GP do Bahrein de F1: Grand Slam de Max Verstappen e da Red Bull

Por a 2 Março 2024 16:36

Vitória, pole e volta mais rápida de Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) que dominou por completo o GP do Bahrein, corrida de abertura do Mundial de F1 de 2024. O neerlandês arrancou da pole, partiu bem, e depressa disse adeus ao pelotão perseguidor que esteve envolvido numa boa luta durante toda a corrida.

O piloto da Red Bull terminou com um grande avanço para o seu colega de equipa, Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda), mais de 20 segundos, que fez o suficiente, para bater todo o resto do pelotão. Depois de se ter qualificado em quinto lugar, Pérez apanhou Carlos Sainz na Curva 1 na primeira volta, antes de atacar o outro Ferrari de Charles Leclerc na sétima volta, depois de Leclerc ter bloqueado na complicada curva 9-10 à esquerda.

Carlos Sainz (Ferrari SF-24) terminou no pódio, dando alguma luta ao segundo piloto da Red Bull na fase final da corrida, mas sem nunca se conseguir aproximar muito com o mexicano a controlar facilmente a vantagem para o Ferrari.

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi quarto depois de uma corrida com alguns problemas com o equilíbrio do carro, falhando algumas travagens, perdendo mesmo posições, que recuperou depois a George Russell (Mercedes F1 W15), que terminou em quinto, com a Mercedes a mostrar-se abaixo da Ferrari, com a Scuderia a cotar-se como a segunda força do pelotão neste primeiro Grande Prémio.

Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) foi sexto, apesar da McLaren ter feito uma corrida muito apagada, embora o inglês tenha aproveitando bem os problemas com a bateria que teve Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) na fase inicial da corrida, recuperando depois, mas não fazendo melhor que o sétimo lugar.

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi oitavo na frente de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) e Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes), que recuperou de um pião na partida depois de ter sido tocado na traseira do seu Aston MArtin, fazendo uma boa recuperação até à bandeira de xadrez.

Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari) ficou à beira dos pontos no 11º lugar, o mesmo sucedendo com Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari) em 12º. Num esforço final, Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) suplantou o seu colega de equipa Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) para ficar em 13º, na frente de

Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) que teve alguns problemas com o seu Williams.

apesar de ter chegado à Q3 na qualificação e partido de 10º depressa Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) ficou com poucas esperanças de um bom resultado ao bater e Stroll após a partida, perdendo muito tempo nas boxes para mudar a asa dianteira do seu monolugar.

Tal como se esperava, os alpine não melhoraram muito face à qualificação com Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) a terminar em 17º na frente de Pierre Gasly (Alpine A524/Renault).

Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari) perdeu 52s nas boxes com um problema numa roda, foi 19º, pior só mesmo Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes), que parou na pista bem cedo na corrida antes de conseguir encontrar as configurações certas para voltar a colocar o seu carro a andar.

O essencial da corrida

Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda) foi para a frente após a partida, depressa cavou um fosso para George Russel que tinha passado Leclerc, a margem foi sempre aumentando a pouco e pouco, na volta 17 Verstappen era o único piloto que ainda não tinha ido às boxes, colocando inclusivamente a estratégia a seu favor, mesmo que a Red Bull não tivesse dois jogos de pneus duros novos.

Quando foi, já Pérez era segundo, mas depressa o neerlandês se afastou do mexicano, na volta 25 eram 11 segundos, na 34, quase 17s, e assim foi, sempre a somar até ao fim, fazendo mesmo a volta mais rápida por larga margem, deixando claro que tinha ainda mais para dar.

Se o ano passado foi dominador, como se viu, este ano o começo foi mais do mesmo.

Boa corrida de Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda), que depois duma fase inicial atrás de um Mercedes e dois Ferrari foi-os passando a todos, sabendo no final manter Carlos Sainz a uma boa distância, contribuindo para um boa dobradinha da Red Bull. Começa o ano na melhor posição que em teoria conseguiria, portanto um bom resultado.

Carlos Sainz (Ferrari SF-24) aproveitou bem os erros provavelmente derivados de problemas do seu colega de equipas, para terminar no pódio, e depois de se desenvencilhar de Russel também suplantou Leclerc e foi atrás de Pérez que o passou cedo na corrida. Na volta 32 estava a 2.5s de Pérez, mas o piloto da Red Bull forçou o andamento e mostrou que a Ferrari não iria lá chegar…

Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi ultrapassado por George Russell na largada, na volta oito estava preso na luta com Perez, queixava-se que o seu carro estava a puxar para a direita, tendo que se contentar com o quarto posto, colocando os dois Ferrari atrás dos dois Red Bull.

Quinto posto para George Russell (Mercedes F1 W15), que na fase inicial da corrida passou Leclerc na curva 4, o Mercedes parecia agressivo e o Ferrari, a ter dificuldades, manteve-se em quarto desde a primeira ronda de paragens nas boxes, mas depois perdeu para Perez e Sainz e mais tarde também para Leclerc na volta 43, nada mais podendo fazer. Agora a Mercedes já sabe o que tem pela frente.

Corrida apagada dos McLaren. Lando Norris (McLaren MCL38/Mercedes) foi sexto e nunca se conseguiram chegar mais à frente, junto da luta do Mercedes com os dois Ferrari e inicialmente o segundo Red Bull.

Lewis Hamilton (Mercedes F1 W15) foi sétimo, na fase inicial da corrida era 11º e queixava-se da sua bateria, que não recarregar, o que lhe custou muito tempo, que nunca recuperou. Na volta 19 o problemas mantinha-se, mas na 23 já estava resolvido. Um problema levou a equipa a dizer para os seus pilotos fazer lift and coast, devido a sobreaquecimento do motor dos Mercedes quando rodam no trânsito. Para além disso, o banco partido, e uma corrida complicada para Hamilton.

Oscar Piastri (McLaren MCL38/Mercedes) foi oitavo, fez uma corrida apagada, mas dificilmente tinha carro para fazer muito mais, ficando a sete segundos de Norris.

Fernando Alonso (Aston Martin AMR24/Mercedes) foi nono, cedo foi ultrapassado pelos dois carros da McLaren, só na volta 42 foi trocar de pneus mas o andamento do Aston Martin não deu para mais do que ficar na frente do seu colega de equipa que veio do último lugar.

Lance Stroll (Aston Martin AMR24/Mercedes) teve o já acima referido contratempo inicial depois fez uma boa corrida de recuperação. Fechou o top 10.

Zhou Guanyu (Kick Sauber C44/Ferrari) foi 11º, parou cedo, mas isso não lhe valeu de muito pois pagou-o na fase final da corrida. Ficou a 10 segundos do 10º lugar, mas com 1.5s de avanço para Kevin Magnussen (Haas VF-24/Ferrari), 12º com Daniel Ricciardo (RB VCARB 01/Honda) logo a seguir depois de um forcing final. O australiano chegou a ser 16º, teve dificuldades com a direção, mas recuperou.

Yuki Tsunoda (RB VCARB 01/Honda) foi 14º depois de começar a corrida em 11º, Alexander Albon (Williams FW46/Mercedes) foi 15º depois de ter sido aconselhado a arrefecer o seu carro devido a sobreaquecimento, tendo também problemas com o seu volante enquanto ‘lutava’ para mudar algumas configurações. Ainda assim, quando andou normalmente, deu boa conta de si em pista.

Nico Hülkenberg (Haas VF-24/Ferrari) partiu de 10º, caiu para último e só recuperou até 16º, ficando mesmo assim na frente dos dois Alpine, cujo ritmo de corrida foi o que se esperava: muito mau: Esteban Ocon (Alpine A524/Renault) foi 16º na frente de Pierre Gasly (Alpine A524/Renault).

Valtteri Bottas (Kick Sauber C44/Ferrari) perdeu muito tempo nas boxes e foi 19ºe e a encerrar a tabela, ficou Logan Sargeant (Williams FW46/Mercedes) que perdeu muito tempo parado em pista com problemas com o ‘computador’ do carro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
howell
howell
9 meses atrás

Acompanho desde 1973. Isto já não é nada! Ganhem muito dinheirinho é o que desejo à Liberty. Tudo de bom.

Chapman-F1
Chapman-F1
9 meses atrás

Tinham um carro vencedor no ano passado… mesmo assim mudaram o conceito (até copiando pormenores abandonados pela concorrência), e… continuam a ganhar, é brilhante, parabéns! Nada mais a dizer.

canam
canam
9 meses atrás

Um GP sem penalizações,(raríssimo), nem interrupções. Coisa rara hoje em dia. Era bom que sempre assim fosse.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado