Thierry Neuville lidera Rallye Monte-Carlo, três em 7.7s
Thierry Neuville venceu dois dos três troços da manhã de sábado do Rallye Monte-Carlo e assumiu a liderança da ronda inaugural do Campeonato do Mundo de Ralis. O belga, que já tinha vencido este rali em 2020, entrou muito bem na prova esta manhã, e ao mesmo tempo beneficiou dos problemas com o sistema híbrido do Toyota de Elfyn Evans bem como do dia menos bom de Sébastien Ogier para subir de terceiro para primeiro na geral com o seu Hyundai i20 N Rally1.
Neuville ficou ontem atrás do líder, Elfyn Evans, por 16,1 segundos, mas deu esta manhã a volta durante as três especiais de montanha nos Alpes franceses para chegar a meio do dia em Gap com uma vantagem de 5,1 segundos sobre o Toyota GR Yaris Rally1 de Evans, devido essencialmente ao problema no sistema híbrido, que deixou de funcionar. É frustrante para as equipas que não têm absolutamente controlo nenhum sobre o sistema, sejam elas as únicas prejudicadas pelo mau funcionamento do sistema. Isto não acontece só com este ou aquele, é transversal, e tem apenas a ver com a sorte ou azar. Um furo, uma quebra de suspensão podem sempre ser assacadas ao piloto ou à equipa, se for o caso de material muito usado, ou no caso do piloto, ‘abusos’ para lá do razoável, mas o sistema híbrido é e será sempre culpa da Compact Dynamics, que continua a interferir no normal desenrolar das provas.
Sébastien Ogier ficou mais 2,6 segundos atrás, noutro Toyota, depois de uma condução demasiado cautelosa nas estradas geladas em alguns locais, no troço de abertura da manhã, em que cedeu quase 20 segundos a Neuville: “Estava bem acordado esta manhã”, sorriu Neuville. “Mas, por vezes, [na última especial] não consegui perceber as notas de ritmo e hesitei, pelo que perdi um pouco de tempo.”
Ott Tänak está 1m18,6s atrás, em quarto. O estónio foi prejudicado por um problema de motor na etapa de abertura, mas conseguiu igualar o tempo do seu companheiro de equipa Neuville na última especial antes da assistência.
A dupla da M-Sport Ford Puma, Adrien Fourmaux e Grégoire Munster, manteve-se em quinto e sexto, respetivamente, com Munster a ultrapassar Andreas Mikkelsen para reclamar a posição depois de ter registado o terceiro melhor tempo na PE9. Mikkelsen, que perdeu tempo com uma ligeira saída de estrada no mesmo troço, está 5,0 segundos atrás. Depois de ter perdido cinco minutos após ter ficado preso numa vala na sexta-feira, Takamoto Katsuta, da Toyota, subiu para oitavo da geral já à frente dos concorrentes do WRC2 Nikolay Gryazin e Pepe López, com o russo na frente da competição, mas por pouco, 5.9s apenas.