Dakar Stories: 2009 a 2014 – 6 anos, 6 histórias
Dakar Stories: 1979 a 1983 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI
Dakar Stories: 1984 a 1988 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI
Dakar Stories: 1989 a 1993 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI
Dakar Stories: 1984 a 1998 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI
Dakar Stories: 1999 a 2003 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI
Dakar Stories: 2004 a 2008 – 5 anos, 5 histórias – CLIQUE AQUI
2009 (03/01, Buenos Aires, Argentina – 15/01, Buenos Aires, Argentina)
A prova – Pela primeira vez, o ‘Dakar’ não se realizou em África, mas sim na América do Sul. Nas motos, Coma foi o vencedor, repetindo o triunfo de 2006, sempre com a KTM, depois de mais uma luta com Despres. A VW dominou nos carros, com o Touareg com motor Diesel, consagrando Giniel De Villiers, mas o herói foi Carlos Sainz, até desistir na 12ª etapa, por acidente. Nas motos, Hélder Rodrigues foi de novo 5º.
Sabia que…
A 10ª etapa, que era a mais longa, foi encurtada porque a areia das enormes dunas de Atacama era demasiado macia e 11ª foi mesmo cancelada por causa do intenso nevoeiro, que tornava perigosos os trilhos em altitude, em plenos Andes, na fronteira com o Chile.
Vencedores –Motos: Marc Coma (KTM); Quads: Josef Machacek (Yamaha); Autos: De Villiers/Von Zitzewitz (VW); Camiões: Kabirov/Belayev/Mokeev (Kamaz)
2010 (02/01, Buenos Aires – 16/01, Buenos Aires)
A prova – Vingança de Carlos Sainz, que finalmente ganhou, mas apenas depois de uma luta cerrada com Nasser Al-Attyah. Nas motos venceu desta feita Despres, após mais uma luta com Coma…no terreno e não no cronómetro. Carlos Sousa (6º) e Hélder Rodrigues /4º) chegaram a comandar a prova.
Sabia que…
A diferença entre o vencedor, Carlos Sainz e o 2º classificado, Nasser Al-Attiyah, foi a mais curta da História do Dakar: 2m32s. O que diz bem da competição travada nas magníficas paisagens sul-americanas, ao longo dos 4.810 quilómetros realizados contra o cronómetro, em duas semanas de prova e 15 etapas.
Vencedores –Motos: Cyril Despres (KTM); Quads: Marcos Patronelli (Yamaha); Autos: Sainz/Cruz (VW); Camiões: Chagin/Savostin/Nikolaev (Kamaz)
2011 (01/01, Buenos Aires – 15/01, Buenos Aires)
A prova – Nas motos, o duelo Coma-Despres, que se iniciou em 2005, ainda em África, continuou – mas, agora, com resultado favorável ao espanhol, pela terceira vez na sua carreira. Nasser Al-Attiyah vingou a ‘afronta’ do ano anterior, liderando um pódio totalmente VW e, nos camiões, Vladimir Chagin conquistou o seu sétimo triunfo na prova, um recorde – ao qual juntou o, este absoluto, de etapas ganhas: 63! Ricardo Leal dos Santos foi 7º com um BMW X3 CC e, nas motos, pódio para Hélder Rodrigues (3º).
Sabia que…
Quando testava a alta velocidade o MINI, durante o dia de descanso, Guerlain Chicherit não evitou um monumental capotanço, que destruiu o carro. Por causa disso, recebeu um ralhete tão grande como o voo na duna, por parte de Sven Quandt e, depois da prova, foi despedido da equipa.
Vencedores –Motos: Marc Coma (KTM); Quads: Alejandro Patronelli (Yamaha); Autos: Al-Attiyah/Gottschalk (VW); Camiões: Chagin/Savostin/Shaysultanov (Kamaz)
2012 (01/01, Mar del Plata, Argentina – 15/01, Lima, Peru)
A prova – ‘Peter’ regressou aos triunfos no Dakar, assinado a sua 10ª vitória na prova, em que fez valer a sua enorme experiência ‘africana’ para triunfar nas dunas sul-americanas. Nas motos, novo episódio do duelo Coma-Despres, com este a ser mais eficaz, apesar de ter ficado atolado na lama da polémica etapa 8, ‘ganhando’ depois na secretaria o tempo que então perdeu para o catalão.
Sabia que…
Na 10ª etapa, Robby Gordon – que estava ao ataque e parecia capaz de vencer, com o enorme Hummer de tração atrás – ficou parado nas dunas e acabou excluído da prova, durante a noite, por questões técnicas. Gordon ignorou a decisão, apelando e, até Lima, ainda venceu mais duas etapas, chegando em 3º na classificação geral… mas perdeu e foi ‘apagado’ do Dakar desse ano. Sousa foi 6º com o SUV chinês da Great Wall, Haval e Rodrigues repetiu o 3º lugar nas motos.
Vencedores –Motos: Cyrl Despres (KTM); Quads: Alejandro Patronelli (Yamaha); Autos: Peterhansel/Cottret (MINI); Camiões: De Rooy/Rodewald/Colsoul (Iveco)
2013 (05/01, Lima, Peru – 20/01, Santiago, Chile)
A prova – Mais uma para Peterhansel – a 5ª nos carros e a 11ª absoluta! Nas motos, Despres repetiu o triunfo do ano anterior, aumentando para cinco os triunfos no Dakar, numa prova em que o seu eterno rival Coma não esteve, por estar magoado numa queda anterior e foi secundado pelo português Ruben Faria, 2º classificado. Sousa também repetiu – mas o 6º lugar, com o Haval.
Sabia que…
Robby Gordon voltou a ser o ‘herói’ odiado: arrogante, garantiu ir ganhar, antes da prova partir para a estrada. Venceu mesmo duas etapas, mas acabou por plantar o Hummer no alto de uma duna e, ao insistir em continuar, provocou um vistoso capotanço do enorme carro, perdendo várias horas e qualquer hipótese de ganhar.
Vencedores –Motos: Cyril Despres (KTM); Quads: Marcos Patronelli (Yamaha); Autos: Peterhansel/Cottret (MINI); Camiões: Nikolaev/Savostin/Rybakov (Kamaz)
2014 (04/01, Rosario, Argentina – 18/01, Valparaiso, Chile)
A prova – Nani Roma venceu a prova, mas este triunfo foi uma ‘oferta’ de Sven Quandt, que impediu que Peterhansel lutasse até ao fim com o espanhol, que demonstrou ser menos eficaz em velocidade pura e em luta direta que o francês. Nas motos, Coma regressou e ganhou de novo, dominando no ano em que Despres trocou a KTM pela Yamaha. Rodrigues foi 5º.
Sabia que…
O VW ‘Carocha’ regressou ao Dakar, pelas mãos de Stéphane Henrard e com o nome de DunBee – uma mistura de ‘Dunes’ (dunas) e ‘Beetle’ (Carocha). Mas não chegou ao fim, apesar de ter sido testado e desenvolvido em terras de… África.
Vencedores –Motos: Marc Coma (KTM); Quads: Ignacio Casale (Yamaha); Autos: Roma/Perin (MINI); Camiões: Karginov/Mokeev/Devyatkin (Kamaz)