O que muda no WRC 2024: penalização por troca de motor alterada
Quando Ott Tanak foi penalizado o ano passado depois de ter visto o motor do seu Ford Puma Rally1 Hybrid partir no shakedown do Rali da Estónia, a FIA percebeu o erro da dupla penalização e alterou a regra, ajustando a regra de penalização por mudança de motor. A partir de agora, a mudança de motor entre as verificações pré-rally e o TC0 – o início formal de uma prova – deixará de ser punida com uma penalização de cinco minutos.
Desde que o Delegado Técnico da FIA seja informado e lhe seja dada a oportunidade de selar o novo motor antes da sua utilização, não haverá qualquer penalização para a mudança de um motor que tenha falhado. No entanto, cada construtor não pode utilizar mais de dois motores por carro por época, sendo cada motor atribuído a um carro específico. Para 2024, não podem ser selados mais de dois motores por carro. A regra de longa data que impede as mudanças de motor após o início de uma prova do WRC mantém-se inalterada.
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