WRC, Rali de Monte Carlo, PE14: Thierry Neuville ‘vence’ no sábado…
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) bateram Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) por 4.1s no derradeiro troço do dia, e terminam o sábado, que já ‘dá’ pontos, na frente do rali, ‘vencendo’ a primeira parte da prova por 3.3s face a Ogier, aquela que dá 18 pontos para o primeiro e até ao décimo, 15, 13, 10, 8, 6, 4, 3, 2 e 1 sob condição que os ‘pontuados’ terminem o rali amanhã.
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) terminam o dia em terceiro, mas depois de iniciarem o dia com 4.5s na frente de Ogier, e 16.1s na frente de Neuville, terminam-no a 34.9s da frente, depois de problemas com o sistema híbrido e muita falta de confiança nas zonas mais complicadas da prova.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) é quarto a 1m46.9s da frente, seguindo-se Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) em quinto, Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) em sexto, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) sétimos, oitavo para Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroen C3 Rally2) que passaram novamente para a frente do WRC2, com 0.2s de avanço para Pepe López/David Vázquez (Skoda Fabia RS Rally2). Grande disputa na frente do rali, com Neuville 3.3s na frente de Ogier, e 0.2s separam os dois melhores do WRC2.
Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2) têm-se vindo a aproximar dos dois homens da frente e estão agora apenas a 6.7s, pelo que qualquer um ainda pode vencer o WRC, que, lembramos não dá pontos ao sábado, é igual a 2023, com a exceção que já não há Power Stage.
Elfyn Evans foi o grande ‘derrotado’ do dia, perdeu muito face a Neuville e Ogier: “É uma pena, tive dificuldades nestas condições de troços muitos sujos. Amanhã é o início de um novo dia com os pontos, vamos ver…”
Já Ogier, continua de olho na vitória amanhã: “Fiz uma boa etapa, mas temos de nos esforçar mais amanhã”
Para Thierry Neuville: “fizemos uma boa etapa. Foi quase na… perfeição”
Adrien Fourmaux teve o ‘espartilho’ da equipa, pois teve mesmo que tirar o pé, para levar o carro até ao fim do dia: “Estou muito contente com os últimos três dias, fizemos um bom trabalho. Estamos contentes por sermos 5ºs”.
Andreas Mikkelsen está a melhorar a cada troço que passa: “Não tinha o híbrido no último parcial, falhei-o [com o regen]. Mas foi um grande passo em relação a ontem”
Foi um dia interessante, três pilotos ganharam troços, Neuville, Tanak e Ogier, o líder no final do dia de ontem, cedeu e caiu de primeiro para terceiro, e já longe da luta pelo triunfo no rali.
Como se sabe, o cronómetro ‘divide-se’ agora em dois, continua a contar para somar e ver quem ganha o rali, mas como o dia de domingo ‘dá’ pontos do primeiro ao sétimo, 6,6,5,4,3,2,1, há que ver quem é mais rápido, só nesse dia pelo que temos um mini rali em três troços. O último deles, como se sabe é a Power Stage, que dá, como sempre 5,4,3,2,1, pontos.
Os pontos de sábado só serão atribuídos a quem terminar o rali, se alguém na classificação desistir, não soma, se os conseguiu, pontos de hoje, sábado.
Quem pode voltar amanhã são Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid), que desistiram devido a uma saída de estrada, batendo numa vedação de madeira, e ficando lá ‘presos’. Devem voltar amanhã, mas hoje, como é lógico, não somam nada.
Para amanhã, muitos pontos de interesse. Quem vence o rali à geral, quem vence o WRC2, quem vence o dia de domingo, quem vence a Power Stage e ainda… quem leva mais pontos.
Bem mais pontos de interesse do que até aqui e sob essa perspetiva a mudança foi boa.
FOTO Red Bull Contentpool/WRC/Janus Ree
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Cuidado com a autoria da foto, essa pertence a um tal de Jaanus Ree. O André também não lhe fica nada atrás.
Que coisa louca de Rali. Se a categoria Rainha está ao rubro, apesar de agora ser [apenas] um «mano a mano» com Evans a sair da luta. No WRC2 está ao rubro e ainda lhe estão a deitar gasolina!!! É só das melhores Batalhas que tenho acompanhado. Ninguém se entrega, todos querem o mesmo, a Vitória. Gryazin, Rossel, e López eu vos tiro o chapéu!!