WRC, Cyril Abiteboul e o ‘caso’ Neuville/Evans na Suécia: “se o Elfyn quiser pode ver os dados…”

Por a 26 Fevereiro 2024 09:10

Os ecos do que sucedeu no Rali da Suécia quando Thierry Neuville teve problemas no seu Hyundai, antes da segunda passagem pelo segundo troço da tarde do segundo dia, que todas as equipas sabiam estar terrível em termos de condições dos pisos, com o belga a penalizar até conseguir de novo colocar o motor do seu i20 N Rally1 a funcionar. A sorte da Hyundai foi que isso levou a que Elfyn Evans tivesse que entrar para o troço passando a ser o primeiro na estrada nos troços seguintes até ao fim do dia com o galês a suspeitar de ato deliberado. Evans perdeu muito tempo nesses troços e ficou sem qualquer hipótese de lutar pelo triunfo, o que poderia ter feito caso não tivesse sucedido esta situação,

Evans disse na altura que “parece que o desportivismo saiu pela janela”, mas o chefe de equipa da Hyundai, Cyril Abiteboul, respondeu agora aos comentários do galês: “É um ambiente ultra-competitivo. Não se pode evitar as suspeitas. Os nossos problemas de motor eram visíveis antes e também são visíveis nos dados.

O Elfyn pode ir ver os nossos dados se quiser”, respondeu Abiteboul no site do canal belga RTBF, alegando que Evans pode ter dito o que disse não por suspeitar mas por ‘mind games’: “O aspeto psicológico desempenha um papel. Tudo o que possa desestabilizar o adversário pode servir. Quando Elfyn diz isso, acho que ele também está a jogar esse jogo. Ele é muito experiente e inteligente, sabe o que está a fazer. Ele também sabe como influenciar as opiniões. Compreendo-o; cabe a cada um jogar com as armas que tem”, disse Abiteboul.

Obviamente, não sabemos o que realmente aconteceu se foi propositado ou não, mas sabemos que a Hyundai obteve um triunfo muito descansado na Suécia porque Elfyn Evans ficou fora da luta devido a esses acontecimentos. Por Esapekka Lappi lutar com Takamoto Katsuta era muito diferente do que ter de o fazer com Evans. Abiteboul disse nestas declarações que “cabe a cada um jogar com as armas que tem”, portanto se o fizeram de propósito, mesmo sendo pouco ético, ilegal não é. Há inúmeros exemplos no passado do WRC com histórias semelhantes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
hellrun
hellrun
9 meses atrás

É melhor o Cyril enviar também os dados para o comentador da SportTV. Fartou-se de nos massacrar com as suas piadolas, algumas ridiculas, e a mostrar pouco conhecimento da matéria. Por alguma razão que desconheço, passa a vida a atacar a Hyundai e em particular o Neuville. Pelo que me dizem, usam “camisolas escondidas” nos comentarios da bola, mas não transportem esses maus habitos de mundos marginais, para o mundo (até agora) razoávelmente sudável dos automóveis. E temos tido, até agora, excelentes provas, mas estou a ver que preciso fechar o som da TV, e ouvir os comentarios do wrc… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado