GP Barém F1, Q1: Os dois Alpine e Sauber eliminados
Os primeiros cinco pilotos eliminados da temporada foram Zhou Guanyu, Valtteri Bottas – separados por 0.001s – Logan Sargeant, Esteban Ocon e Pierre Gasly, com todo o pelotão separado por 1.039s no primeiro segmento da sessão de qualificação do Grande Prémio do Barém.
Depois de Carlos Sainz ter terminado o derradeiro treino livre no topo da tabela de tempos, alcançando a marca de 1:30.824s e deixando Fernando Alonso, que também passou pela primeira posição, a 0.141s de diferença. Mas ainda mais importante, foi o facto de terminarem nove pilotos com uma margem menor de 0.5s, sete em 0.386s e com cinco equipas diferentes a ocuparem posições dentro do top 6.
Daniel Ricciardo foi o piloto mais rápido no treino inaugural, enquanto Lewis Hamilton liderou a tabela de tempos na segunda sessão.
Para os primeiros 18 minutos de qualificação, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Esteban Ocon e Pierre Gasly foram os primeiros em pista, enquanto os restantes 16 pilotos ficaram na box nos instantes iniciais.
Com pneus médios ainda montados nos monolugares, Sainz terminou a sua primeira volta rápida com um melhor tempo do que Leclerc, ficando na frente da tabela de tempos com a marca de 1:31.208s, enquanto Pierre Gasly viu o seu tempo apagado. Assim, logo atrás de Sainz ficou Leclerc e Ocon, a 0.782s.
Quando os primeiros quatro pilotos terminaram as suas voltas rápidas, todos os restantes se encaminharam para o final do pitlane, criando uma fila de carros e uma saída demorada para entrar em pista com pneus macios.
Logo na primeira tentativa, as marcas de Alexander Albon e Nico Hülkenberg foram muito fortes, passando ambos pela liderança da tabela de tempos, mas Fernando Alonso bateu os seus registos, apesar de ter sido Lando Norris que passou para a primeira posição. Só que faltava terminar a volta Max Verstappen, que concluiu a sua volta em 1:30.031s, com uma margem de 0.112s.
Melhor que o neerlandês, apenas Carlos Sainz. O piloto espanhol da Ferrari, com composto macio, melhorou o seu anterior registo, que tinha sido feito com pneus médios, alcançando a primeira posição com 1:29.909s.
À entrada dos últimos 4 minutos do primeiro segmento da qualificação, Zhou Guanyu, Valtteri Bottas, Kevin Magnussen, Esteban Ocon e Pierre Gasly, demonstrando a falta de competitividade dos Alpine.
Para a última tentativa de voltas rápidas, apenas Sainz ficou na box, apesar de Leclerc não ter ficado satisfeito pela decisão da equipa em fazê-lo sair com um jogo novo de macios.
Lewis Hamilton ainda passou pelas posições de eliminação, mas o britânico melhorou o seu anterior registo subindo ao 10º posto, enquanto Valtteri Bottas, Zhou Guanyu, Logan Sargeant, algo surpreendente pelo ritmo que tinha demonstrado antes, e os dois pilotos da Alpine, Ocon à frente de Gasly, foram eliminados.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI