Porsche da Manthey EMA vence 12 horas de Bathurst
Depois de ter vencido as 24 Horas de Daytona, prova inaugural do campeonato de resistência da IMSA, Matt Campbell foi piloto do Porsche 992 GT3R #912 da Manthey EMA a passar pela linha de meta em Mount Panorama, triunfando nas 12 Horas de Bathurst, apesar de uma penalização e de uma estratégia comprometida na corrida.
Campbell, que conquistou a sua segunda vitória nas 12 Horas de Bathurst, negou a Jules Gounon o recorde da quarta vitória consecutiva no reinício da corrida, após um período do Safety Car no final da corrida.
Se para Campbell esta foi o segundo triunfo na prova australiana, que abre a temporada de 2024 do Intercontinental GT Challenge, os companheiros de equipa que partilharam o Porsche #912, Laurens Vanthoor e Ayhancan Güven, conquistaram as suas primeiras vitórias na corrida.
Já Gounon – que ficou a menos de três segundos do quarto triunfo – conseguiu ainda assim garantir o terceiro pódio consecutivo para a SunEnergy1 Racing, tendo partilhado o Mercedes-AMG GT3 com Luca Stolz e Kenny Habul. O piloto do Mercedes foi forçado a aguentar a investida de Jaxon Evans (Porsche 992 GT3R #13 da Phantom Global Racing), mas que teve como resultado final, ajudar o Audi R8 LMS Evo II #22 da Wash It Team MPC (Christopher Haase/Kelvin van der Linde/Liam Talbot) a conquistar o terceiro lugar da classificação.
Apesar de Sheldon van der Linde ter garantido a pole position para o BMW M4 GT3 #32 que partilhou com Dries Vanthoor e Charles Weerts, a batalha das 12 horas provou ser um desafio enorme para a WRT. A corrida começou de forma prometedora, com o carro #32 a liderar a primeira parte da corrida e ambos os carros da equipa – o #46 com Valentino Rossi, Maxime Martin e Raffaele Marciello – a rodarem entre os cinco primeiros no primeiro terço da corrida. No entanto, um infeliz incidente envolvendo um carro que estava a ser dobrado levou Charles Weerts e o carro #32 a abandonarem na 5ª hora. O #46 lutou arduamente durante toda a corrida, tendo como objetivo um lugar no pódio até aos últimos minutos da corrida, mas teve de se contentar com o 5º lugar após algumas grandes batalhas. A Manthey EMA fez a dobradinha, com Alessio Picariello/Yasser Shahin/Harry King a vencerem a classe Pro-Am no Porsche #911.
Um recorde de oito carros terminaram na mesma volta do líder, com seis carros não classificados.
Foto: Gruppe C Photography/SRO
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI