WRC, Ouninpohja: O Regresso do Lendário troço do Rali da Finlândia

Por a 6 Março 2024 08:43

Ouninpohja está para o Rali da Finlândia assim como Arganil, agora Fafe estão para o Rali de Portugal. Durante muito anos afastado da prova finlandesa, está de regresso este ano, numa altura em que a FIA decidiu dar mais ‘latitude’ às organizações para estruturar as suas provas.

O troço é conhecido pelos seus 169 saltos desafiadores, alta velocidade, terreno técnico, sempre foi um troço tradicional do Rali dos 1000 Lagos, mas com as mudanças impostas pela FIA com os ralis em trevo, as dificuldades para levar lá o rali começaram e por isso tem estado intermitente no WRC.

É mais um bom exemplo dos erros cometidos por quem gere o WRC. Nunca um troço com tanta história e que criou nos adeptos tão forte ligação – como Arganil, por exemplo – podia ter estado afastado tanto tempo do rali. Imagina, hoje em dia, tirar Fafe ao Rali de Portugal?

Ouninpohja faz parte do ADN do evento.

Há un bons anos, Kris Meeke disse-nos isto: “É um pouco como uma montanha-russa! Disputei esta especial há sete anos, mas foi com o meu Citroën C2 S1600. Ao volante de um World Rally Car as sensações são incríveis, tal é a velocidade. A atmosfera que transmite não se sente em nenhum outro troço. Não há quase nenhum ruído no seu início, porque os espectadores sabem que os pilotos precisam de uma concentração máxima antes do arranque.”, disse o piloto. O pior veio depois, já que a segunda passagem pela mesma especial terminou com um capotanço, a poucos quilómetros do final. Quase no fim de uma corrida perfeitamente controlada, Kris não colheu os frutos dos seus esforços, e ainda trouxe uma lesão no dedo para contar. Isto foi há mais de uma década, mas de certeza que ainda hoje Meeke se lembra.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
9 meses atrás

A foto p’lo menos tornou-se uma das mais iconicas de um Escort MkI! Este era um carro de fábrica (apesar do 22 na porta…) conduzido p’lo Makinen no RAC de ’73… tenho uma vaga ideia que na foto vai o Martin Holmes como navegador e o Kyosti Hamalainen ao volante… mas não tenho a certeza! (Um pequeno “á parte”)

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado