WRC: Dream Team de ‘suplentes de luxo’ na Hyundai Motorsport
Juntamente com Neuville e Tänak na Hyundai, mais três pilotos vão dividir o terceiro carro: Dani Sordo/Cándido Carrera (#6), Esapekka Lappi/Janne Ferm (#4) e Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (#9).
As responsabilidades serão divididas com base na superfície dos ralis, permitindo que cada piloto participe em eventos que apresentem um perfil favorável ao seu estilo de condução. O objetivo destas equipas com uma vasta experiência será competir pelos pódios e roubar pontos aos rivais mais próximos de Thierry Neuville e Ott Tänak, bem como contribuir para a luta da equipa no campeonato de construtores com a Toyota, pois a Ford, somente com dois pilotos, dificilmente terá hipóteses
“Estou muito feliz por estar de volta à equipe para a décima primeira temporada em 2024. Adoro competir e lutar contra os melhores pilotos do mundo, então a motivação para continuar no mais alto nível certamente está presente. E ainda fico emocionado com aquele momento em que você chega ao final do troço e vê o seu tempo. Acho que temos uma formação muito forte este ano que pode trazer sucesso. Cada piloto tem muita experiência e agora também temos um carro onde podemos alcançar bons resultados. O meu objetivo é ser competitivo em todos os ralis em que participar e ajudar a equipa – e os meus companheiros – a lutar pelos títulos”, disse Dani Sordo.
Já Esapekka Lappi quer ajudar a equipa mas também procurar bons resultados: “Competindo no terceiro carro com duas outras duplas, o nosso principal objetivo é apoiar Thierry e Ott na disputa pelo título de pilotos e ajudar a equipa a lutar pelo título de fabricantes. No entanto, isso não nos impede de buscar vitórias, por isso vamos nos esforçar para terminar o mais alto possível em todos os ralis. Tudo foi novo para nós no ano passado, por isso ajuda o facto de agora conhecermos muito bem a equipa e o carro. Durante 2023 também conseguimos desenvolver o carro mais na direção que se adequava ao meu estilo de condução, além de torná-lo mais rápido. No geral, espero que tudo pareça muito mais natural nesta temporada e que seremos mais competitivos em 2024.”
Por fim, Andreas Mikkelsen que regressa à classe principal do WRC: “Nos últimos anos temos lutado para voltar ao Rally1, por isso estou muito grato por ter a oportunidade de competir contra os grandes na categoria principal da Hyundai Motorsport em 2024. Existem alguns rostos familiares de quando eu estava com a equipe antes, mas também muitas pessoas novas e novos gestores que estão fazendo as coisas avançarem. Para nós, está claro que o nosso papel é ajudar Thierry e Ott a conquistar o título de pilotos. Ter um bom desempenho em cada rali que fazemos e tirar pontos dos rivais é a razão de estarmos aqui. Terminar à frente desses caras sempre será complicado, mas esse é o meu objetivo.”