F1: Alex Albon e Daniel Ricciardo em luta pelo mesmo lugar?
2024 pode trazer uma luta que poucos considerariam provável há um ano. Alex Albon e Daniel Ricciardo poderão estar na luta pelo mesmo lugar, ambos à espera de poderem dar um salto.
Alexander Albon pode ser um dos pilotos mais procurados no mercado de pilotos desta próxima temporada, que se antevê intenso. Enquanto James Vowles aproveitou o lançamento do projeto de 2024 para confirmar que o piloto tailandês tem contrato válido até ao final da época do próximo ano, Albon foi dizendo que precisa de ver melhorias de desempenho da Williams para se sentir confortável a renovar o acordo por um longo período.
A Williams foi lesta em dizer que Albon tem contrato até 2025 e que os rumores de uma possível ida para a Red Bull no arranque da época 2025 são infundados. No entanto, Sergio Pérez enfrenta mais um ano decisivo, com um forte escrutínio às suas performances por parte da equipa, que quererá saber se deve manter o piloto mexicano ou se opta por outra solução. Normalmente a Red Bull irá procurar uma alternativa a Pérez com pilotos que já conhece, com o caso Norris (o grande desejo da equipa) a ficar encerrado, com a renovação do britânico no arranque de 2024.
Dentro dos pilotos do programa de jovens, que parece estar novamente a perder algum fulgor, apenas Liam Lawson terá argumentos suficientes para justificar uma chamada. E mesmo assim, Lawson teria de passar primeiro pela Racing Bulls para mostrar o que pode fazer durante uma época. Do restante leque de jovens, nenhum está pronto para dar o salto. Como a Red Bull procura um bom piloto, que tenha a capacidade de entender que o número 1 é Max Verstappen, mas que tenha condições para conseguir colocar alguma pressão, as opções Daniel Ricciardo e Alex Albon podem ganhar força.
Ricciardo é um piloto bem conhecido da estrutura, todos gostam dele e está agora na Racing Bulls a ganhar mais ritmo competitivo. Foi o único que conseguiu dar luta a Verstappen, isto numa fase em que o neerlandês ainda não era o “monstro” que é agora. Ricciardo veria com bons olhos o regresso à Red Bull, para tentar o título e mais algumas vitórias.
Alex Albon está na mesma categoria que Ricciardo. Com uma passagem que não correu tão bem, em comparação com o australiano, Albon convenceu a estrutura com o seu talento, que não foi capaz de mostrar, e a sua ética de trabalho. Albon deixou a porta bem aberta quando saiu para a Williams e a Red Bull poderá estar interessada em fazer regressar o tailandês. A Williams tem do seu lado o contrato, mas se a Red Bull acenar, dificilmente Albon dirá que não à possibilidade de reescrever a sua história na Red Bull e conseguir chegar aos triunfos.
Assim, poderemos ter um duelo disfarçado entre dois pilotos que lutam por um lugar que ainda não é certo que vá ficar vago.