter consequências”. Realçando que “não é tão mau como era há dois anos”, Norris explicou que “ainda temos de conduzir os carros extremamente baixos e rígidos” e que isso pode ter impacto no futuro da carreira de cada piloto. “Isso tem um preço. Ainda me debato muito com o meu corpo, as minhas costas e todas estas coisas. Agora tenho de fazer muita coisa, o que não tinha de fazer há uns anos atrás. Não diria que é diretamente por causa do carro. É natural para mim, tenho de trabalhar nisso, mas penso que, a longo prazo, as coisas têm de ser melhoradas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Thor
Thor
8 meses atrás

Afinal há mais a queixarem-se…

driver-on-track
driver-on-track
8 meses atrás

a segunda corrida já a choramingar…. estes franganotes de aviário deviam pilotar os carros de outras épocas….. se não podes junta-te a uma boys band….

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  driver-on-track
8 meses atrás

Nada haver … Os carros de agora são mais rápidos e as forças G são maiores o que causa mais desgaste … O nOrris tem razão , Amigo o junta te a um coro de silêncio…srsrsrsrsrrrs

canam
canam
8 meses atrás

Apenas ridículo.É o que temos.

Patucho10
Patucho10
Reply to  canam
8 meses atrás

Pode ser ridículo, mas podia -se fazer algo diferente por exemplo na parte das suspensões. eu lembro-me do Russell propor o regresso da suspensão ativa, por exemplo, algo que podia melhorar o “conforto” dos pilotos.
A saude dos pilotos está em primeiro lugar sempre.

Vagueante
Vagueante
Reply to  Patucho10
8 meses atrás

De acordo com o Russel, o pinaculo do desporto em tecnologia e com tantos carros de série já com estas suspensões, porque razão não voltam?

Scirocco
Scirocco
8 meses atrás

O Lando já anteriormente se tinha queixado o que indica uma de duas coisas: o conceito é efectivamente difícil para os pilotos ou o Norris tem efectivamente problemas a nível clínico. O que me custa perceber é se o sistema é tão mau, porque é que não há mais pilotos a queixarem-se. Tem uma associação de pilotos e podiam usá-la para exprimir como um todo as suas queixas.

Last edited 8 meses atrás by Scirocco
leandro.marques
8 meses atrás

As equipas podem e deveriam resolver esse problema. Mas não o fazem para não perder performance. A culpa não é bem dos regulamentos mas sim de quem paga aos pilotos. Subam os carros e esse efeito sente-se menos. Não o fazem para não ficar para trás no pelotão. Se não conseguem doutra forma resolver o problema, e embora todos os carros possam sofrer deste efeito há uns que resolveram melhor esse fenômeno, subam o carro. Não faz sentido estas queixas dos pilotos quando as suas próprias equipas não o querem resolver.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado