WRC 2024 e a Hyundai Motorsport: ou vai ou ‘racha’…
Um ano após a chega de Cyril Abiteboul, muita coisa mudou na Hyundai, e desta feita, tudo terá já a sua ‘mão’, o que não sucedia há um ano. Frontal, direto, não deixa por dizer tudo o que tem. Num estilo ainda mais incisivo que Andrea Adamo, o francês mudou muita coisa na Hyundai Motorsport e este ano entra no WRC com as garras totalmente afiadas para conseguir, finalmente, bater a Toyota no Campeonato de Pilotos. Vai ter trabalho com Ott Tanak e Thierry Neuville na mesma equipa, mas isso não deverá ser grande problema para quem já viveu com a pressão da F1.,
A Hyundai Motorsport está preparada para lutar pelo título de pilotos em 2024, naquele que é o seu décimo primeiro ano a competir no Mundial de Ralis. Com um plantel de equipas reforçado e melhorias no Hyundai i20 N Rally1 Hybrid, a equipa pretende garantir mais vitórias e pontos durante a próxima época.
Nos primeiros dois anos da era híbrida do WRC, a Hyundai Shell Mobis World Rally Team acumulou sete vitórias e 13 pódios, mas nada de títulos. No entanto, a equipa vê 2024 como uma excelente oportunidade para conquistar o seu primeiro campeonato de pilotos.
As duas equipas que disputarão o título para a Hyundai Motorsport serão Thierry Neuville e Martijn Wydaeghe, e Ott Tänak e Martin Järveoja, com ambas as duplas a cumprirem um programa completo em 2024. Neuville está com a equipa desde a sua época de estreia no WRC em 2014 e desempenhou um papel vital nos campeonatos de construtores conquistados pela Hyundai Motorsport em 2019 e 2020. Tänak e Järveoja também fizeram parte da bem-sucedida campanha de 2020 da equipa e regressam à Hyundai Shell Mobis World Rally Team após um ano na M-Sport/Ford.
A apoiar a luta de Neuville e Tänak ao título estará um trio de equipas que partilham o terceiro carro da equipa: Dani Sordo/Cándido Carrera (#6), Esapekka Lappi/Janne Ferm (#4) e Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (#9). As responsabilidades serão divididas com base na superfície dos ralis, permitindo que cada piloto participe em eventos que apresentem um perfil favorável ao seu estilo de condução. O objetivo destas equipas com uma vasta experiência será competir pelos pódios e roubar pontos aos rivais mais próximos de Neuville e Tänak.
Ser um vencedor de ralis mais frequente é um dos principais objectivos da Hyundai Motorsport em 2024. Para o conseguir, a equipa identificou a fiabilidade e o peso como dois aspectos fundamentais do Hyundai i20 N Rally1 Hybrid que necessitavam de ser melhorados. Durante a época baixa, estas áreas foram desenvolvidas e foram introduzidas melhorias para aumentar a competitividade do carro.
Embora o sucesso em 2024 seja uma prioridade para a Hyundai Motorsport, a equipa sediada em Alzenau também tem os olhos postos no futuro. A equipa vê a próxima época como mais um passo importante para o seu objetivo para 2025 e 2026 – ser o construtor a bater no WRC.
“Este ano, queremos alcançar vitórias mais frequentes, o que esperamos conseguir com o nosso alinhamento de pilotos renovado e o Hyundai i20 N Rally1 Hybrid melhorado. Além disso, dada a natureza da época de 2024, acreditamos que podemos lutar pelo título de pilotos. O Ott tinha assuntos pendentes com a equipa e, assim que começámos a falar, percebemos que havia um interesse mútuo em terminá-los. Juntamente com Thierry, temos dois pilotos capazes de conquistar o título.
“No nosso terceiro carro, quisemos recompensar as equipas que achámos que mereciam a oportunidade, uma vez que as três demonstraram lealdade para com a equipa, bem como um ritmo e capacidades impressionantes nos últimos anos. A entrada de talentos em várias áreas, como novos engenheiros, mecânicos, meteorologistas e pessoal desportivo, também fortalece a equipa no seu todo, à medida que procuramos avançar este ano. O sucesso em 2024 será o nosso objetivo e estamos confiantes de que temos as peças certas para que isso seja uma realidade. Além disso, temos também um plano para 2025 e 2026 que tencionamos executar”, disse Cyril Abiteboul, chefe de equipa.