Fórmula E, Diriyah: Jean-Éric Vergne faz a pole para a corrida 1, Félix da Costa longe da pole

Por a 26 Janeiro 2024 14:07

Jean-Éric Vergne (DS Penske) foi o homem mais rápido na qualificação para a primeira corrida do fim de semana em Diriyah. O bicampeão francês esteve intratável e conquistou a pole, num duelo frente a Mitch Evans. António Félix da Costa não passou da fase de grupos.

Se no segundo treino livre foi Max Gunther a fazer o melhor tempo (1:13.615), na qualificação, o cenário foi muito diferente. Com o mesmo formato do ano passado, o pelotão foi dividido em dois grupos para escolher os quatro mais rápidos, que seguiriam para os quartos de fina.

No Grupo 1, foi Nick Cassidy a destacar-se. O piloto da Jaguar TCS Racing foi o mais rápido (1:12.619), seguido de Jake Dennis (Andretti Formula E), Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche Formula E Team) e Mitch Evans (Jaguar TCS Racing). De forma ficavam nomes como Jake Hughes (NEOM McLaren), Robin Frijns (Envision Racing), Oliver Rowland (Nissan) e as duplas da ABT Cupra e da Mahindra.

No segundo grupo, tínhamos Félix da Costa a tentar um lugar na fase a eliminar, mas acabou por ser Vergne a destacar-se (1:12.856), seguido de Sérgio Sette Câmara (ERT), Max Gunther e Norman Nato (Andretti Formula E). Félix da Costa ficou a pouco mais de meio segundo do tempo referência. Sam Bird (NEOM McLaren), Stoffel Vandoorne (DS Penske), Sebastien Buemi (Envision Racing) foram alguns dos nomes sonantes que ficaram arredados do resto da qualificação.

Quartos de final

O primeiro duelo dos quartos de final foi Wehrlein vs Dennis, um duelo muito renhido que acabou por sorrir a Dennis com 0.083 segundos de diferença entre os pilotos. Segundos o confronto Evans vs Cassidy, com os dois homens da Jaguar a lutarem por um lugar nas meias finais, o que Evans conseguiu. Seguiu-se o duelo Gunther vs Sette Câmara, com o piloto brasileiro a conseguir um excelente resultado, passando às meias finais, com o seu ERT. O duelo final foi Nato vs Vergne, com Vergne a conseguir levar a melhor e a conseguir o melhor tempo geral nos quartos.

Meias-finais

Nas meias-finais, o primeiro duelo foi Dennis vs Evans, mais uma luta decidida nos pormenores, sorrindo a Evans, com o campeão em título a ficar a pouco menos de um décimo de Evans. O duelo Sette Câmara vs Vergne sorriu com naturalidade a Vergne, que estava “on fire”, sendo consecutivamente o mais rápido cada vez que ia para a pista.

Final

A final da qualificação foi entre Evans e Vergne, um duelo que, mais uma vez, sorriu a Vergne, com o piloto francês a fazer a pole para a corrida agendada para as 17h. Com o tempo de 1:12:062 Vergne carimbou a pole, seguido de Evans, Dennis e Sette Câmara. Félix da Costa largará de 17º na grelha.

Resultados AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
inox2002
inox2002
10 meses atrás

O António Félix da Costa creio, comprometeu a sua carreira (que não financeira) ao apostar apenas na Fórmula E como a Porsche pretendia. É um campeonato agora muito menos interessante com pilotos e equipas em permanente mutação. Alguns nomes sonantes já aqui não estão, e correr apenas neste campeonato é demasiado arriscado. A Resistência é muito mais emblemática e histórica, tendo marcas e pilotos igualmente mais relevantes. E a acumular resultados destes…

sergio_junior
sergio_junior
Reply to  inox2002
10 meses atrás

o AFC tem rapidamente mostrar que tem velocidade, porque o arranque de campeonato foi uma autentica desilusão, sendo que segundo suas palavras ” este fim de semana era muito importante um bom resultado”, e este tem sido desastroso, batido sem apelo nem agravo pelo pascal, mais uma vez!!!, ma qualificação, ma corrida, o cenário não esta bonito, o único certo é que precisa urgentemente de melhores resultados antes que acabe a paciência a Porsche.

últimas FORMULA E
últimas Autosport
formula-e
últimas Automais
formula-e
Ativar notificações? Sim Não, obrigado