F1 Testes do Bárem/Dia 3: Siga tudo o que acontece

Por a 23 Fevereiro 2024 07:00

16h00: O derradeiro dia de testes da pré-temporada de Fórmula 1 que teve como palco o Circuito Internacional do Barém, voltou a ter a Ferrari como força dominante na tabela de tempos, com Charles Leclerc a ser o mais rápido de todo o dia e Carlos Sainz durante as horas da manhã, quando esteve aos comandos do Ferrari SF-24. O piloto monegasco terminou o dia com o tempo de 1:30.322s com pneus C5, batendo George Russell no Mercedes W15 e o surpreendente Zhou Guanyu no Sauber C44. 

15h54: Pouco mais de 15 minutos para o final dos testes de pré-temporada e George Russell passa para segundo na tabela de tempos, com o registo de 1:30.368s, a 0.046s da marca de Leclerc, que ainda é o tempo de referência de todo o dia.

15h45: Alexander Albon passa a ser o quinto mais rápido com 1:30,984s.

15h36: Pierre Gasly perdeu parte da proteção da roda dianteira direita, que se soltou durante a travagem na curva 1. O piloto parou na box, enquanto os comissários de pista limparam a pista, sendo apenas necessário mostrar a bandeira amarela naquela zona.

14h42: Todos os pilotos estão em pista neste momento estão a fazer simulações de corrida, com diferentes cargas de combustível e stints longos, por isso não tem havido muitas mudanças na tabela de tempos, com exceção de Yuki Tsunoda que subiu ao 13º posto com 1:32.662s.

Depois de quase 40 minutos na garagem, Charles Leclerc voltou à pista com pneus C3 novos, depois de ter feito simulações de qualificação com os pneus macios.

14h10: Faltam 2 horas para terminarem os testes no Barém e Leclerc lidera a tabela de tempos.

14h00: Oscar Piastri passa para quarto na tabela de tempos com a marca 1:31.322s.

13h54: Fernando Alonso alcança a sua marca pessoal mais rápida, subindo ao terceiro posto da tabela de tempos de todo o dia, ultrapassando o registo de Carlos Sainz na manhã. O piloto da Aston Martin passa a ter como melhor registo a volta em 1:31.159s com pneus C3.

13h54: Charles Leclerc alcança o melhor registo pessoal no primeiro setor e a melhor marca do dia no intermédio, batendo a sua anterior volta rápida. O piloto monegasco colocou o tempo de referência em 1:30.332s, com pneus C5 montados no Ferrari SF-24.

13h30: Tabela de tempos quando faltam duas horas e meia de teste:

  1. Charles Leclerc, Ferrari, 1:30.409s, C3 – 18 voltas
  2. Max Verstappen, Red Bull, 1:30.755, C3 – 15 voltas
  3. Carlos Sainz, Ferrari, 1:31.247s, C3 – 71 voltas
  4. Alonso, Aston Martin, 1:31.265, C3 – 19 voltas
  5. Sergio Pérez, Red Bull, 1:31.483s, C3 – 53 voltas
  6. Oscar Piastri, McLaren, 1:31.509s, C3 – 25 voltas
  7. Nico Hülkenberg, Haas, 1:31.686s, C3 – 23 voltas
  8. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:31.999s, C5 – 49 voltas
  9. Lance Stroll, Aston Martin, 1:32.038s, C3 – 46 voltas
  10. Lando Norris, McLaren, 1:32.108s, C3 – 20 voltas
  11. George Russell, Mercedes 1:32.515s, C3 – 12 voltas
  12. Alexander Albon, Williams, 1:32.583s, C3 – 38 voltas
  13. Pierre Gasly, Alpine, 1:32.895, C3 – 13 voltas
  14. Kevin Magnussen, Haas, 1:33.053s, C3 – 80 voltas
  15. Esteban Ocon, Alpine, 1:33.079s, C3 – 55 voltas
  16. Yuki Tsunoda, RB, 1:33.209s, C3 – 14 voltas
  17. Valtteri Bottas, Sauber, 1:33.528s, C3 – 28 voltas
  18. Daniel Ricciardo, RB, 1:37.015s, C1 – 70 voltas
  19. Zhou Guanyu, Sauber, 1:38.655, C1 – 13 voltas

13h22: Charles Leclerc responde. Já com pneus C4, Leclerc passa para o topo da tabela de tempos com 1:30.409s, menos 0.354s do que a marca de Verstappen.

O neerlandês volta para a pista e podemos ter novamente mexidas na tabela de tempos.

Ainda é mais lento do que o melhor tempo do teste de quinta-feira.

13h14: … e no segundo, batendo o seu anterior registo mais rápido no final desta volta. 1:30.763s é agora o tempo da volta mais rápida do dia até agora, realizada com pneus C3 pelo neerlandês.

13h14: Nova melhor marca de Verstappen no primeiro setor…

13h05: Charles Leclerc melhora a sua marca e fica a 0.316s de Verstappen, à medida que as condições em pista melhora, uma vez que o sol se está a pôr no Barém. O monegasco alcançou 1:31.734s.

12h50: Sainz liderou até Max Verstappen tomar as rédeas do RB20

  1. Max Verstappen, Red Bull, 1:31.058, C3 – 9 voltas
  2. Carlos Sainz, Ferrari, 1:31.247s, C3 – 71 voltas
  3. Sergio Pérez, Red Bull, 1:31.483s, C3 – 53 voltas
  4. Charles Leclerc, Ferrari, 1:31.672s, C3 – 10 voltas
  5. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:31.999s, C5 – 49 voltas
  6. Lance Stroll, Aston Martin, 1:32.038s, C3 – 46 voltas
  7. Lando Norris, McLaren, 1:32.108s, C3 – 20 voltas
  8. Alexander Albon, Williams, 1:32.583s, C3 – 38 voltas
  9. Kevin Magnussen, Haas, 1:33.053s, C3 – 80 voltas
  10. Esteban Ocon, Alpine, 1:33.079s, C3 – 55 voltas
  11. Yuki Tsunoda, RB, 1:33.209s, C3 – 14 voltas
  12. Pierre Gasly, Alpine, 1:33.463, C3 – 7 voltas
  13. Fernando Alonso, Aston Martin, 1:33.484s, C3 – 9 voltas
  14. Valtteri Bottas, Sauber, 1:33.528s, C3 – 28 voltas
  15. George Russell, Mercedes 1:34.867s, C3 – 9 voltas
  16. Nico Hülkenberg, Haas, 1:36.621s, C1 – 15 voltas
  17. Daniel Ricciardo, RB, 1:37.015s, C1 – 70 voltas
  18. Zhou Guanyu, Sauber, 1:38.655, C1 – 11 voltas
  19. Oscar Piastri, McLaren, 1:39.054s, C1 – 19 voltas

12h49: Não demorou muito até Verstappe alcançar a melhor marca no 1º e 2º setores…. para terminar com a marca mais rápida do dia até agora: 1:31.058s, com pneus C3.

12h41: Leclerc responde a Verstappen e alcança o terceiro tempo mais rápido do dia, ficando a 0.425s da marca do seu companheiro de equipa Carlos Sainz, com 1:31.672s.

12h35: Verstappen melhora para 1:32.250s e fica a 1.003s de Sainz.

12h30: … mas Max Verstappen coloca-se no sétimo posto da tabela de tempos do dia, ficando a 1.422s da marca mais rápida até agora, que pertence a Carlos Sainz. O tricampeão do Mundo de Fórmula 1 registou a sua primeira volta cronometrada em 1:32.669s com pneus C3.

12h30: Charles Leclerc é o mais rápido dos pilotos da tarde neste momento, tendo registado a sua volta mais rápida – depois de ter melhorado a anterior marca – em 1:33.632s com pneus C3 …

12h03: Depois de problemas na embraiagem terem limitado Norris a apenas 20 voltas esta manhã, Piastri está a somar mais quilómetros aos comandos do MCL38.

Poucas alterações na tabela de tempos quando o derradeiro dia de testes entra nas últimas 4 horas:

  1. Carlos Sainz, Ferrari, 1:31.247s, C3 – 71 voltas
  2. Sergio Pérez, Red Bull, 1:31.483s, C3 – 53 voltas
  3. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:31.999s, C5 – 49 voltas
  4. Lance Stroll, Aston Martin, 1:32.038s, C3 – 46 voltas
  5. Lando Norris, McLaren, 1:32.108s, C3 – 20 voltas
  6. Alexander Albon, Williams, 1:32.583s, C3 – 38 voltas
  7. Kevin Magnussen, Haas, 1:33.053s, C3 – 80 voltas
  8. Esteban Ocon, Alpine, 1:33.079s, C3 – 55 voltas
  9. Valtteri Bottas, Sauber, 1:33.528s, C3 – 28 voltas
  10. Daniel Ricciardo, RB, 1:37.015s, C1 – 70 voltas
  11. Oscar Piastri, McLaren, 1:39.054s, C1 – 10 voltas

11h40: Alexander Albon é o único piloto em pista, mantendo-se ao volante do FW46 durante o dia.

11h12: Momento insólito na Haas.

Kevin Magnussen quer sair do monolugar, mas parece ter algo preso às pernas e pediu um martelo aos elementos da sua equipa e está a tentar resolver o problema, qualquer que ele seja.

11h00: Sem pausa para almoço no derradeiro dia de testes, devido à paragem da sessão para permitir resolver a questão da tampa de escoamento, os pilotos continuam em pista, com algumas mudanças prestes a acontecer. Esteban Ocon deverá dar lugar a Pierre Gasly dentro de momentos, assim como Carlos Sainz.

Enquanto isso, também Lando Norris dará lugar a Oscar Piastri, depois de ter apenas completado 20 voltas devido a um problema na embraiagem no MCL38.

  1. Carlos Sainz, Ferrari, 1:31.247s, C3 – 61 voltas
  2. Sérgio Pérez, Red Bull, 1:31.483s, C3 – 47 voltas
  3. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:31.999s, C5 – 49 voltas
  4. Lance Stroll, Aston Martin, 1:32.038s, C3 – 46 voltas
  5. Lando Norris, McLaren, 1:32.108s, C3 – 20 voltas
  6. Alexander Albon, Williams, 1:32.583s, C3 – 32 voltas
  7. Kevin Magnussen, Haas, 1:33.053s, C3 – 80 voltas
  8. Esteban Ocon, Alpine, 1:33.079s, C3 – 55 voltas
  9. Valtteri Bottas, Sauber, 1:33.528s, C3 – 28 voltas
  10. Daniel Ricciardo, RB, 1:37.015s, C1 – 70 voltas

10h28: Enquanto Sergio Pérez está de novo parado na box da Red Bull, enquanto os mecânicos estão à volta do fundo do RB, houve poucas alterações na tabela de tempos.

  1. Carlos Sainz, Ferrari, 1:31.247s, C3 – 48 voltas
  2. Sergio Pérez, Red Bull, 1:31.483s, C3 – 38 voltas
  3. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:31.999s, C5 – 36 voltas
  4. Lance Stroll, Aston Martin, 1:32.038s, C3 – 38 voltas
  5. Lando Norris, McLaren, 1:32.108s, C3 – 20 voltas
  6. Alexander Albon, Williams, 1:32.583s, C3 – 25 voltas
  7. Kevin Magnussen, Haas, 1:33.053s, C3 – 56 voltas
  8. Esteban Ocon, Alpine, 1:33.079s, C3 – 34 voltas
  9. Valtteri Bottas, Sauber, 1:33.528s, C3 – 28 voltas
  10. Daniel Ricciardo, RB, 1:37.673s, C1 – 64 voltas

10h18: Sauber tem o C44 na garagem e parece que podem demorar no trabalho que estão a fazer, apesar de não ser possível ver muito na transmissão, uma vez que a entrada está tapada.

10h07: Ocon melhorou o seu registo com pneus C3 subindo para oitavo na tabela de tempos, mas ainda a 1.832s de Sainz, que lidera a tabela.

10h00: Depois de ter tido dificuldade em segurar o Mercedes W15, Lewis Hamilton levantou um pouco o pé.

9h52: Foi apenas fogo de vista de Sergio Pérez… continua Sainz na frente da tabela de tempos.

9h37: Sergio Pérez está rápido em pista, podendo tirar Sainz do topo da tabela de tempos.

9h30: Neste momento temos cinco carros em pista, todos, com pneus C3, a acumular voltas, numa fase em que tudo decorre com naturalidades, sem percalços.

  1. Sainz, Ferrari, 1m31.247s, C3 – 23 voltas
  2. Perez, Red Bull, 1m31.647s, C3 – 20 voltas
  3. Hamilton, Mercedes, 1m31.999s, C3 – 16 voltas
  4. Stroll, Aston Martin, 1m32.038s, C3 – 23 voltas
  5. Norris, McLaren, 1m32.108s, C3 – 20 voltas
  6. Albon, Williams, 1m32.734s, C3 – 18 voltas
  7. Magnussen, Haas, 1m33.053s, C3 – 22 voltas
  8. Bottas, Sauber, 1m33.528s, C3 – 18 voltas
  9. Ocon, Alpine, 1m33.965s, C3 – 15 voltas
  10. Ricciardo, RB, 1m38.044, C3 – 30 voltas

8h53: Lance Stroll salta para o quarto lugar da tabela de tempos, com 1:32.361s.

8h50: Todos os carros em pista com pneus C3 montados. Procura-se recuperar o tempo perdido.

8h45: Luz verde para os carros regressarem à pista para as últimas horas dos testes de pré-temporada.

8h41: Não haverá pausa para almoço. Depois de recomeçar a sessão às 8h45, não haverá qualquer pausa até às 16 horas.

8h14: A hora prevista para o reinício da sessão matinal do derradeiro dia de testes é 8h45, segundo informação da direção de corrida.

7h59: Esta situação da tampa de escoamento do ponto de vista da Mercedes

7h57: Até Adrian Newey analisa os danos no fundo do RB20 depois de Sergio Pérez passar por cima da tampa de escoamento que se soltou e que obriga à paragem da sessão neste momento.

7h55: Convém recordar os tempos mais rápidos registados nos primeiros minutos da sessão matinal, com Carlos Sainz de novo no topo da tabela de tempos.

  1. Carlos Sainz, Ferrari, 1:31.247s, C3 – 11 voltas
  2. Lando Norris, McLaren, 1:32.108s, C3 – 7 voltas
  3. Alexander Albon, Williams, 1:33.848s, C3 – 8 voltas
  4. Sergio Pérez, Red Bull, 1:34.790s, C3 – 8 voltas
  5. Kevin Magnussen, Haas, 1:36.049s, C3 – 10 voltas
  6. Lewis Hamilton, Mercedes, 1:37.772s, C3 – 5 voltas
  7. Daniel Ricciardo, RB, 1:39.507, C4 – 6 voltas

7h47: Continuam os trabalhos na zona da curva 11 para tentar resolver aquela tampa de escoamento.

7h37: O diretor de corrida Niels Wittich chegou ao local no carro médico da FIA, uma vez que a repetição desta questão pode ser uma dor de cabeça para a disciplina.

7h28: Bandeira vermelha!

Bandeira vermelha, novamente devido a uma tampa de escoamento…

Os trabalhos na garagem da Red Bull podem estar relacionados com esta tampa que se soltou, uma vez que isso aconteceu depois de Pérez ter passado naquela zona.

7h20: Sergio Pérez saiu do RB20, enquanto a equipa levantou o macaco e os mecânicos estão a começar a analisar o fundo, um trabalho que pode demorar algum tempo.

7h16: Como foram escolhidos os pneus para os 3 dias de testes?

As equipas receberam um total de 35 jogos de pneus, 30 dos quais podem ser utilizados em pista, enquanto os restantes servirão de substituição em caso de danos sofridos. 

7h12: Carlos Sainz inicia sessão no topo da tabela de tempos.

Alguns carros estão em pista com sensores – ‘aero rakes’ – mas com pneus C4, macios, Carlos Sainz salta para a liderança da tabela de tempos, alcançando o registo de 1:32.017s, sendo seguido de Lando Norris, com pneus C3, em 1:33.742s.

6h57: O alinhamento de pilotos para o terceiro dia de testes.

Testes de pré-temporada 2024 23/02
Red Bull Sergio Pérez – manhã

Max Verstappen

Ferrari Carlos Sainz – manhã

Charles Leclerc – tarde

Mercedes Lewis Hamilton – manhã

George Russell – tarde

Alpine Pierre Gasly – manhã

Esteban Ocon – tarde

McLaren Lando Norris – manhã

Oscar Piastri- tarde

Stake F1 Team Kick Sauber Valtteri Bottas – manhã

Zhou Guanyu – tarde

Aston Martin Lance Stroll – manhã

Fernando Alonso – tarde

Haas Kevin Magnussen – manhã

Nico Hülkenberg – tarde

Visa Cash App RB Daniel Ricciardo – manhã

Yuki Tsunoda – tarde

Williams Alexander Albon

6:52: Estamos prestes a entrar no último dia de testes no Barém. Depois de Max Verstappen ter colocado a Red Bull no topo da tabela de tempos no primeiro dia, o segundo dia de testes foi interrompido durante a sessão matinal, tendo sido os Ferrari a mostrarem um bom ritmo em ambas as sessões.

O mais importante do 2º dia de testes, AQUI.

Foto: Philippe Nanchino / MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado