F1: Felipe Massa avança para tribunal
Felipe Massa deu tempo à FIA e Fórmula 1 para responderem à sua missiva do ano passado, mas sem ter uma resposta que fosse ao encontro das suas expectativas, deu agora entrada de um processo judicial, pedindo a revisão do título mundial de 2008 e consequente compensação financeira.
O ex-piloto de Fórmula 1, Felipe Massa, iniciou oficialmente um processo legal contra a Fórmula 1, procurando uma revisão das circunstâncias que envolveram o campeonato mundial de 2008. A ação legal surge após as tentativas de encontrar uma solução extrajudicial terem sido infrutíferas. Os advogados de Massa afirmaram que o fracasso da FIA, com a cumplicidade de Bernie Ecclestone e da FOM, levou a perdas financeiras significativas para o brasileiro, que agora pede pelo menos 82 milhões de dólares de indemnização.
A controvérsia tem origem em comentários feitos por Bernie Ecclestone no ano passado, sugerindo que a F1 tinha informações suficientes em 2008 para investigar o escândalo “crashgate” e potencialmente cancelar os resultados da corrida em Singapura antes de Lewis Hamilton ser confirmado como campeão. Massa, que terminou em segundo lugar no campeonato de 2008, pretende resolver o que considera ser uma injustiça histórica no desporto através das vias legais.
Embora a FIA e a Liberty Media, que detém os direitos comerciais da F1, se tenham recusado a comentar o assunto, Massa sublinhou o seu empenho em procurar justiça. “Sempre disse que lutaria até ao fim”, afirmou à Globo. “Como a FIA e a FOM decidiram não fazer nada, vamos procurar nos tribunais a reparação desta injustiça histórica. O assunto está agora com os advogados, e eles estão totalmente autorizados a fazer o que for necessário para que a justiça no desporto seja feita”.
Em comunicado, os advogados de Felipe Massa sublinham que “as tentativas de encontrar uma solução amigável foram infrutíferas, deixando o Sr. Massa sem outra escolha senão iniciar um processo judicial”.
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Que tristeza
Coberto de razão no meu entender. Ver o título ser-lhe retirado na última volta com uma simulação de acidente do Vetel e ser servido de bandeja ao outro. Está coberto de razão.
O que é que o Vettel faz nesta história?
Acidente de Vetel?????!!!
Sou mais um a não perceber essa da simulação do acidente do «Vetel»… em que planeta é que isso aconteceu? Neste não foi de certeza.
Isso foi em que planeta ?
O titulo que se lixe…mas os 82 milhões já é outra conversa.
Um piloto mediano com um comportamento acima da média, mas isto… Sinceramente.
Pode ser que faça jurisprudência!
A culpa desta história é do Bernie. Se ele não tivesse dado aquela entrevista, da qual disse que não se lembrava, o Massa tinha ficado quieto. O Massa sabia desde 2009 da trafulhice, e ficou calado. Ao fim destes anos, o Bernie devia ter ficado calado. Utilizando um termo usado nos casamentos, “fale agora ou cale-se para sempre”, o Bernie devia ter ficado calado para sempre.
O Massa pode pedir uma indemnização por perdas e danos, mas o título está homologado.
E se a justiça internacional for como a nacional os bisnetos do massa talvez um dia lhes vejam ser dada razão 😉
Desculpe, mas penso que não entendeu o que está aqui em questão. O Massa age assim porque existem, não direi provas, mas indícios muito fortes de que a FIA sabia, ainda em 2008, que o acidente do Piquet Jr. em Singapura foi propositado. Foi isso que o BE deu a entender na tal entrevista. Se foi assim, o Massa foi realmente privado do título e dos prémios a que teria direito, porque o GP de Singapura devia ter sido anulado e o Hamilton perderia os pontos que conquistou nessa corrida. Pelo menos é esta a tese do Massa e dos… Ler mais »
Um excelente retrato da situação. O pedido é de reparação económica dos danos sofridos, e, como consequência, será posta em causa ( finalmente!) a reputação da F1 e da FIA. Acrescentar ainda: O Massa (infelizmente para ele) não teve o apoio da Ferrari quando no ano seguinte foi descoberta a fraude desportiva. Por um lado, o Montezemolo a dizer que as punições então aplicadas foram severas, por outro, o TP da Ferrari a ser o Domenicali que tinha (e tem) ligações tão profundas ao Briatore. Para os mais “distraídos”: Já estava tudo combinado para o Nando e o Santander irem… Ler mais »
Nem vão tirar o título ao Hamilton, nem vão dá-lo ao Massa. A única coisa que ele pode vir a receber é uma indemnização por perdas e danos. Isso, sim, ele tem direito.
O Massa soube da trafulhice em 2009, quando a mesma se tornou pública. Logo nessa altura ele poderia ter agido, contra a Renault e o Briatore, mesmo ignorando que a FIA e o Bernie sabiam.
O Massa afirmou ainda a quente que ali ninguém bate.
Se a FIA abriu um inquérito em 2009, acusou formalmente a Renault e por fim sanciona o Briatore, o Symonds e a Renault ( pena suspensa) qual o sentido de o Massa agir contra a Renault e o Briatore em 2009 ?! Contra a FIA, sim, pois o choque do Piquet contaminou irremediavelmente todo o resto da corrida. Não foi só uma trafulhice mas também uma acto deliberado que alterou todo o jogo. Piquet ao muro não só criou uma vantagem para o Nando , pois, directa ou indirectamente, bloqueou todos os outros concorrentes de forma evidentemente ilícita. Se amanhã… Ler mais »
Qual trafulhice? Explique em concreto, com factos, qual foi a trafulhice, em termos de campeonato e seus resultados finais.
Bater de propósito não é trafulhice? O que é que você chama a isso?
Pelos regulamentos não se podem alterar resultados desportivos homologados…para mais passados 17 nos !!! Se assim fosse… abria-se uma caixa de pandora. Havia para aí queixas de há 50 anos até hoje. Era o fim do desporto.
A questão do dinheiro..é outra. Enfim mais novelas a juntar às já em exibição.
O Massa como piloto nunca passou da mediania diga- se de passagem.
É claro que a prova de Singapura tem que ser anulada, pois o resultado foi viciado. A violação do resultado foi provada e houve punições dos responsáveis. Se anularem a prova o Massa é campeão. Lembro que no “Tour de France” em ciclismo, após se saber que o ciclista Lance Armstrong estava dopado foram-lhe retiradas todas as vitorias, vários anos depois. Para além da questão do dinheiro reconheço que em termos desportivos é um assunto complicado. Quando se soube logo nesse ano deveria ter sido logo investigado… mas como sempre o dinheiro fala mais alto.
Foram tiradas todas as vitórias ao Armstrong, mas não as deram ao 2º classificado, nem anularam a prova.
…mas se a prova for considerada nula com a consequente retirada dos pontos o que vão fazer?!
O que está aqui em causa é se se deve anular ou não a prova de Singapura. Como ficou provado houve manipulação dos resultados, com notória vantagens para os infratores, como tal para mim a prova deve ser anulara e reparado esse erro.
É difícil perceber o significado de “homologado”? A prova nunca pode ser declarada nula. Anular-se a corrida é mexer com todas as equipas. Não tenho o resultado final do campeonato de cabeça, mas ao anular a prova, poderia também alterar a ordem final das equipas e consequente prémio final, não é só o Massa a estar em causa. A única coisa que deveria ter sido feita, e na altura, era desclassificar Alonso e a Renault. Sendo antes da homologação todos subiriam uma posição, o que não beneficiaria o Massa. Após homologação nada feito.
É a opinião dele, que vale o que vale. Neste caso, nada.
É jurista? Se sim, pode explicar porque o título da época de 2004/5 foi retirado à Juventus (para lá das outras sanções) na 2ª metade de 2006 por factos conhecidos em 2006 ?
Não sei nada da Juventus, mas suponho que tenha sido um problema com a própria, não com outra equipa. Se a trafu8lhice de Singapura tivesse permitido ao Alonso ser campeão, embora continue a dizer que a prova não será anulada, a discussão poderia ser outra, mas o campeão não teve culpa da fraqueza moral do Piquet jr.
E não, não sou jurista, mas conheço um bocado de leis e, mais ainda, costumo usar a cabeça para pensar.
Concurso público. Exame. 30 candidatos. 5 vagas. São publicadas as classificações. É descoberto e provado que houve fraude da parte dos apurados 4º e 5º classificados e ainda que foi encoberta pelos examinadores. Segundo a sua teoria, os outros (ed:)25 candidatos, excluídos, estão proibidos de requerer a anulação do concurso porque o 1º , 2º e 3ºclassificados não têm culpa da fraqueza moral dos 4º e 5º. Que raio de teoria…
Os infratores em Singapura têm nome: Flavio Briatore, que orquestrou uma batida forjada, Nelsinho Piquet, que fisicamente provocou o “acidente”, e Fernando Alonso, o beneficiário do “acidente” que foi engendrado para o colocar no lugar mais alto do pódio desse anedótico GP!… De facto, como diz, houve notórias vantagens para os infratores – todos estes 3 deveriam ter sido erradicados do desporto automóvel na hora!… O crime compensou…
https://ge.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1311962-15011,00-FRAUDE+NO+GP+DE+CINGAPURA+ENTENDA+O+ESCANDALO+QUE+ABALOU+A+FORMULA.html
E se o Briatore, que conseguiu reverter a sua irradiação da F1 através de um tribunal civil e graças a um misterioso desparecimento da testemunha chave mister X, então é justo que o piloto brasileiro peça justiça com as mesmas armas. E se o Domenicali , antes nas vestes de TP Ferrari fingiu que não se passou nada, o importante é ter vencido o título de construtores ( cit. Montezemolo), e agora rebaixa o Massa classificando-o como persona non grata nas corridas, então será de vomitar se não acontece nada, vómito que aumenta se nos lembrarmos que anda de braço… Ler mais »
Certo! Mas quando se mexem em interesses instalados, nada acontece! Nem aconteceu (todos os 3 assobiaram para o ar e andam por aÍ como se nada fosse), nem acredito que vá acontecer! O crime compensa mesmo…
mais uma novela da Globo … só que não vai ter um happy end…. os vilões ganharam…. e o óscar da batotice vai para Briatore e seus acólitos ….
Como brasileiro, advogado, pelas leis daqui não vejo chances para o Massa.
Gostaria de saber onde esse processo foi aberto.
No Reino Unido.