F1 2024: Todos os pilotos de reserva
Nas últimas temporadas, uma ou mais equipas, têm vindo a precisar de utilizar os seus pilotos de reserva, mostrando a importância de ter na estruturas substitutos capazes de entrar para um monolugar de Fórmula 1 e estarem bem preparados. Muitos deles conhecem bem o carro, percorrendo vários quilómetros em simulador, faltando tempo em pista, algo que hoje em dia é difícil dar. Outros são muito mais do que ‘reserva’ dos pilotos principais, trabalhando muito no desenvolvimento do monolugar e sendo um elo de ligação entre o que os pilotos precisam e os engenheiros conseguem entregar.
Para 2024, Liam Lawson – muito importante para a antiga AlphaTauri no ano passado – terá em exclusivo o papel de piloto de reserva da Red Bull e Visa Cash App RB, enquanto Jake Dennis também cumpre funções em simulador ao mesmo tempo que compete na Fórmula E.
A McLaren tem em Patricio O’Ward o seu piloto de reserva, assim como Ryo Hirakawa. Enquanto isso, a Aston Martin volta a apostar no campeão da Fórmula 2 de 2022, o brasileiro Felipe Drugovich.
A Ferrari aposta num trio de pilotos para esta função, divindo os serviços do jovem Oliver Bearman com a Haas (que mantém Pietro Fittipaldi em funções), ao mesmo tempo que escolheu Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman para acompanhar o britânico nesta seleção.
Também campeão da Fórmula 2, desta feita na temporada passada, Théo Pourchaire mantém-se de reserva na Sauber, caso seja preciso substituir Valtteri Bottas ou Zhou Guanyu, tendo agora por companhia o antigo piloto do programa da Red Bull Junior Team Zane Maloney.
A Alpine foi uma das últimas equipas a confirmar o seu piloto de reserva, dando a Jack Doohan essa função.
Em 2020, Mick Schumacher alcançou o título na categoria júnior que antecede a Fórmula 1, conseguindo subir à competição mundial em 2021 pela Haas, mas no final de 2022 ficou sem o lugar de piloto principal na equipa norte-americana. Manteve-se por perto em 2023, mas como piloto de reserva da Mercedes, função que manterá este ano, apesar de iniciar um novo percurso na resistência, na equipa oficial da Alpine no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA, na classe Hypercar.
A única equipa ainda que não confirmou um piloto para esta função foi a Williams, apesar de já ter apresentado o seu projeto para 2024.
Equipa | Piloto de reserva |
Red Bull | Liam Lawson |
Visa Cash App | Liam Lawson |
Ferrari | Oliver Bearman / Antonio Giovinazzi / Robert Shwartzman |
McLaren | Patricio O’Ward / Ryo Hirakawa |
Aston Martin | Felipe Drugovich |
Alpine | Jack Doohan |
Williams | Por confirmar |
Mercedes | Mick Schumacher |
Stake F1 Team | Théo Pourchaire / Zane Maloney |
Haas | Oliver Bearman / Pietro Fittipaldi |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Uma forma de ganhar uma super licença de F1 sem ter os pontos necessários é entrar como reserva e fazer uma corrida. Não entendo como quem não tem os 40 pontos não está apto, mas se tiver sorte pode entrar numa corrida de F1 sem estar apto?