FIA fala em 2 anos de transição: roteiro para o futuro do WRC
Fim dos carros híbridos no final de 2024, a potência e a aerodinâmica dos carros serão reduzidas para diminuir custos e aumentar a segurança, novos regulamentos serão introduzidos em 2026, com foco em custos mais baixos e maior participação, chassis tubular maior e padronizado será utilizado para todos os carros, o custo máximo por carro será limitado a 400.000 euros, os carros de 2025 e 2026 serão baseados nos atuais Rally1, com a nova fórmula a ser totalmente implementada em 2027.
São estas as linhas mestras do futuro que está a ser engendrado para o WRC, uma visão que visa aumentar a participação dos construtores e fazer crescer o campeonato, e que foi criada por um grupo de trabalho liderado pelo vice-presidente da FIA, Robert Reid, e pelo antigo chefe de equipa do WRC, David Richards.
À imprensa, a FIA apresentou mais pormenores e explicou o que vai suceder nos próximos meses.
Aqui pode ficar a conhecer tudo o que já escrevemos sobre o tema:
OPINIÃO, Futuro do WRC: Paixão, receio e incerteza… – CLIQUE AQUI
WRC: Rally1 sem sistema híbrido em 2025 – CLIQUE AQUI
WRC: As alterações resumidas em tópicos – CLIQUE AQUI
WRC regressa a eventos com “identidade própria” – CLIQUE AQUI
WRC: Jari-Matti Latvala confuso com vários aspetos do futuro dos ralis – CLIQUE AQUI
David Richards explicou à imprensa como o WRC vai funcionar neste período de transição: “as marcas investiram nos carros e tecnologia e por isso temos de ter um período de dois anos de transição.”
Segurança: “há algumas preocupações com a velocidade” (…) “reduzir a potência para cerca de 330 cv” (…) “regulamentos permanecerão em vigor em 2025 e 2026 e depois introduziremos em 2026 uma nova fórmula baseada na atual fórmula do Rally1”.
Novos Rally1:
“chassis tubular como o Rally1” (…) “estrutura chassis tubular maior comum para todos”.
Objetivo:
“contrato de fabrico dos chassis, uma empresa a fabricar e disponibilizar para todo o mundo”. (…)
“qualquer preparador pode fabricar o chassis tubular e comprar a carroçaria homologada a um fabricante de automóveis para a colocar” (…) “Será maior do que a atual para poder acomodar carros ligeiramente maiores, o carro que os fabricantes estão a promover (…) “regulamentos entrarão em vigor em 2026” (…) “em 2027, o novo regulamento estará totalmente em vigor.”
Espera-se que os detalhes exatos relativos às alterações para 2025 e 2026 em diante sejam ratificados no próximo Conselho Mundial do Desporto Automóvel, em junho.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Chassis tubular igual para todos, será uma fórmula muito americana que na Europa não deve resultar. Com perspicácia consegues perceber que são todos muito parecidos. A ver vamos