Mercedes W15: Engenho ou irregularidade? design da asa dianteira gera debate

Por a 15 Fevereiro 2024 09:15

Ficou claro para todos que a Mercedes ‘modelou’ bastante mais a aerodinâmica do W15, com detalhes bem interessantes face ao que foi visto nos dois últimos anos na equipa, mas é o que não se vê nas fotos, no chão do carro, que está mesmo o que decide boa parte da competitividade do carro em termos aerodinâmicos, e foi aí que a Red Bull criou algo de excelência em 2022 e 2023.

As imagens ‘renderizadas’ do novo Mercedes W15 mostraram coisas bem diferentes do que foi visto em pista horas depois, na primeira vez que o novo monolugar da equipa de Brackley foi para a pista.

Sendo certo que a Mercedes tem de colocar a “carne toda no assador” e arriscar até ao que é possível para se aproximar da Red Bull e a verdade é que este novo W15 tem o flap superior da asa dianteira é ondulado e divide-se em dois segmentos o que ainda não foi visto em qualquer monolugar desde 2022 naquela zona, pelo que este pode ser – deverá ser com toda a certeza – um ponto de análise por parte da FIA.

A Mercedes também mudou o layout do nariz, é mais curto do que seus antecessores, já que a ponta está agora apoiada no segundo elemento da asa dianteira.

Outro ponto muito importante, o cockpit foi quase de certeza significativamente recuado, pois Lewis Hamilton sempre disse que não sentia bem o nível de aderência do eixo traseiro e a consistência da aderência, precisando sempre de algumas voltas para o perceber.

Na suspensão da frente a Mercedes manteve um sistema semelhante de molas de torção interiores operadas por pushrod. Na entrada do Sidepod, zona que tem sido a diferença visual mais marcante entre os monolugares da Mercedes e da Red Bull nas duas últimas épocas, a Mercedes aproximou-se do que fez a Red Bull, mas não foi tão longe.

A suspensão traseira foi uma das maiores mudanças, que mudou para um sistema ‘pushrod’ e trabalhou muito na geometria da suspensão, na peça de torção e na ligação ao amortecedor.

Agora, resta esperar pela pista para ver se a solução encontrada foi boa, ou nem por isso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Patucho10
Patucho10
10 meses atrás

Está espectacular! 👏👏👏👏👏 para quem teve a brilhante ideia, melhorou bastante o aspecto da frente do carro. Mais uma vez a Mercedes a apresentar uma ideia fora da caixa.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado