Guia WRC 2024: Poucos mas (muito) bons…
A poucos dias do arranque do Mundial de Ralis 2024, como há muito no mítico Rali de Monte Carlo, as apostas estão na mesa, com Toyota, Hyundai e M-Sport/Ford a ir novamente a jogo, mas este ano o baralho é mais pequeno, e os trunfos estão mal divididos, o que faz cair as possibilidades para apenas dois ‘naipes’, leia-se, marcas, a Toyota e a Hyundai, com a Ford a fazer de joker.
Hyundai e Toyota voltam a repartir o favoritismo na luta das Marcas e com o ‘patrão’ fora, Kalle Rovanpera só faz meia época, dia Santo na loja, com a quase certeza de um campeão diferente ao de 2022 e 2023.
As casas de apostas reúnem consenso quanto aos três favoritos: Elfyn Evans (Toyota), Thierry Neuville (Hyundai) e Ott Tanak (Hyundai), mas só o decorrer da competição fará luz sobre o assunto.
De resto, o novo sistema de pontos pode baralhar ainda mais as contas, e por isso, este ano mais do que nunca, prognósticos só mesmo no fim do jogo…
Último ano dos Rally1?
A época que temos pela frente do WRC pode bem ser de transição, já que o WRC atingiu um ponto, com apenas oito equipas nos Rally1, que deixa perceber que o campeonato já viu melhores dias. Muito melhores dias. A decisão de alterar de novo, completamente, as regras do WRC pode ser tomada a 24 de fevereiro, e aí pode ser decidido que serão os Rally2 Plus a substituir os atuais Rally1 em 2025, por razões que temos vindo a explicar e não vêm agora para o caso: LER MAIS AQUI e AQUI
Muitas novidades
O novo formato de pontos pode bem acabar por ser interessante, apesar de ter sido muito criticado inicialmente, mas isso fica por comprovar.
Por fim, o WRC2 tem tudo para ser, de novo, muito competitivo, até pela entrada do novo Toyota GR Yaris Rally2, e essa é mais uma das razões pelas quais os homens da FIA, do Promotor e do Grupo de trabalho recém criado do WRC, estarem a olhar para uma nova solução para os ralis, depois de terem marcado passo anos a fio. Agora está tudo cheio de pressa, pois pelos vistos a urgência chegou de um dia para o outro…
Quem de seis, tira três…
Este ano estão previstos oito carros oficiais, na maior parte dos ralis, sendo que aqui e ali vai aparecer um privado endinheirado mas sem possibilidades de lutar de igual para igual com os restantes homens dos Rally1. Como é o caso de Lorenzo Bertelli que está inscrito no Rali da Suécia com um Toyota GR Yaris Rally1.
Apenas seis duplas têm previsto disputar todo o campeonato, e dessas seis, apenas três têm reais capacidades de lutar pelo título de pilotos, e por inerência, navegadores: Elfyn Evans (Toyota), Thierry Neuville (Hyundai) e Ott Tanak (Hyundai).
Já no que ao Campeonato de Construtores diz respeito, o ano de 2024 já não deverá ser o habitual ‘passeio’ da Toyota, já que a Hyundai reforçou-se bem, acrescentando a Thierry Neuville, Esapekka Lappi e Dani Sordo, os nomes de Ott Tanak e Andreas Mikkelsen. Chama-se a isto colocar a carne toda no assador.
Do lado da Toyota, com Sébastien Ogier e Kalle Rovanpera a repartirem o ano, serão Elfyn Evans e Takamoto Katsuta a ter que fazer a maioria das despesas a esse nível sendo certo que e precisamente no terceiro piloto que a Toyota é aparentemente mais fraca, pois Dani Sordo, Esapekka Lappi e Andreas Mikkelsen, em conjunto, vão-se alternar rali a rali, dão mais garantias.
Tendo em conta que só pontuam para os Construtores os dois melhores carros, caso algum dos dois melhores falhe, o terceiro carro da Hyundai será, em teoria mais competitivo, mas isso é algo que vamos ver durante o ano, até porque com o novo sistema de pontos muita água vai correr debaixo das pontes…
Com dois jovens pilotos, a Ford, não ‘conta’ nem para o campeonato de Pilotos nem para os Construtores, já que Adrien Fourmaux e Gregoire Munster têm como objetivo crescer como pilotos e chegar o mais à frente possível sem a pressão dos resultados.
Das equipas, dos pilotos, e dos carros, falaremos noutros artigos. Fique atento.