Dakar, Etapa 4: Primeira vitória de Sébastien Loeb
Sebastien Loeb/Fabian Lurquin (BRX Prodrive) venceram a etapa de hoje do Dakar, a primeira deste ano para a BRX Prodrive, batendo o líder da prova, Yazeed Al Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota Overdrive Racing) por 1m08s. Num bom dia para os BRX Hunter, Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (BRX Prodrive Nasser Racing) foram terceiros a 1m22s da frente, com o primeiro Audi, o de Carlos Sainz/Lucas Cruz (Audi Sport) em quarto, a 4m58s da frente. O top 5 ficou completo com Stéphane Peterhansel/Edouard Boulanger (Audi Sport).
Na geral, Yazeed Al Rajhi estendeu fortemente a sua liderança de 29 segundos para 4m19 face a Carlos Sainz. Nasser al Attiyah sobe de quinto para terceiro, mas curiosamente ficou um pouco mais longe do líder, estava a 10m49s e está agora a 11m03s de al Rajhi.
Mattias Ekström/Emil Bergkvist (Audi Sport) foram apenas 11º classificados hoje, cedendo 10m24s para a frente da etapa, e com isso caíram para o quarto lugar atrás de al Attiyah.
Com o triunfo na etapa de ontem, Lucas Moraes/Armand Monleon (Toyota Gazoo Racing), eram quartos, mas ao abrirem a pista hoje, foram apenas 12º e cederem 11m22s, caindo para a quinta posição a 19m31s da frente. Com a vitória de hoje, Sébastien Loeb subiu de nono para sexto, mas continua a 23m50s da frente, o que não sendo decisivo é significativo.
Mathieu Serradori/Loic Minaudier (Century Racing Factory Team) são sétimos da geral, na frente de Stéphane Peterhansel, com Vaidotas Zala/Paulo Fiuza (Mini X-Raid Arijus Team) a subirem mais uma posição, para o nono lugar da geral depois de um bom oitavo lugar no dia de hoje.
A fechar o top 10 o primeiro líder do Dakar, Guillaume de Mevius (Toyota Overdrive Racing).
Filme do dia
Nasser Al Attiyah começou cedo a marcar o ritmo, após 36 km. O catari registava o melhor tempo provisório, mas tinha apenas 5 segundos de vantagem sobre o estreante na categoria, Seth Quintero, ao volante de uma Toyota Hilux, 8 sobre Stéphane Peterhansel e 9 sobre Sébastien Loeb. No primeiro ponto intermédio, os 16 primeiros estavam todos no mesmo minuto!
Nasser Al Attiyah continuava a liderar ao fim de 82 km, com 13s de vantagem sobre Sébastien Loeb, o seu companheiro de equipa na Prodrive. Carlos Sainz rodava no encalço do francês, a apenas 4s. Yazeed Al Rajhi também não estava muito longe, a apenas 25s da liderança. No segundo ponto intermédio, 8 pilotos estavam ainda dentro do mesmo minuto.
Seth Quintero, que estava na segunda posição a 5s da liderança ao quilómetro 36, ficou parado ao quilómetro 68, durante mais de 45 minutos, devido a problemas mecânicos. O jovem californiano teve que esperar pela ajuda da sua equipa de assistência e este atraso poderá comprometer por completo as suas hipóteses de subir ao pódio final no seu primeiro ano na classe Ultimate.
Após 156 quilómetros, Nasser Al Attiyah aumentava a sua vantagem para 1m21s sobre Sébastien Loeb e 1m38s sobre Yazeed Al Rajhi, que por sua vez era seguido pelos dois Audi de Carlos Sainz e Stéphane Peterhansel.
Mathieu Serradori, que ostenta uma sólida liderança na classificação geral dos veículos de 2 rodas motrizes, estava mais uma vez a aguentar-se com os 4×4. O francês alcançou o sexto melhor tempo provisório após 229 km, a pouco mais de 5 minutos de Nasser Al Attiyah. Encontrava-se entre o Toyota Hilux de Romain Dumas e o Mini de Vaidotas Žala. Ao volante do seu Ford, Martin Prokop não estava muito atrás de Žala e segue Al Attiyah por 6m27s.
Curiosamente, Nasser Al Attiyah não foi o mais rápido a chegar ao final da especial. O catari preferiu que outro vencesse para não ter que abrir a estrada amanhã. Por isso foi batido por foi batido por Yazeed Al Rajhi e Sébastien Loeb.
Entretanto, para Seth Quintero, que parou ao Km 81 devido a problemas mecânicos, está neste momento a ser ajudado pela sua equipa de assistência para tentar reparar o problema, mas já perdeu mais de 2 horas e 20 minutos no deserto…
NOTA: Com os concorrentes a chegar, as posições podem-se alterar a qualquer momento.